Existem detalhes que fazem toda a diferença no resultado da sua obra. O rodapé é um deles. Afinal, ele é responsável por finalizar o detalhe entre a parede e o piso, deixando um visual mais harmônico e bem-acabado. Contudo, é importante que você escolha o rodapé ideal para a sua casa. Tanto em relação aos modelos existentes no mercado quanto ao tipo que se encaixa melhor com a sua necessidade.
Função do rodapé e como utilizá-lo
O rodapé pode ser considerado um elemento de transição porque, como falamos anteriormente, fica entre o piso e a parede. Logo, esse acabamento tem duas funções principais: oferecer uma camada de proteção para impedir o acúmulo de sujeira e dar finalização estética. Os locais ideias para instalar os rodapés são em salas, quartos, corredores e escritórios. Contudo, alguns projetos de cozinha também ganham esse detalhe.
Tipos de rodapé
Os rodapés podem variar muito de tamanho, largura e material. Então, você deve entender qual é o tipo de acabamento que mais faz sentido na sua casa. As peças mais comuns variam de 5 a 20cm de altura.
- Convencional ou sobreposto: esse é o modelo mais comum nas casas. Como o nome sugere, ele é sobreposto à parede. Ou seja, para fazer a instalação, basta acoplar o material onde desejar.
- Embutido: esse modelo fica rente à parede, sem deixar qualquer saliência. Por isso, o momento de instalar esse rodapé é junto com o revestimento. Ele é ideal para projetos arquitetônicos modernos e minimalistas.
- Invertido ou flutuante: contemporâneo, o rodapé invertido ou flutuante fica como se fosse dentro da parede, dando a impressão de que a parede não encosta no chão e, como o nome sugere, está flutuando. Inclusive, em alguns projetos, esse vão ganha uma iluminação de led.
Materiais ideias para rodapés
Não são apenas os modelos que são variados! Também existem diversas opções de materiais para rodapés. Confira abaixo os principais do mercado.
Porcelanato
Muito comum em casas que já possuem o porcelanato no piso, essa é uma boa escolha já que é versátil, resistente e fácil de aplicar. É ideal para cômodos como banheiro e cozinha.
Madeira
Aconchegante, o rodapé de madeira garante sofisticação ao ambiente. Ideal para áreas como salas, quartos, corredores e escritórios. Além disso, o rodapé de madeira combina com pisos de madeira e pisos frios.
MDF e HDF
Opção ao modelo de madeira, esses dois materiais são mais econômicos e possuem diversos tipos de acabamento. O rodapé Eucafloor Estilo branco é de HDF e combina com laminados, pisos de madeira e até mesmo pisos frios.
Poliestireno
Por fim, existe o modelo também conhecido como PVC, um dos mais versáteis do mercado. Com diversos formatos e cores, o material é muito resistente e seguro, podendo ser colocado em áreas molhadas. Além disso, ele é muito fácil de instalar. Composto por material de reciclagem, o rodapé de poliestireno Santa Luzia é ideal para, por exemplo, cozinhas, banheiros e lavanderias. Esse modelo se destaca por ser resistente a água e imune a pragas e cupins. Você pode encontrá-lo em padronagem lisa ou com detalhes.
Se você está construindo ou reformando, acesse nosso blog e confira mais opções de acabamentos para a sua obra!