Nada melhor do que aproveitar a volta às aulas para transformar um cantinho da sua casa em um espaço funcional e criativo. Além de ser tendência na decoração, uma parede-lousa pode ajudar na organização dos estudos e incentivar a criatividade.
Então, a seguir, preparamos algumas dicas sobre como fazer uma parede-lousa prática e estilosa, ideal para essa época do ano. Mãos à obra?
Dicas para renovar a casa na volta às aulas
A volta às aulas é o momento perfeito para renovar os ambientes do lar e criar espaços que incentivem a concentração e a criatividade. Para tanto, considere começar com uma parede-lousa, ideal para organizar tarefas e explorar a criatividade de forma prática e decorativa.
Além disso, reorganize prateleiras, separando materiais escolares por categoria para facilitar o acesso. Outra dica é investir em uma iluminação adequada, preferencialmente luz branca, para ajudar na leitura e no foco durante os estudos. Aliás, pequenas mudanças como essas transformam o ambiente em um espaço funcional e acolhedor para toda a família.
Leia também: Aprenda a deixar sua sala de estar mais aconchegante
Como criar uma parede-lousa?
Seja para anotar lembretes, planejar tarefas ou soltar a imaginação, criar uma parede-lousa em casa é mais simples do que parece. Com poucos materiais e, seguindo algumas etapas básicas, você pode transformar qualquer espaço em uma ferramenta prática e divertida para o dia a dia. Confira as principais dicas abaixo!
Materiais para a pintura da lousa
Fazer uma parede-lousa é igual pintar uma parede normal. Logo, você vai precisar de pincel ou rolo e bandeja para tinta. Depois, comece delimitando a região que pretende pintar com fita-crepe e jornal ou lona, para não manchar outra parede ou o chão da sua casa.
A escolha da tinta
Existem marcas que já vendem tintas para lousa prontas para a aplicação. Mas, caso você opte por tintas comuns, o importante é que elas sejam foscas e apresentem uma tonalidade escura – a cor preta é a mais indicada.
E, para saber a quantidade de tinta necessária, siga a dica: meça a parede e multiplique pela altura do pé-direito (altura do chão ao teto). Em seguida, multiplique essa metragem pelo número de demãos (normalmente, duas a três). O resultado da equação determina quantas latas você vai precisar.
Hora de pintar a lousa
Use a tinta, o rolo ou pincel e a bandeja para pintar a superfície, deixando o pincel apenas para os acabamentos nos cantinhos. Aliás, dependendo do revestimento anterior da parede, você pode precisar aplicar de 2 a 3 demãos.
Solte a criatividade!
Após a pintura, a superfície deve estar seca em 72 horas. Então, somente depois desse período você deve começar a soltar sua criatividade e escrever na lousa. Faça um calendário, anote as datas das provas, as fórmulas e tudo mais que você precisar para ajudar nos estudos.
Cuidados importantes para manter sua parede-lousa impecável
Você sabia que a parede lousa exige alguns cuidados para se manter bonita e funcional ao longo do tempo? Para garantir sua durabilidade, evite usar objetos pontiagudos para escrever e prefira giz de boa qualidade, que não solte excesso de pó.
Também limpe a superfície regularmente com um pano úmido para remover marcas e manchas, garantindo que a parede esteja sempre pronta para novos desenhos e anotações.
Gostou da dica? Então, passe agora mesmo numa loja taQi ou acesse nosso site e adquira todo o material necessário para fazer sua parede-lousa! Desse modo, você pode fazer do período de volta às aulas um momento ainda mais legal.