
Antes de começar o dia ou para encerrá-lo da melhor forma, nada como um bom banho relaxante. E quando o assunto é conforto térmico, pressão de água e economia a longo prazo, o chuveiro a gás se destaca como uma das melhores opções para a sua casa.
Considerado por muitos como um artigo de luxo, esse sistema vem ganhando cada vez mais espaço em residências brasileiras. Sobretudo por oferecer banhos mais quentes, estáveis e agradáveis, mesmo nos dias mais frios. Além disso, apesar do investimento inicial, o chuveiro a gás pode se tornar mais econômico do que o chuveiro elétrico ao longo do tempo.
Por isso, neste conteúdo, você vai entender como funciona o chuveiro a gás, quais são suas principais vantagens e o que avaliar antes de instalá-lo em sua casa. Então, prepare-se para transformar de vez a experiência do seu banho!
Como funciona o chuveiro a gás?
Diferentemente do chuveiro elétrico, o chuveiro a gás dispensa o uso de resistência, pois a água já chega quente para o banho. Basicamente, esse modelo utiliza um aquecedor a gás, alimentado por gás natural ou GLP (conhecido como gás de cozinha), para aquecer a água. Então, o gás produz uma chama que aumenta a temperatura da água no aquecedor e, quando ela estiver quente, é transportada por tubos próprios até a ducha.
Como instalar um chuveiro a gás em sua casa
Antes de instalar o chuveiro a gás em sua casa, é necessário avaliar se o seu imóvel recebe gás natural ou GLP. Afinal, duchas e aquecedores são fabricados para tipos específicos de gás. Além disso, é importante escolher com cuidado o aquecedor e o chuveiro que vão fazer parte do seu banho perfeito.

Aquecedor a gás: como escolher
O aquecedor a gás é o item mais importante do conjunto. Afinal, é a partir dele que a água da sua casa fica quentinha. Então, para decidir qual é o aquecedor ideal para a sua residência, é necessário fazer um cálculo, que leva em consideração:
Pontos simultâneos: você precisa contar quantas duchas serão instaladas em sua casa e quantos pontos de torneira com água aquecida. Especialmente se você não quiser se preocupar ao usar os pontos simultaneamente.
- Vazão de água das duchas: ao escolher a ducha, você deve ficar de olho na vazão de água. Quanto mais água sair, maior precisa ser a capacidade do aquecedor. Por exemplo, duchas como a Meber Athena oferecem um banho com vazão de 15 litros/min, ideal para um banho relaxante.
- Temperatura de uso: em locais que fazem invernos mais rigorosos, como o sul do Brasil, é necessário escolher um aquecedor mais potente, pois ele precisa superar o incremento de temperatura de 20°C já pré-programado. Modelos como o aquecedor Rinnai E27FEH (foto) são digitais e proporcionam um nível maior de precisão no ajuste de temperatura da água.
Entenda melhor:
Agora que você entendeu os 3 fatores que devem ser levados em consideração na hora de realizar o cálculo, veja como é na prática. Se você tiver 2 duchas de 15 litros por minuto, você precisa de um aparelho de 30 litros. Contudo, se você mora no Rio Grande do Sul, o ideal é que seja um aquecedor de 32,5 litros. Mas, se você mora sozinho, e opta por uma ducha como a Docol Bonnaducha (foto), que pode ter baixa vazão de água, um aquecedor de 15 litros é ideal para a sua residência.
Além disso, os aquecedores contam com tecnologia que podem facilitar seu dia a dia. O aquecedor de água Rinnai E33FEH é compatível com o Módulo Controlador Wi-Fi. Com ele, é possível controlar a temperatura do seu banho de qualquer cômodo da casa, sem precisar estar perto do aquecedor. Já imaginou?
Ducha
Apesar de muito se falar em chuveiro a gás, o produto, na verdade, nada mais é do que um conjunto de ducha e aquecedor. Assim, depois de definir o modelo de aquecedor, é preciso escolher sua ducha. Algumas contam com bastante vazão de água, já outras podem ser definidos na hora da instalação, como a ducha Modaza Sottille.

Quais são as vantagens do chuveiro a gás?
Muito além de um banho quente comum, o chuveiro a gás oferece uma série de benefícios. Assim, somam-se ao banho mais confortável e temperatura estável, vantagens como:
- Maior vazão e melhor pressão de água: como a água já chega quente ao chuveiro, é possível usar duchas com maior vazão sem perder temperatura. Com isso, o resultado é um banho mais volumoso, relaxante e próximo ao padrão de hotel.
- Economia de energia elétrica: sem dúvidas, o chuveiro elétrico é um dos maiores vilões da conta de luz. Já o chuveiro a gás reduz significativamente o consumo de energia elétrica, o que pode gerar economia mensal, especialmente em casas com mais moradores.
- Valorização do imóvel: ter um sistema de aquecimento a gás instalado agrega valor ao imóvel e o torna mais atrativo para venda ou locação.
Por que vale a pena investir em um chuveiro a gás?
Apesar do investimento inicial ser maior do que o de um chuveiro elétrico, o chuveiro a gás se paga ao longo do tempo e entrega uma experiência muito superior de banho. Após alguns anos de uso, a economia na conta de luz e a durabilidade dos aquecedores fazem com que o sistema se torne financeiramente vantajoso após alguns anos de uso.
Especialmente em regiões mais frias, os banhos mais quentes, com pressão constante e sem oscilações de temperatura elevam significativamente a qualidade de vida. Além disso, quando instalados corretamente, o uso dos aquecedores se torna muito seguro. Afinal, os equipamentos modernos contam com sensores de chama, controle digital de temperatura e sistemas de exaustão. Para completar, o aquecimento a gás é mais um atributo que torna os imóveis preparados para a automação residencial, sistemas híbridos (solar + gás) e maior eficiência energética.
Diante disso, se você está construindo ou reformando, a taQi é a sua melhor aliada! Com o Clube da Obra taQi, você tem benefícios exclusivos e descontos para cada etapa da sua construção.