Muito utilizado na agricultura para espalhar fertilizantes e defensivos agrícolas, o pulverizador pode ter outras funções e ser muito útil na sua casa! Além de pulverizar produtos químicos, ele também pode auxiliar na sanitização ou desinfecção de ambientes, por exemplo. Então, se você quer entender mais sobre o assunto e conhecer alguns modelos de pulverizador, siga com a taQi!
Para que serve um pulverizador?
Como falamos anteriormente, o pulverizador tem o objetivo de auxiliar na pulverização de produtos. Com ele, você pode combater insetos, dedetizar ou higienizar um espaço. Mais do que um simples borrifador, ele permite controlar a dosagem na aplicação de produtos químicos. Desse modo, garante mais segurança e eficiência para sanitizar objetos e superfícies.
Aliás, quando você utiliza um pulverizador, consegue cobrir de uma maneira uniforme uma determinada área. Isso acontece porque, para pulverizar, a ferramenta transforma o produto químico em pó. Assim, o líquido se transforma em micropartículas menores que um grão de poeira.
Para se ter uma ideia, os pulverizadores podem ser utilizados nas seguintes funções:
- pinturas de parede ou veículos
- aplicação de produtos de defesa fitossanitárias
- aplicação de agentes sanitizantes
- borrifar água em plantas
Tipos de pulverizador
Para descobrir qual pulverizador você deve comprar, é importante entender cada um dos modelos. Então, veja a seguir:
Pistola
Também conhecido como “pistola de pulverização”, esse modelo trabalha com ar comprimido e possui acionamento manual ou elétrico. Enquanto os manuais se destinam para regar hortas, pomares e jardins pequenos, os elétricos servem para aplicar tintas, vernizes e outros revestimentos em superfícies diversas.
De barra
Os pulverizadores de barra possuem uma barra com múltiplas pontas de pulverização. Geralmente montados num trator, esse tipo se aplica a grandes áreas agrícolas. Muito eficiente, seu uso ideal é para culturas anuais como soja, milho, trigo, batata e horticultura no geral.
Costal
O pulverizador costal é um dos modelos mais práticos e funcionais. Afinal, ele é composto de um reservatório com alças que pode ser carregado nas costas, como se fosse uma mochila. Com acionamento manual, elétrico ou a combustível, ele é carregado pelo próprio operador. Por isso, esse é um modelo indicado para quem usa os pulverizadores em casa. A seguir, conheça alguns tipos de pulverizadores costais:
Guarani Costal PCA10
Leve, compacto e ergonômico, o pulverizador Guarani Costal PCA10 possui capacidade de 10 litros. Dessa forma, é útil para aplicação de defensivos em geral, fertilizantes e produtos orgânicos com maior conforto. Também se aplica à jardinagem, hortas, pomares e desinfecção de residências.
Lynus PL-5B
Muito compacto, o modelo Lynus PL-58 utiliza bateria de 12V. Seu manuseio e operação são fáceis. Por isso, ele é ideal para quem quer aplicar inseticidas e herbicidas em grandes hortas e jardins. Outra vantagem do PL-58 é o kit de reparos, com vários bicos de pulverização.
Alta Pressão Guarany
Com capacidade de 5 litros, o modelo de alta pressão Guarany pode atingir 300 PSI de pressão. Ou seja, esse modelo oferece maior eficiência na aplicação com pulverização ultrafina.
Lynus PL-20LTS
Ideal para uso profissional e manual para aplicação de inseticidas em geral, o modelo Lynus PL-20LTS tem capacidade de 20 litros. Assim, esse é um modelo para pequenos e médios produtores. Afinal, o PL-02LTS é leve, compacto e tem regulador de jato.
Tekna PC16MB
Outro modelo leve e fácil de usar, o Tekna PC16MB possui acionamento de forma manual ou a bateria. Com tanque de 16 litros, é prático e versátil. Além disso, possui autonomia de até 6 horas, e é ideal para pulverizar flores, frutas e hortaliças.
Se você gosta de cuidar do jardim, leia mais sobre o tema em nosso blog!