Se você está prestes a iniciar um projeto de reforma ou precisa fazer algum trabalho de acabamento, provavelmente já se perguntou qual lixadeira utilizar. Afinal, orbital ou roto-orbital? Ambas são essenciais para quem trabalha com madeira, metal ou outras superfícies. Porém, essas lixadeiras têm características distintas que as tornam mais adequadas para diferentes tipos de tarefas. Então, que tal saber mais com a ajuda da taQi?
O que é uma lixadeira orbital?
Muito versátil, a lixadeira orbital é uma ferramenta de fácil manuseio que costuma ser aplicada ao acabamento de diversas superfícies. Também chamada de “treme-treme”, ela funciona a partir de ações vibratórias bem características. Contudo, seu movimento orbital é suave o suficiente para evitar marcas profundas. Por isso oferece um resultado mais refinado e preciso.
Por ser uma ferramenta acessível em termos de custo, é uma excelente opção para quem realiza pequenos projetos de bricolagem. Ou, ainda, para trabalhos de menor escala. Além disso, a lixadeira orbital também é muito útil na tarefa de preparar superfícies para pintura.
Essa lixadeira possui uma base retangular ou quadrada, onde sua lixa se fixa por presilhas com facilidade. Inclusive, esse design permite realizar movimentos orbitais rápidos e constantes, resultando num lixamento uniforme. Com diversos modelos disponíveis no mercado, você pode fazer sua escolha a partir de suas necessidades mais específicas. Sobretudo em relação a potência, praticidade, autolimpeza e mobilidade. Por exemplo:
Lixadeira orbital Torkz profissional TRE0004
Com 260 watts de potência e 3.000 oscilações por minuto sem carga, a lixadeira orbital Tork profissional TRE0004 garante eficiência em trabalhos como lixamento de madeiras cruas e pintadas, betumes, plásticos e metais. Além disso, este modelo possui coletor de pó integrado.
Lixadeira orbital Bosch GSS 140
Outra excelente escolha é a lixadeira orbital Bosch GSS 140, que apresenta 220 watts de potência, rotação sem carga de 12.000 rpm e 24.000 oscilações por minuto. Com revestimento de alta qualidade, possui total proteção contra pó, o que garante durabilidade e confiabilidade no dia a dia. Inclusive, é uma ótima aliada para trabalhos com madeira e revestimento de paredes. Para completar, seu sistema aceita tanto lixas com fixação autoadesiva quanto lixas convencionais.
Quando usar a lixadeira orbital?
Como já vimos, a lixadeira orbital é própria para tarefas que demandam um acabamento suave. No entanto, é bastante versátil, o que permite seu uso em uma variedade de situações e materiais. Logo, é ideal para preparação e acabamento de superfícies como madeira, gesso e até mesmo em elementos mais delicados. Especialmente por evitar o risco de danificar as peças.
Além disso, costuma ser a ferramenta preferida para remover camadas de tinta antiga, lixar entre demãos e antes de uma nova aplicação de textura. Inclusive, o formato retangular da sua base é capaz de alcançar cantos e bordas mais difíceis. Isso a torna útil em trabalhos que requerem um alto nível de detalhe, como restauração de móveis, acabamento de portas e janelas e preparação de superfícies planas para novos revestimentos.
O que é uma lixadeira roto-orbital?
Por sua vez, a lixadeira roto-orbital une dois movimentos: o vibratório, característico das lixadeiras orbitais, e o rotativo. Essa combinação a torna mais eficiente e agressiva, capaz de remover materiais de maneira rápida.
Extremamente versátil, ela é ideal para trabalhos que exigem maior intensidade. Além disso, suas lixas são presas por velcro, o que não apenas facilita a troca, mas também garante uma fixação firme durante o uso, mesmo em tarefas mais exigentes.
O movimento rotativo, aliado ao vibratório, resulta num trabalho mais potente. Assim, é a ferramenta mais comum em trabalhos de marcenaria, carpintaria e na indústria automotiva. No entanto, é importante ressaltar que sua potência e a complexidade do movimento rotativo exigem mais habilidade no manuseio.
Procurando a melhor roto-orbital? taQi!
Especialmente aplicada ao cenário industrial, a lixadeira roto-orbital DeWalt DWE6421 se destaca como uma ferramenta de desempenho excepcional. Com aplicação altamente eficaz no lixamento e remoção de vernizes e pinturas em madeira, proporciona muita precisão e potência. Além disso, ela integra diversos elementos que tornam seu uso menos complicado. Por exemplo: o sistema de contrapeso garante maior conforto durante a operação e proporciona resultados de alta qualidade.
De qualquer forma, na taQi você encontra diversos modelos e marcas renomadas que fabricam as melhores lixadeiras roto-orbitais. Então, basta observar quais são suas principais necessidades e escolher a ferramenta que mais lhe atende em sua rotina.
Quando usar a lixadeira roto-orbital?
A lixadeira roto-orbital é ideal para o trabalho em superfícies mais duras, irregulares ou que exigem maior agressividade na remoção de material. Frequentemente, é a escolha de profissionais para realizar tarefas como desbaste de madeira maciça, nivelamento de superfícies com desníveis e remoção de ranhuras profundas.
Além disso, pode ser utilizada para trabalhos de acabamento, pois oferece um equilíbrio excelente entre eficiência e controle. Isso faz dela uma ótima opção tanto para tarefas mais pesadas quanto para trabalhos que exigem um acabamento refinado.
Também no setor automotivo, costuma ser útil para o polimento de lataria de veículos, oferecendo precisão e eficácia.
Encontre sua nova lixadeira na taQi!
Ao escolher entre lixadeira orbital ou roto-orbital, é importante considerar as necessidades específicas do seu projeto. Porém, ambas contribuem para um acabamento profissional e de qualidade. Agora que você já conhece as diferenças entre as duas, visite o site da taQi e escolha a lixadeira ideal para o seu próximo desafio. Caso queira, você também pode ir até a loja mais próxima ou fazer suas compras pelo WhatsApp! Afinal, a taQi está com você o tempo todo!