Nada melhor do que um mergulho refrescante para espantar o calor do verão em sua casa, não é? Porém, para que cada banho seja perfeito, é fundamental cuidar da manutenção e da limpeza da piscina. Desse modo, é possível garantir que a água esteja sempre cristalina e segura para você, sua família e seus convidados.
Diante disso, a taQi preparou um guia com dicas práticas para manter sua piscina impecável. Desde o uso do cloro até o apoio de outras ferramentas que facilitam a manutenção. Assim, você consegue aproveitar o sol e o calor num ambiente sempre pronto para relaxar e desfrutar de momentos de lazer, bem-estar e diversão! Então, siga a leitura com a gente!
Dicas essenciais para manter a água limpa
Certamente, manter a água da piscina limpa e saudável é um desafio comum para muitos proprietários. Nesse sentido, o cloro é o principal aliado, afinal, é responsável por eliminar algas e bactérias prejudiciais à saúde. Além disso, ele ajuda a manter a água sempre clarinha, sem odores ou oleosidade. Outra questão essencial para que tudo esteja em ordem é a troca do filtro ou do seu refil.
Por que usar cloro?
Você sabia que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem orientações específicas sobre limpeza de piscina? Aliás, as disposições preveem até o uso de um desinfetante residual para manter a água sempre limpa. Nesse sentido, cloro e bromo são os produtos indicados – sendo o primeiro deles o mais utilizado no Brasil. Essa exigência é válida tanto para ambientes residenciais, como casas ou condomínios, quanto comerciais ou corporativos.
Não é à toa que o cloro tenha se tornado o preferido dos donos de piscina. Afinal, seu alto poder desinfetante garante mais saúde e a qualidade de vida, impedindo a formação de microrganismos que causam doenças. Porém, para que o produto seja, de fato, eficiente, é fundamental que seja adequadamente aplicado. Além disso, existem produtos que reforçam a ação do cloro, aliando funções sanitizantes, clarificantes e algicidas.
Como aplicar corretamente cloro de piscina
Não há uma norma rígida que defina a frequência de aplicação do cloro de piscina. Isso porque é preciso avaliar caso a caso as características do local e seu uso. Para as piscinas residenciais, o tratamento com cloro é feito, em média, três vezes por semana. Contudo, se o uso for intenso, se indica reduzir o intervalo entre as aplicações. Já nas piscinas de clubes ou públicas, que são usadas diariamente por grande contingente de pessoas, a aplicação de cloro deve ser diária.
Porém, como dito anteriormente, não há uma “regra” para a aplicação, já que ela varia conforme a utilização da piscina. O que existe é uma recomendação média, assim como a quantidade de produto. Geralmente, a sugestão é de 4 gramas de cloro para cada mil litros de água. Além disso, uma dica para descobrir a frequência ideal de tratamento é analisar o cloro residual da água. Para entender melhor, o esperado é que a sua medida seja de 0,5 a 2 partes por milhão (ppm).
Controle de pH e alcalinidade
Para completar, o pH da água também precisa ser controlado, ficando entre 7,4 e 7,6 ppm. Já a alcalinidade deve estar entre 880 e 120 ppm. Se qualquer uma dessas medidas estiver alterada, deve-se aplicar produtos para correção, antes mesmo da adição de cloro. Aliás, o melhor é recorrer a produtos específicos para controlar todas as variáveis. Se o pH estiver baixo, por exemplo, a dica é utilizar um produto para elevá-lo. Mas, caso esteja alto, basta utilizar um redutor de alcalinidade.
Mais praticidade no tratamento da água
Hoje em dia, o mercado está bastante avançado em diferentes áreas. Logo, não seria diferente no âmbito dos cuidados com a piscina. Para quem não tem tempo de tratar a água regularmente, existem os aplicadores flutuantes. Entre eles, o flutuador de cloro sólido, que mantém a piscina sempre pronta para o banho.
Cuidados também com piscina de plástico e ofurôs
Engana-se quem pensa que apenas piscinas de chão devem ter tratamento de água. As piscinas de plástico, além de serem mais práticas e ter um custo-benefício muito atraente, podem receber cloro para manter sua água sempre limpa e sem a necessidade de troca tão frequente. Aliás, a regra para as piscinas tanto infláveis bem como desmontáveis é a mesma. Então, leia no manual do seu produto se ele comporta filtro, o que facilita, ainda mais, o dia a dia de limpeza.
Dicas adicionais para a limpeza da piscina
Além do cloro, outros produtos e acessórios ajudam a manter a água impecável. Confira algumas opções:
- Capa: instaladas em locais abertos, com o tempo, as piscinas vão recebendo folhas e outras impurezas que vão sujando a água. Para evitar esse problema, uma excelente opção é investir em capas, que você encontra para os diversos modelos no site da taQi, tanto para piscinas redondas quanto retangulares.
- Peneira e aspirador: é comum que, durante o uso da piscina, folhas e insetos, por exemplo, apareçam na água. Para evitar que essas sujeitas se depositem no fundo da piscina, o ideal é sempre utilizar a peneira. Contudo, o aspirador é um ótimo aliado para deixar a piscina sem limo e evitar acidentes, como escorregões.
- Limpa-borda: falando em eventuais acidentes, precisamos lembrar que a borda também deve estar sempre limpa. O produto conhecido como limpa-borda é muito eficaz para tirar todas as impurezas que, além de atrapalhar esteticamente, podem deixar a superfície escorregadia.
E aí? Sua piscina já está pronta para o próximo mergulho? Na taQi você encontra os melhores produtos para o tratamento de água, com excelentes condições de aquisição! Seja aproveitar o melhor do verão e dos dias quentes na área externa da sua casa, a taQi está com você o tempo todo! Então, acesse o site, vá até a loja mais próxima ou faça suas compras pelo WhatsApp!