Ar-condicionado na praia: qual escolher e como cuidar?

Instalar ar-condicionado na praia exige alguns cuidados especiais. Veja as dicas da taQi e escolha o modelo ideal para seu veraneio

Apesar do clima mais agradável do litoral, há dias em que o calor intenso torna indispensável a climatização da casa. Por isso, instalar um ar-condicionado na praia se tornou uma demanda cada vez mais frequente entre os proprietários. Mas aí surge uma dúvida importante: existe um modelo ideal de ar-condicionado para a casa de veraneio?

A preocupação com maresia, areia, umidade e outros fatores típicos do litoral é totalmente válida. Por isso, a taQi reuniu um guia completo para ajudar você a escolher o modelo ideal e cuidar adequadamente do equipamento, garantindo maior durabilidade e melhor desempenho.

 

Por que instalar ar-condicionado na praia?

Com as temperaturas cada vez mais altas, o ar-condicionado ajuda a manter as noites mais confortáveis e o ambiente sempre agradável. Além disso, muitos modelos contam com filtros eficientes que ajudam a purificar o ar, reduzindo poeira, fungos e bactérias — algo essencial em regiões litorâneas.

 

Como escolher o ar-condicionado ideal para a casa de praia

Ao buscar um ar-condicionado para o litoral, considere o seguinte:

 


Serpentina de cobre

Como se sabe, a maresia é uma grande vilã dos eletrodomésticos que ficam no litoral. Afinal, o ar que vem do mar possui minerais salinos e umidade, o que contribui para acelerar a corrosão de componentes metálicos. Desse modo, aparelhos com serpentina de alumínio acabam se deteriorando mais rapidamente. Por isso, a melhor escolha de ar-condicionado na praia é de modelos com serpentina de cobre, que oferece maior resistência. Por exemplo: o ar-Condicionado Split 12 000 Btus Philco Eco Inverter PAC12QC é uma opção que traz serpentina de cobre nas unidades interna e externa, prolongando a vida útil do aparelho.

Serpentina de cobre

 


Filtros

Muitas vezes o sol, a umidade e as partículas de areia podem intensificar alergias. Especialmente em pessoas mais sensíveis. Por isso, a dica ao escolher ar-condicionado na praia é optar por modelos com filtros antibactérias e antifungos. Como, por exemplo, o ar-Condicionado Split 9000 Btus Philco Eco Inverter PAC9QC. Assim, mesmo em dias quentes, é possível garantir a qualidade do ar de sua casa de praia.

Filtros do ar-condicionado

 


Tecnologia inverter

Apesar de algumas pessoas acharem que a tecnologia inverter seja mais sensível à maresia, isso não passa de mito. Inclusive, esse é um recurso que garante economia de energia e funcionamento contínuo, ideal para o clima quente do litoral. Então, invista sem medo! Além disso, para ambientes maiores, o ar-Condicionado Split 30000 Btus Philco Eco Inverter PAC30QC, oferece excelente desempenho.

Tecnologia inverter

 


BTUs e tamanho do ambiente

Para evitar sobrecarga ou consumo excessivo, escolha a capacidade adequada de refrigeração. Em uma casa de praia, onde portas e janelas ficam mais abertas, pode ser necessário um número maior de BTUs do que em ambientes totalmente fechados.

Antes de comprar um novo ar-condicionado, saiba como descobrir a quantidade de BTUs ideal para deixar seus ambientes mais confortáveis.

 

Leia também: 10 produtos que não podem faltar na sua casa da praia

 

Limpeza e manutenção do ar-condicionado no litoral

Depois da escolha e da instalação do equipamento é fundamental seguir pelo menos outros dois cuidados fundamentais. Afinal, a limpeza do ar-condicionado na casa de praia deve ser mais frequente devido à maresia. Assim como as rotinas de manutenção. Por isso, recomenda-se:

  • Limpeza dos filtros a cada 7 ou 15 dias;
  • Higienização completa periódica;
  • Proteção da unidade externa com abrigo ventilado;
  • Acompanhamento de um profissional especializado em instalação de ar-condicionado no litoral.

 

Leia também: Reforma de casa de praia: dicas para uma boa manutenção

 

E se a casa for alugada?

Para quem aluga casas durante o verão, modelos portáteis de ar-condicionado, assim como ventiladores e climatizadores podem ser boas alternativas. Afinal, eles não demandam muita manutenção e ainda proporcionam conforto térmico para os hóspedes. Além disso, claro: a clássica piscina de plástico sempre garante frescor com baixo investimento!

 

Leia também: Vem, calor! Dicas para preparar a casa de praia para o verão

 

Então, agora, basta acessar o site ou ir até a taQi mais próxima e fazer suas melhores escolhas para o verão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *