Quais as principais peças de uma bicicleta? A taQi explica!

Conheça todos os componentes de uma bicicleta e saiba os principais detalhes para analisar antes de escolher o modelo ideal para o seu uso!

Comprou uma bicicleta e não sabe como montá-la? Ou está em busca do melhor modelo e quer entender mais sobre os diferentes componentes? Então, você chegou ao lugar certo!

A seguir, vamos apresentar em detalhes todas as partes que compõem uma bicicleta, para que você entenda o que observar durante a sua escolha. Depois, basta se preparar para sua próxima pedalada.

 

Principais componentes de uma bicicleta: quais são eles?

Entender os componentes de uma bicicleta é fundamental para garantir uma escolha adequada e uma experiência de pedalada segura e confortável. Confira abaixo os principais elementos!

bicicleta-completa

 

Quadro

É a parte mais importante da bicicleta e isso se deve não só pelo visual que ele pode dar para a bike, mas porque se ele não estiver adequado ao seu tamanho, o problema pode ser grande. Portanto, a primeira coisa a saber é o número do quadro em polegadas.

Para adultos, parte de 17” e ultrapassa 20”. Em geral, para pessoas com 1,60m de altura, o tamanho ideal é o quadro de 17”. Em seguida, para quem tem 1,70m indica-se o quadro de 19”. Já para pessoas com, pelo menos, 1,80m, os quadros de 20” ou maiores são os indicados.

 

Mesa e guidão

A mesa é a ligação entre o garfo e o guidão, realizando o ajuste fino do tamanho do quadro com relação ao tamanho do seu tronco. Outro ajuste que a mesa proporciona é na altura do guidão, influindo na distribuição de peso do corpo entre o selim e as mãos.

Já a escolha do guidão vai depender do uso que se pretende dar para a bicicleta. Por exemplo, se for passeio, praticamente todos servem, mas alguns modelos podem ajudar na elevação do apoio das mãos. para equilibrar na distribuição de peso. Agora, se o objetivo for fazer ciclismo, a resistência é um elemento fundamental a considerar.

 

Suspensão ou garfo

garfo da biciletaSe você tiver a certeza de que só vai andar de bicicleta em asfalto liso, o garfo é a melhor opção, pois é mais leve e muito mais barato. Agora, se você quer subir e descer calçadas e pedalar em terrenos irregulares, não tem como fugir de uma suspensão dianteira. Afinal, assim a segurança e o conforto aumentam.

 

Caixa de direção

São as duas “arruelas” com rolamentos que fazem o cano da suspensão girar no quadro de maneira suave, ao mesmo tempo em que a mantém presa. Parece contraditório, fixar e girar, mas é justamente o que a caixa de direção deve fazer. Ou seja, é seu papel manter a suspensão no seu lugar sem tirar o movimento para os lados que permitem direcionar a roda.

 

Grupos de câmbio e freio

O sistema de câmbio e freio é responsável por fazer você ritmar suas saídas ao mundo sobre duas rodas. Em geral, são diversas opções, inclusive com bastante variação de preço entre os modelos. Portanto, é fundamental avaliar bem esse aspecto antes de fazer a sua escolha.

 

pedivelaPedivela

Sobre a pedivela é muito importante avaliar o tamanho das coroas e tamanho da alavanca. Afinal, quanto maior a haste e menor as coroas, mais rendimento de força você terá. Já o contrário proporcionará mais velocidade e mais músculos nas pernas.

 

Selim

O selim é onde o ciclista se senta e, quando ele está devidamente ajustado, é possível ter uma experiência muito mais confortável durante as pedaladas. Existem diversos formatos e materiais, cada um ideal para diferentes estilos de ciclismo.

 

Mas, além de todos esses itens, existem outros componentes que ajudam a conectar as partes. Veja a seguir!

 

Conectando as partes de uma bicicleta

Agora que você já conhece os principais componentes de uma bicicleta, é hora de entender como eles se interconectam para garantir uma pedalada eficiente e confortável.

componentes da bicicleta

 

Movimento central

O movimento central é um rolamento no qual se fixa a pedivela e em torno do qual você gira suas pernas. É essencial escolher um modelo com o diâmetro correto para o seu quadro e, de preferência, que seja selado, já que essa parte da bicicleta está frequentemente exposta a areia e água.

 

Catraca

Já a catraca é responsável pelas relações das marchas da bicicleta, que podem variar entre sete, oito ou nove opções em cada coroa dianteira. Uma bicicleta com 24 marchas, por exemplo, oferece oito opções para cada uma das três coroas da frente.

No entanto, mais marchas nem sempre significam pedalar mais leve. O que realmente importa é a relação de força entre o raio da coroa dianteira e o da traseira.

 

cambio-traseiroCâmbio traseiro

Sua função é transferir a corrente de forma precisa entre as coroas na catraca. Além disso, a regulação correta é fundamental para garantir conforto e eficiência durante o passeio.

 

Câmbio dianteiro

O câmbio dianteiro é composto por uma braçadeira, uma mola e uma guia, sendo responsável por mudar a corrente de uma coroa para outra no pedivela. Apesar de sua aparência simples, um bom sistema de câmbio pode fazer toda a diferença. Especialmente em subidas ou em condições extremas de chuva e lama.

 

Freios

Os freios a disco são os mais comuns, pois oferecem excelente desempenho mesmo em condições de barro intenso. Em geral, são mais precisos e suaves em comparação com outros sistemas. No entanto, alguns ciclistas preferem os freios a disco hidráulicos para um desempenho ainda melhor.

 

Corrente

Embora possam parecer iguais, para cada modelo de grupo recomenda-se uma corrente específica. A resistência é um fator importante a considerar, pois a corrente sofre estresse tanto na tração quanto lateralmente.

corrente-da-bicicleta

 

Rodas

Como se sabe, as rodas incluem cubos, aro e raios. Por isso, a montagem adequada garante uma estrutura resistente e a escolha dos pneus deve se alinhar ao tipo de passeio ou rota que você planeja realizar.

 

Raios

Os raios não apenas estruturam as rodas, mas também são responsáveis pelo alinhamento da bicicleta. Inclusive, podem ser feitos de aço comum ou inox, enquanto os terminais de fixação no aro geralmente são de alumínio.

 

Aro

O aro é um componente que merece atenção na hora da escolha. Embora seja relativamente barato em comparação a outros itens da bicicleta, um aro de qualidade inferior pode comprometer toda a experiência de pedalada.

 

pneu de bicicletaPneu

Na escolha do pneu, dois pontos são fundamentais: se você pedala mais em asfalto, opte por pneus mais finos para um melhor desempenho. Para terrenos arenosos, pneus mais largos são ideais.

 

Sua bike nova… taQi!

Depois de entender todos os elementos que ajudam a compor uma bicicleta, fica mais fácil escolher o modelo ideal para o seu passeio ou atividade física, não é? Então, aproveite e visite o site da taQi para conferir nossa linha completa de bicicletas para todas as idades!

Sua bicicleta nova... taQi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *