Quando se pensa em construir ou reformar um imóvel, o telhado é uma das partes mais importantes – e dispendiosas. Isso porque, além de proteger os ambientes internos, ele deve garantir privacidade e conforto aos ocupantes dessas estruturas. Então, para quem busca alternativas acessíveis e de fácil instalação, a telha de fibrocimento costuma ser uma boa escolha. Ou seja, a famosa telha Brasilit (ou telha Eternit).
O que muita gente nem sabe é que Brasilit e Eternit são marcas registradas, não se referindo a qualquer modelo fibrocimentício. Aliás, ambas são semelhantes – e oferecem um ótimo custo-benefício para sua obra.
Pensando nisso, a taQi preparou um pequeno guia sobre as telhas de fibrocimento. Assim, você pode comparar a telha Eternit e a telha Brasilit e decidir qual a melhor para seu projeto.
O que é telha de fibrocimento?
A telha de fibrocimento é aquela telha leve, feita com uma mistura de cimento processado com fibras sintéticas. De fácil instalação, o modelo surgiu para substituir a telha de amianto, proibida no Brasil por potencialmente oferecer riscos à saúde. Mas, em geral, todo mundo conhece o produto simplesmente por “telha Brasilit” ou “telha Eternit”, dependendo da região onde cada marca é mais popular.
Telha Brasilit ou telha Eternit?
Primeiro, é fundamental entender que, para além da marca, existem diversos modelos de telha de fibrocimento. Cada um possui tamanhos, espessuras e até mesmo cores diferentes. Desse modo, demandam peças complementares específicas e, conforme o tipo, se aplicam melhor a determinados projetos.
Tanto a Brasilit quanto a Eternit disponibilizam uma ampla variedade de produtos. Porém, em linhas gerais, você deve observar se são telhas de perfil ondulado ou estrutural. Enquanto as onduladas são mais comuns em residências, as estruturais se aplicam geralmente a grandes coberturas, como galpões e prédios maiores. Afinal, seu design altera a resistência mecânica do produto. Além disso, as telhas menores são indicadas para uso residencial; as grandes, para prédios comerciais; e as muito grandes, para projetos industriais.
Assim como as características, os cuidados a se considerar antes de instalar seu telhado são os mesmos. Então, ao escolher uma telha Brasilit ou telha Eternit para sua obra, lembre-se do seguinte:
- Durante a instalação e na manutenção do telhado, não ande sobre as telhas. Assim, para transitar pela cobertura, é necessário usar tábuas de apoio para distribuir o peso;
- Para que as telhas fiquem firmes, é necessário fixar bem os parafusos. Dessa forma, também é possível evitar que elas trinquem ou quebrem com facilidade;
- Por fim, outra boa dica é investir numa manta térmica para garantir maior conforto aos ambientes internos em dias de calor.
Conheça algumas opções de telha Eternit e telha Brasilit
Para escolher o tipo ideal de telha para seu projeto, é importante conhecer alguns dos principais produtos disponíveis no mercado. Por isso, a taQi selecionou algumas opções de telha Brasilit e telha Eternit que você encontra no site:
1. Telha de fibrocimento Brasilit ondulada 6 mm (1,22 x 1,10 metros)
Compacto e fácil de manusear, esse modelo é ideal para coberturas de pequenas áreas ou projetos que demandam economia e eficiência. Além disso, fabricado com tecnologia CRFS, oferece alta resistência a intempéries, insetos e fogo. Logo, a telha ondulada Brasilit de 6 mm e 1,22 x 1,10 m é perfeita para diversas aplicações. Desde coberturas residenciais, comerciais e até do agronegócio, onde a facilidade de transporte e instalação são fundamentais.
2. Telha de fibrocimento Brasilit ondulada 6 mm (2,44 x 1,10 metros)
Com um tamanho intermediário, esse outro modelo oferece a mesma durabilidade e resistência do fibrocimento com maior cobertura por peça. Logo, a telha ondulada Brasilit de 6 mm e 2,44 x 1,10 m pode reduzir o tempo de instalação da obra. Também utiliza a tecnologia CRFS, resistente a fatores externos e de fácil manuseio. Além disso, é versátil para aplicações em áreas residenciais e comerciais de médio porte, garantindo proteção eficiente contra as intempéries.
3. Telha de fibrocimento Brasilit ondulada 6 mm (3,66 x 1,10 metros)
Já com dimensões ainda maiores, essa telha proporciona ampla cobertura com menos peças. Consequentemente, otimiza o tempo de instalação e reduz custos com estrutura de apoio. Também é extremamente resistente e oferece longa durabilidade, sem necessidade frequente de manutenção. Assim, a telha ondulada Brasilit de 6 mm e 3,66 x 1,10 m é ideal para grandes coberturas em áreas industriais, comerciais e agronegócio, onde robustez e eficiência são essenciais.
4. Telha de fibrocimento ondulada Eternit 6 mm (2,44 x 1,10 metros)
Por sua vez, a telha Eternit destaca-se pela facilidade de montagem e sua estrutura de apoio simplificada. Além disso, é uma solução econômica e resistente, indicada para quem busca durabilidade e um bom custo-benefício. Segundo a marca, o produto pode ser utilizado tanto para coberturas quanto para fechamentos laterais. Seja em construções residenciais, comerciais e industriais. Nesse sentido, a telha ondulada Eternit de 6 mm 2,44 x 1,10 m é ideal para projetos de médio porte.
5. Telha Fibrocimento Ondulada Eternit 6 mm (3,66 x 1,10 metros)
Assim como o modelo da Brasilit, essa telha possui maior dimensão e proporciona excelente cobertura com menos peças. Logo, a versão ondulada da Eternit de 6 mm e 3,66 x x1,10 m igualmente oferece maior agilidade no processo de instalação. Também é altamente resistente a intempéries e indicada para aplicações que exigem durabilidade e pouca manutenção. Por seu tamanho avantajado, é ideal para grandes coberturas e fechamentos laterais em projetos industriais, comerciais ou no agronegócio.
Aliás, as telhas da Eternit possuem tecnologia Imper+, que repele a água e dá proteção extra para sua cobertura. Também podem ser pintadas com tinta acrílica à base de água e contam com 5 anos de garantia.
Conheça também as telhas de aluzinco
Outra opção para quem está na dúvida entre a telha Eternit e a telha Brasilit, é a telha de aluzinco. Afinal, esse modelo destaca-se pela sua eficiência e praticidade em projetos de construção.
Feita pela junção de alumínio + zinco + silício, uma das principais vantagens dessa telha é seu peso reduzido, que minimiza a carga sobre a estrutura da edificação. Além disso, ela é simplificada pela ausência de transpasses transversais até 12 metros, o que elimina a necessidade de emendas.
Inclusive, a telha não quebra durante a montagem e tem uma excelente capacidade de vazão de água. Mesmo com uma inclinação de apenas 10°. Ou seja, é outra opção a se considerar para o seu projeto.
Diante disso, que tal escolher sua telha na taQi? Seja no site, nas lojas ou pelo WhatsApp, você encontra os melhores produtos com ótimo custo-benefício.