Apesar de parecer uma tarefa simples, podar árvores requer técnica, cuidado e planejamento. Afinal, remover galhos doentes, controlar o crescimento ou apenas manter o visual do jardim é essencial para a saúde das plantas e a segurança da sua casa. Principalmente, aliás, quando os galhos se aproximam de fios elétricos ou telhados. Por isso, a taQi preparou um pequeno guia sobre como podar árvores de maneira correta. Desse modo, a seguir você descobre:
- Quais ferramentas utilizar;
- Os diferentes tipos de poda;
- Qual o melhor momento do ano para fazer esse cuidado essencial;
- Um passo a passo sobre como podar árvores com segurança;
- Como realizar a manutenção das suas ferramentas.
Então, vamos lá?
Como podar árvores: seu guia completo taQi!
Seja para podar árvores grandes, frutíferas ou árvores de jardim, a taQi traz as melhores dicas para acompanhar suas atividades.
Quais ferramentas utilizar para a poda
Antes de começar, é fundamental contar com os equipamentos certos. Isso garante não só a sua segurança, mas também a eficácia da poda e o bem-estar da árvore. Por isso, a seguir, confira as principais ferramentas para podar com eficiência:
- Tesoura de poda: ideal para galhos finos (até 3 cm), proporciona cortes precisos sem machucar a planta. Além dos modelos manuais, marcas como a Torkz, por exemplo, também trazem opções a bateria que facilitam muito o trabalho.
Motosserra: indicada para galhos mais espessos, é a ferramenta perfeita das podas ao corte de lenha. Para tanto, dê preferência aos modelos a bateria, que são mais leves e silenciosos. Além disso, o uso deve ser feito com treinamento ou por profissionais.
- Luvas e óculos de proteção: essenciais para evitar cortes, arranhões e contato com fragmentos ou seiva.
Leia também: Por onde começar? Dicas para montar seu primeiro jardim.
Tipos de poda: entenda qual aplicar e quando
Saber como podar árvores de jardim, árvores frutíferas ou árvores grandes, também exige conhecer os diferentes tipos de poda. Por isso, veja mais detalhes a seguir:
- Poda de plantação: é feita em árvores jovens para estimular o crescimento equilibrado e a formação da copa;
- Poda de formação: indicada para modelar a árvore ou arbusto, controlando o crescimento e mantendo um visual mais harmônico;
- Poda de frutificação: ideal para quem quer saber como podar árvores frutíferas. Assim, ela é realizada para remover galhos desnecessários, abrindo espaço para novos brotos e melhorando a produção de frutos;
- Poda de alívio: especialmente aplicada para elimina galhos secos, doentes ou danificados, evitando pragas e desequilíbrios na estrutura da planta.
Leia também: Dicas para manter sua cerca viva saudável e atraente.
Qual a melhor época para podar árvores?
Outro detalhe fundamental para quem quer saber como podar árvores da maneira correta é a escolha do melhor momento. Pois o período pode variar de acordo com a necessidade e o tipo de poda desejado.
Diante disso, veja qual época é mais indicada para suas atividades no jardim:
- Inverno: ideal para árvores frutíferas, já que a seiva está nas raízes e os galhos ficam mais visíveis;
- Primavera: época para podar árvores com florada precoce, após a floração;
- Verão: bom para desbaste das copas e remoção de ramos invasivos;
- Outono: indicado para podas de árvores latifoliadas e coníferas, com foco em crescimento vigoroso no próximo ciclo.
Leia também: Primavera-verão: invista nos cuidados com o jardim!
Passo a passo: como podar árvores com segurança
1. Localize o colar do galho
Caso não saiba, o colar é aquela região mais espessa onde o galho se liga ao tronco. Assim, o corte deve ser feito logo após esse trecho, sem danificá-lo. Desse modo é possível garantir a cicatrização natural da planta.
2. Faça cortes em ângulo descendente
Sempre realize o corte de cima para baixo, o que evita acúmulo de água nas feridas e reduz o risco de doenças.
3. Evite deixar tocos longos
Galhos cortados com tocos grandes dificultam a formação do calo de proteção e podem apodrecer. Por isso, a dica é fazer o corte rente ao colar, com cuidado.
4. Remoção de galhos grandes
Para galhos maiores, o ideal é contar com um profissional. Se estiverem mortos ou quebrados, é possível retirá-los com cautela e as ferramentas adequadas.
5. Limite o corte a 1/4 dos galhos vivos
Nunca retire uma grande quantidade de ramos de uma só vez. Pois isso enfraquece a planta. Se necessário, faça a poda em etapas ao longo do ano.
6. Planeje a poda
Antes de começar, avalie bem a árvore. Primeiro, defina o que deve ser cortado e observe o equilíbrio visual e estrutural da planta durante o processo.
Como cuidar das ferramentas após a poda
Após terminar a poda, limpe bem todos os equipamentos para garantir sua durabilidade e evitar a transmissão de doenças entre plantas.
- Tesouras de poda: limpe com escova e desinfete com álcool. Depois, lubrifique com óleo para evitar ferrugem.
- Motosserras: limpe a correia, retire a bateria e limpe com pano seco. Além disso, verifique o nível de óleo e mantenha a correia sempre lubrificada e bem ajustada.
Leia também: Renove seu jardim com essas máquinas e ferramentas!
Invista em podas seguras e eficazes
Entender como podar árvores é fundamental para manter um jardim bonito, seguro e saudável. Com as ferramentas certas, atenção ao tipo de poda e cuidado com o momento ideal, você garante longevidade e beleza às suas plantas.
Para complementar, cuidar bem da grama também ajuda a manter um jardim sempre atraente. Tanto em relação a áreas grandes quanto espaços menores, a manutenção deve sempre ganhar atenção especial. Afinal, mais do que uma tarefa, atividades com a terra promovem bem-estar e qualidade de vida.
Assim, mesmo para quem mora em apartamento, é possível levar a natureza para dentro do lar. Seja ao manter um jardim interno ou vertical, basta saber escolher as plantas mais indicadas para cada ambiente.
E se precisar de equipamentos de qualidade, a taQi tem tudo o que você precisa para fazer a poda com eficiência. Então, visite nosso site ou vá até a loja física mais próxima!