Ousado, elegante e moderno, o porcelanato escuro garante um efeito arrojado a qualquer decoração. Seja em pisos ou em paredes, esse revestimento se destaca tanto em projetos residenciais quanto comerciais, proporcionando resultados atraentes.
Porém, é fundamental saber como usar e combinar o porcelanato escuro em seus espaços. Afinal, o ideal é garantir leveza e equilíbrio junto dos demais itens da decoração. Nesse sentido, a taQi preparou algumas dicas para inspirar suas decisões. Confira a seguir!
Como usar o porcelanato escuro na decoração?
Antes de tudo, o principal segredo para usar um porcelanato escuro é manter a harmonia das cores em seu projeto. Por exemplo, ao optar por um piso preto, as paredes e demais superfícies do ambiente devem receber tons mais claros.
Aliás, para além do preto, há opções de porcelanato do chumbo ao verde-escuro e azul-marinho, passando por cinza e marrom. Logo, é possível contar com muita versatilidade para criar as melhores combinações.
A seguir, trazemos outras questões-chave que você deve considerar na escolha:
- Mesmo que ele seja mais recomendado para ambientes amplos, espaços pequenos também podem receber o porcelanato escuro. Para isso, a dica é investir em recursos para criar sensação de amplitude, como espelhos e estratégias de iluminação;
- Se você quiser usar o piso escuro no ambiente todo, aposte em paredes e móveis de cores claras. Com isso, é possível agregar leveza e equilíbrio à decoração;
- Para cômodos como salas e quartos, a sugestão é utilizar revestimentos escuros de tons amadeirados. Por exemplo, o modelo Ferrara, da Modaza (foto acima, à direita). Desse modo, você cria uma atmosfera mais aconchegante e confortável;
- Já para banheiros e lavabos, aposte em tons de cinza para conferir elegância e modernidade. Com inspiração industrial, o modelo Elizabeth acetinado Cemento Concreto (foto abaixo, à direita) é perfeito para um estilo urbano e arrojado;
- Enquanto isso, para a cozinha, lembre-se de escolher revestimentos impermeáveis. Nesse sentido, o porcelanato Modaza Taranto acetinado (foto de capa deste artigo) é ideal. Além de minimizar a aparência de sujeiras, ele é resistente a produtos químicos, manchas e outras condições adversas. Dessa forma, oferece fácil manutenção e limpeza. Ao mesmo tempo, sua baixa porosidade o torna altamente resistente à absorção de água – ideal para áreas com maior umidade.
Principais características do porcelanato
Agora que você sabe como usar o porcelanato escuro, vamos à parte prática: qual tipo escolher? Para facilitar suas compras, abaixo destacamos algumas características principais que devem ser levadas em conta. Confira:
Classe A ou C?
Provavelmente você já deve ter notado que os pisos são divididos em classes. Basicamente, elas são responsáveis por indicar o padrão de cada produto. Assim, na taQi, trabalhamos com dois níveis de qualidade nos pisos e porcelanatos: os chamados “classe A” e “classe C”.
Além de superfície lisa e livre de imperfeições, os pisos classe A possuem bordas retas, que facilitam a instalação. Logo, são considerados de altíssima qualidade e, por essa razão, muitas vezes o seu valor é mais elevado.
Enquanto isso, os pisos classe C também são de boa qualidade, mas podem apresentar algumas imperfeições. Por exemplo, cantos trincados, pequenas diferenças na tonalidade e tamanhos irregulares. Por isso, seus preços costumam ser mais acessíveis e variados.
Tipos de acabamento: polido, acetinado ou esmaltado?
Conforme o próprio nome indica, o porcelanato polido recebe polimento e é lapidado durante o processo de fabricação. Com isso, apresenta superfícies extremamente lisas e com alto brilho. Logo, representa a escolha perfeita para quem busca sofisticação e qualidade. Nesse sentido, a Modaza oferece opções incríveis de porcelanato escuro. Por exemplo, o modelo Verona Nero (foto ao lado), disponível nos formatos 60×120 cm e 80×80 cm, e o Elizabeth Nero Reale, de 84×84 cm.
Por sua vez, o porcelanato acetinado possui um brilho mais leve e discreto. Assim, se destaca como um acabamento de toque suave e agradável, ideal para espaços internos como quartos e salas. Também da Modaza, você encontra diversas opções, como Elizabeth Cemento Concreto e Taranto, que já citamos na primeira parte deste artigo.
Enquanto isso, o porcelanato esmaltado recebe uma cobertura especial em sua superfície ao final do processo produtivo. Dessa forma, o resultado é um piso extremamente brilhante e elegante, que fica excelente em quartos e banheiros.
Como limpar o porcelanato escuro?
Realizar a limpeza do porcelanato escuro é muito simples: basta utilizar água e detergente neutro. Mesmo assim, é importante lembrar que os porcelanatos em geral precisam de um cuidado especial, principalmente os de tonalidade fechada. Isso porque alguns produtos químicos podem desbotar as peças e deixá-las com um tom esbranquiçado.
Desse modo, não aplique sabão em pó, ceras nem outros produtos para realçar o brilho. Além disso, sob nenhuma hipótese use escovas abrasivas, soda cáustica, qualquer espécie de ácido ou produtos multiuso com ácidos em sua composição. Afinal, todos eles geram risco de corrosão. Assim, a melhor alternativa é realmente descomplicar a limpeza do seu revestimento, apostando apenas na dupla água e detergente neutro.
Conheça as opções de porcelanato escuro da taQi
Como falamos acima, o porcelanato escuro dá um ar sofisticado e moderno a qualquer ambiente. Aliás, além dos modelos de alto padrão da Modaza, na taQi temos muitas outras opções de qualidade para você escolher. Para tanto, é só dar aquela passadinha na loja mais próxima e eleger o seu novo porcelanato escuro. Caso prefira, você também pode fazer suas compras pelo nosso site ou mesmo pelo WhatsApp!