Ferramentas: guia prático de cuidados para maior vida útil

Veja como a correta manutenção de ferramentas pode ajudá-lo(a) a garantir uma vida útil mais longa para os itens que são essenciais na rotina.

Tanto para profissionais quanto para adeptos do “faça-você-mesmo”, a manutenção das ferramentas é um assunto de grande importância. Afinal, manter seu kit de instalações e reparos em bom estado é essencial para que ele esteja sempre pronto para a ação. Além disso, a boa conservação dos instrumentos ajuda a prolongar sua vida útil, assegurando mais praticidade e economia para você.

Pensando nisso, a taQi preparou um guia para auxiliá-lo(a) nos cuidados necessários e fazer suas ferramentas durarem por muito mais tempo! Confira:

 

Como manter suas ferramentas em bom estado

esmerilhadeira-eletrica-torkzSem dúvidas, a maneira como as ferramentas são utilizadas e mantidas faz toda a diferença no dia a dia. Aliás, não somente em relação ao desempenho e à durabilidade desses materiais, como para a própria segurança de quem vai utilizá-los.

Por isso, a primeira dica é a seguinte: evite guardar seus equipamentos molhados ou sujos. Esse é um dos principais causadores de problemas bastante comuns. Afinal, quando as ferramentas são armazenadas em más condições, com sujeira e umidade, podem acabar acumulando ferrugem. Consequentemente, tendem a se deteriorar em menos tempo.

furadeira-parafusadeira-black-and-decker-03Por isso, procure sempre secar muito bem os instrumentos e guardar tudo em local seco, arejado e protegido. Após utilizar furadeiras, marteletes, serras, parafusadeiras e outras ferramentas elétricas, limpe-as com um pincel de cerdas macias. Se possuir um compressor, também vale usá-lo para remover resíduos (principalmente, das entradas e saídas de ar dos aparelhos). Além disso, lubrificantes em óleo ou spray são ideais para evitar a oxidação – tanto das ferramentas manuais quanto das elétricas.

 

Aprenda a remover a ferrugem

Caso as ferramentas venham a enferrujar, é importantíssimo usar um removedor de ferrugem. Nesse sentido, vale saber que existem produtos com variadas finalidades. Por isso, pesquise o indicado para cada situação e garanta uma boa manutenção das ferramentas.

 

Adote uma rotina de limpeza

Se você usa suas ferramentas diariamente, limpá-las com a mesma periodicidade pode ser cansativo ou mesmo inviável. No entanto, remover manchas e impurezas superficiais evita o acúmulo de sujeiras mais profundas. Além disso, investir tempo na manutenção dos instrumentos pode reduzir os custos com reparos e substituições, minimizando também o tempo de inatividade causado por equipamentos quebrados.

Então, caso você não consiga realizar a tarefa todos os dias, aposte numa limpeza semanal bem detalhada. Certamente, essa rotina de higienização fará toda a diferença na durabilidade, segurança e desempenho de seus materiais.

 

Substitua as peças sempre que necessário

Peças que apresentem problema de funcionamento devem ser analisadas imediatamente. Muitas vezes, um único item com defeito pode ser responsável por danos bem maiores em seus instrumentos. Por isso, verifique-as com frequência e providencie a troca sempre que necessário. Com lojas confiáveis, peças certas e boa manutenção, a vida útil das suas ferramentas vai longe! 🙂

 

Garanta as melhores ferramentas com a taQi

jogo-de-ferramentas-stanley-110-pcsCom essas dicas, é possível incluir a manutenção de ferramentas na sua rotina com muito mais eficiência, certo?! Então, que tal aproveitar para garantir itens de alta qualidade – que, somados a uma manutenção bem-feita, podem lhe acompanhar por toda a vida?

Este jogo de ferramentas Stanley, por exemplo, é fabricado em aço cromado de alta resistência – e está disponível na taQi! Além dele, temos muitas outras ferramentas manuais e elétricas das melhores marcas e preços. Então, acesse o site, visite nossas lojas ou compre direto pelo WhatsApp! Na taQi, opções não faltam para garantir seu kit de ferramentas com ótimas condições!

 

Foto: iStock/nd3000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *