Além do espaço disponível na cozinha, outros detalhes podem fazer diferença na hora de comprar uma geladeira. Aliás, isso vale tanto para os recursos e funcionalidades dos diferentes modelos quanto para os hábitos de consumo da sua casa. Afinal, trata-se de um eletrodoméstico que terá uso de longo prazo. Por isso, acompanhe as dicas da taQi e descubra como escolher a geladeira ideal para suas necessidades.
Como escolher a geladeira perfeita
Capacidade de armazenamento, tipo de degelo e design são alguns dos fatores essenciais para considerar ao eleger uma nova geladeira. Afinal, esse é um investimento que dura muitos anos. Então, antes de fazer sua aquisição, analise os aspectos abaixo para fazer sua melhor escolha.
Capacidade da geladeira
A capacidade de armazenamento é uma das características mais importantes de uma geladeira. Por isso, os próprios fabricantes apresentam algumas recomendações. Por exemplo: pessoas que moram sozinhas e casais sem filhos podem optar por geladeiras de 120 a 250 litros. Ao mesmo tempo, casas com até 3 moradores devem considerar um modelo com até 360 litros. Enquanto isso, indica-se que famílias maiores invistam numa geladeira mais robusta, com capacidade superior a 400 litros.
Porém, também é válido avaliar hábitos de dia a dia, como frequência de compras e tipo de alimentação. Pois, para quem costuma ir poucas vezes ao mercado, os refrigeradores de baixa capacidade tendem a ser uma boa opção. Porém, para aqueles que consomem muitas frutas e verduras, a dica é escolher os modelos de média capacidade. Por outro lado, se quiser espaço de sobra para armazenar as compras do mês, vale a opção pela alta capacidade.
Quantidade de portas: 1, 2 ou 3?
Na hora de escolher a quantidade de portas da geladeira, pense não só no espaço disponível na sua cozinha, mas também na forma como você quer organizar e acessar seus alimentos. Com diferentes modelos no mercado, entender as vantagens de cada opção ajudará a tomar a melhor decisão para suas necessidades. A seguir, entenda melhor as características das geladeiras com uma, duas ou mais portas:
Uma porta
Além de compacta, a geladeira de uma porta é a que geralmente possui preço mais acessível. Logo, é ideal para quem tem pouco espaço na cozinha e não precisa armazenar muitos alimentos congelados. Afinal, seu espaço interno é reduzido – e o congelador apresenta menor capacidade.
Duas portas
Também chamada de geladeira duplex, a versão de duas portas conta com mais espaço interno e separação entre refrigerador e freezer. Mesmo assim, é mais uma ótima opção para cozinhas pequenas. Bem como para pessoas que cozinham com mais frequência.
Outros modelos que apresentam duas portas são as geladeiras inverse e side by side. Com freezer na parte inferior e refrigerador na parte superior, a geladeira inverse facilita o acesso aos alimentos mais utilizados. Inclusive, isso é especialmente útil para idosos ou pessoas com dificuldade de abaixar-se. Porém, pode dificultar a autonomia das crianças, visto que elas terão dificuldade para alcançar as prateleiras.
Por sua vez, a geladeira side by side traz duas portas lado a lado – uma para o refrigerador e outra para o freezer. Assim, oferece grande capacidade (acima de 500 litros) e geralmente inclui dispenser de água e/ou gelo na porta. Apesar de maior, tem menor profundidade.
Três portas
Ainda mais inovadora, a geladeira side inverse representa uma combinação dos modelos inverse e side by side. Assim, oferece três portas – duas lado a lado, para refrigeração; e outra, na parte inferior, para o freezer.
Além da capacidade superior a 500 litros e design inovador, muitos modelos possuem compartimentos inteligentes e a função Ice Maker. Dessa forma, representam uma verdadeira “fábrica” de gelo!
Tipo de degelo
Outra questão importante de se considerar é a função degelo. Afinal, além de ajudar a eliminar o gelo acumulado com o tempo, ela reduz riscos de mau funcionamento do eletrodoméstico. Para completar, o tipo de degelo pode tornar sua vida mais fácil na hora de manter e limpar a geladeira. Entre os mais práticos estão o Frost Free e o Cycle Defrost.
Com o sistema Frost Free, a circulação de ar frio na geladeira impede a formação de gelo nas paredes internas. Dessa forma, não é preciso realizar periodicamente o processo de descongelamento. Nesse contexto, modelos como o CRM39AB, da Consul, e o BRM44HB, da Brastemp, são ótimas opções.
Quase tão prático quanto o Frost Free é o Cycle Defrost, cujo sistema diminui o acúmulo de gelo no congelador. Assim, embora seja necessário o descongelamento manual, ele pode ser feito apenas duas vezes por ano.
Recursos adicionais para otimizar o uso de sua geladeira
Independentemente da capacidade da geladeira, itens como prateleiras reguláveis e porta-latas são ótimos aliados para otimizar o uso do espaço. Além disso, o dispenser de gelo e/ou água na porta evita a necessidade de abrir a geladeira com tanta frequência. Ou seja, além de prático, ajuda a economizar energia.
Ainda mais modernos, os modelos com display digital oferecem controle de diversas funções do eletrodoméstico a partir do painel eletrônico. Além disso, geladeiras com wi-fi já permitem monitorar e controlar o eletrodoméstico de qualquer lugar.
Por fim, para além da funcionalidade, o visual da geladeira pode conferir ainda mais estilo para sua cozinha. Por isso, você pode optar por diferentes cores e materiais de acabamento, como Inox e Evox, por exemplo.
Agora que você já sabe tudo sobre as principais funcionalidades dos refrigeradores modernos, que tal escolher o seu na taQi? 🙂