Como limpar porcelanato e preservar seu aspecto elegante

Seja no pós-obra ou na manutenção do dia a dia, veja as dicas da taQi para limpar porcelanato e protegê-lo contra manchas e arranhões.

Tanto para áreas secas quanto para úmidas, o porcelanato é uma excelente opção de revestimento. Além de moderno e elegante, esse tipo de piso tem na resistência uma de suas principais vantagens. Por isso, é amplamente utilizado em ambientes comerciais e residenciais. No entanto, para conservar aquele aspecto sofisticado, é importante seguir alguns cuidados, especialmente no momento de limpar o porcelanato. Afinal, alguns produtos podem causar manchas e até mesmo arranhões na superfície do material.

Diante disso, a taQi preparou algumas dicas para facilitar sua rotina e ampliar a durabilidade e a beleza do seu piso – seja no período do pós-obra ou na limpeza de rotina.

 

Passo a passo para limpar porcelanato com praticidade

Muito versátil, o porcelanato está disponível em várias texturas e acabamentos. Por exemplo, polido, fosco e acetinado. Além disso, há diversas opções de cores e padronagens, que vão dos mais claros aos mais escuros, passando pelos amadeirados. Apesar de cada tipo de porcelanato possuir especificidades, o que influencia na limpeza, em geral, é a natureza da mancha. Mas, quanto mais rápido você agir, menor a chance de comprometer a aparência do piso, independentemente da sujeira. A seguir, veja alguns cuidados para manter seu porcelanato sempre impecável!

1.    Elimine a poeira

Com uma vassoura de cerdas macias ou um aspirador de pó, remova toda a poeira do porcelanato.

2.    Prepare a solução de limpeza

Depois de tirar o pó, utilize um balde para misturar água com uma pequena quantidade de detergente neutro. Porém, evite usar muito detergente para não formar excesso de espuma.

3.    Aplique a mistura

Em seguida, utilize um pano limpo e macio para aplicar a mistura de água e detergente por toda a superfície. Para isso, umedeça o pano no balde e torça bem antes de passar no piso.

4.    Finalize com um pano seco

Por fim, utilize um pano limpo e seco para um acabamento mais uniforme e sem manchas.

Para manter qualquer tipo de porcelanato sempre bonito, mantenha uma boa regularidade de limpeza. Desse modo é possível evitar o acúmulo de sujeira, valorizar seu ambiente e garantir maior durabilidade do piso.

 

Esmaltado está entre os tipos de porcelanato mais requisitados

 

Como recuperar porcelanato manchado ou encardido

Antes de qualquer opção mais elaborada, siga o passo a passo anterior, que costuma ser bastante eficiente. Porém, se a mancha ou o aspecto de encardido permanecerem, você pode testar outras soluções. Como, por exemplo, saponáceo ou vinagre branco de álcool.

Para limpar porcelanato com saponáceo, aplique o produto diretamente no rejunte e deixe-o agir por cerca de 10 minutos. Em seguida, esfregue o local com um pano limpo e macio para remover toda a sujeira. Por fim, remova completamente o produto com um pano úmido ou seco. Já se optar pelo vinagre, aplique-o igualmente no rejunte e deixe agir de 5 a 15 minutos. Depois, esfregue com um pano limpo e macio para remover a sujeira. Então, retire o vinagre com um pano com água, evitando que o produto fique no piso.

Antes de passar os produtos por todo o piso, faça um teste em um dos cantinhos. Se der certo, basta estender a limpeza para o restante do ambiente. Além disso, evite produtos abrasivos ou químicos agressivos que possam danificar o acabamento.

 

Como limpar porcelanato no período pós-obra

Sem dúvidas, o momento da limpeza de fim de obra, após o assentamento do porcelanato, é uma etapa muito importante. Também por isso, pode requerer um pouco mais de cautela. Para tirar mancha de rejunte, cimento ou argamassa do porcelanato, deve-se fazer duas limpezas. Confira:

Limpeza preliminar, logo após o rejuntamento

Primeiro, varra a área com uma vassoura de cerdas macias e passe uma esponja molhada apenas com água onde tiver sujeira. Em seguida, seque bem. Essa etapa é importante para evitar manchas de difícil remoção na segunda limpeza.

Segunda limpeza

Para a limpeza mais elaborada é necessário aguardar o tempo de cura do porcelanato, cerca de 3 dias após o assentamento e o rejunte. Então, passado o período, novamente retire o excesso de poeira aspirando ou varrendo o piso. Depois, esfregue gentilmente as manchas de rejunte com uma esponja macia, umedecida em uma solução de 3 partes de água e 1 de detergente. Se você tiver um produto de limpeza próprio para porcelanato, também pode aplicar neste momento. Para remover os produtos utilizados na etapa anterior, passe um pano úmido apenas com água e, em seguida, seque.

porcelanato-retificado-elizabeth-cemento-concretoDesse modo, você consegue eliminar todos os resíduos da obra, livrando-se de manchas que possam comprometer a estética do projeto. Além disso, para manter a elegância e o acabamento do porcelanato é necessário realizar limpezas semanais. Caso caia algo no piso, procure limpar imediatamente, ainda mais no caso de sucos e alimentos que mancham. Outro modo de proteger o porcelanato contra arranhões é utilizar protetor de ruídos nos pés dos móveis.

 

Agora que você sabe como limpar porcelanato e como manter sua aparência sempre elegante, que tal visitar a taQi? Seja no site ou em nossas lojas físicas, você encontra vários modelos e as melhores marcas do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *