Trazer a natureza para dentro de casa traz inúmeros benefícios: melhora a qualidade do ar, deixa os ambientes mais aconchegantes e até reduz o estresse. Mas, quando se vive em apartamento, pode parecer mais difícil cultivar plantas. A boa notícia é que isso não é verdade! Existem diversas espécies de plantas para apartamento que se adaptam muito bem a espaços internos.
O segredo está em escolher as espécies certas e cuidar delas de acordo com suas necessidades. Pensando nisso, a taQi reuniu uma lista com 10 plantas para apartamento fáceis de cultivar, perfeitas para transformar seu lar em um cantinho mais verde e cheio de vida. Boa leitura!
Como escolher a planta ideal para apartamento?
Nem toda planta se adapta bem a ambientes internos, com menos luz solar e circulação de ar. Por isso, antes de escolher a sua, observe as condições do seu apartamento em relação a:
- Iluminação natural: verifique quais cômodos recebem sol direto ou apenas meia-sombra.
- Umidade e ventilação: algumas espécies precisam de mais ar fresco ou ambientes úmidos.
- Tempo disponível para cuidados: plantas exigem diferentes níveis de manutenção, desde regas frequentes até espécies quase autossuficientes.
Além disso, contar com ferramentas de jardinagem adequadas, como tesouras de poda, estiletes e pulverizadores, facilita (e muito) o cuidado com as plantas.
10 plantas para apartamento que você vai adorar
1. Jiboia (Epipremnum aureum)
A jiboia é uma das queridinhas dos apartamentos. Além de decorar, ajuda a purificar o ar. Gosta de sombra ou meia-sombra e deve ser regada de 2 a 3 vezes por semana. Como é uma planta pendente, use suportes de parede ou ganchos de teto para realçar o efeito decorativo das folhas, que crescem em cascata.
2. Espada-de-São-Jorge (Dracaena trifasciata)
Com um simbolismo religioso, a Espada-de-São-Jorge é uma planta muito resistente que quase não exige manutenção. Além disso, pode ser cultivada tanto em meia-sombra quanto no sol ameno. No entanto, cresce melhor à medida que recebe incidência de luz e é trocada de vaso. Já em relação às regas, elas devem ocorrer a cada 15 dias. Para isso, tenha um regador de bico fino para controlar a quantidade de água e evitar o excesso. Caso tenha crianças e pets em casa, atenção, pois por ser tóxica, a planta não deve ser ingerida.
3. Costela-de-Adão (Monstera deliciosa)
Por se adaptar muito bem a ambientes internos, a Costela-de-Adão é mais uma opção perfeita entre plantas para apartamento. Especialmente por suas folhas, grandes e recortadas, é considerada uma espécie moderna e muito utilizada na decoração de festas e ambientes. Porém, ela precisa de um solo rico em matéria orgânica e iluminação indireta para se desenvolver bem. Com isso, a dica é usar uma pá de jardinagem para revolver a terra no vaso e misturar o substrato de forma uniforme. Outro cuidado é o de regar duas vezes por semana.
4. Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)
Com folhas rústicas, verde-escuras e brilhantes, a Zamioculca zamiifolia combina muito bem com ambientes internos. Afinal, ela não precisa de muita luminosidade para se desenvolver. Aliás, por ser uma planta de sombra total, ela fica perfeita em corredores e quartos.
Além disso, sua manutenção é fácil, pois essa espécie tem crescimento lento, assim, uma rega por semana basta. Porém, sempre use luvas de jardinagem ao manuseá-la, já que a seiva pode causar irritação. Assim como a Espada-de-São-Jorge, se ingerida, a Zamioculca também é tóxica. Então, atenção em casas com crianças e pets.
5. Antúrio (Anthurium andraeanum)
Com suas folhas verdes brilhantes e sua flor em formato de coração, o antúrio é mais uma opção muito elegante. Com flores coloridas, que podem ser vermelhas, brancas, verdes, rosas ou salmão, dá destaque ao ambiente. Por gostar de umidade e sombra, pode ser uma boa pedida para uma sala ou até mesmo um jardim de inverno. Além disso, as regas devem ocorrer de 3 a 4 vezes por semana. Para isso, a dica é contar com um pulverizador de água para borrifar as folhas e manter a umidade ideal.
6. Lírio-da-Paz (Spathiphyllum wallisii)
Sem dúvidas, o Lírio-da-Paz é aquele tipo de planta que transmite sofisticação e tranquilidade. Sem contar que também contribui para a purificação do ar. Desenvolve-se bem em meia-sombra, com regas de 3 a 4 vezes por semana. Se murchar, volta a se recuperar com cuidados regulares. Mesmo assim, a dica é investir em um medidor de umidade do solo. Desse modo é possível evitar tanto o excesso quanto a falta de água.
7. Samambaia (Nephrolepis exaltata)
Clássica e volumosa, a samambaia dá vida a qualquer espaço. Porém, costuma ser sensível a mudanças de temperatura e deve ser regada de 2 a 3 vezes por semana. Por isso, escolha um prato ideal para a espécie e tente manter a temperatura do ambiente mais constante. Além disso, use uma tesoura de poda para retirar folhas secas sem prejudicar a planta.
8. Palmeira Ráfis (Rhapis excelsa)
Mais uma excelente opção entre as plantas para apartamento, a Palmeira Ráfis é resistente e de fácil cuidado. Por preferir ambientes com pouca luz solar, ela fica bem em escritórios, corredores e quartos. Além disso, é uma planta de crescimento lento e a rega deve ser feita de uma a duas vezes por semana. Para que as raízes cresçam confortavelmente, escolha vasos grandes e profundos.
9. Bambu-da-Sorte (Dracaena sanderiana)
Por ser fino e longo, o Bambu-da-Sorte ganhou esse nome popular e é símbolo de boas energias no Feng Shui. Além de não gostar de sol direto, requer apenas uma rega semanal. Sempre que suas folhas parecerem danificadas, o ideal é podá-las. Aliás, utilize tesouras de poda pequenas para também manter o caule saudável.
10. Suculentas
Especialmente fáceis de cuidar, decorativas e nada espaçosas, as suculentas são ótimas opções para iniciantes da jardinagem. Afinal, elas podem ficar sem água por cerca de um mês! Ou seja, seu crescimento é mais independente e ela ama um sol filtrado. Por isso, as regas devem ocorrer apenas quando o solo estiver seco. Caso queira investir nas suculentas, conte com um kit de mini ferramentas de jardinagem (mini pá, ancinho e pazinha). Assim é possível manusear os vasos menores sem danificar as raízes.
Invista no contato com a natureza com a taQi!
Agora que você já conhece algumas das melhores plantas para apartamento, pode escolher aquelas que mais combinam com seu estilo e espaço. Mas lembre-se: o segredo está em observar as necessidades de cada espécie e contar com as ferramentas certas para cuidar delas. Na taQi, você encontra tudo para facilitar seu dia a dia. Então, visite nosso site ou passe em uma de nossas lojas e leve mais verde para dentro do seu lar!