Furadeira: 4 aspectos para considerar ao escolher a sua

Conheça melhor os principais aspectos que precisam ser considerados antes da compra de uma furadeira e veja como utilizá-la de maneira segura

Ao reformar ou mudar alguma coisa na decoração de casa, contar com uma furadeira eficiente é uma comodidade e tanto. Aliás, se você estiver pensando em adquirir uma, vale a pena prestar atenção aos aspectos listados no artigo de hoje. Assim, ficará mais fácil escolher o melhor modelo para as suas necessidades, bem como usá-lo de forma segura.

 

Características da furadeira

As principais características que você precisa observar em relação à ferramenta dizem respeito a potência, impacto, giro reversível e mandril. Entenda:

1.     Potência

Furadeira de impacto SkilEste aspecto está diretamente relacionado às necessidades específicas de cada usuário. Por isso, a pergunta a se fazer é: que tipo de tarefa você espera cumprir com a furadeira? Isso porque, quanto maior for a potência, maior também o poder de perfuração das superfícies. Assim, uma sugestão com bom custo-benefício para atender ao uso doméstico é a furadeira de impacto Skil 10 6600 570W. Já para trabalhos mais pesados, uma opção como a furadeira e parafusadeira industrial Makita tende a ser mais indicada.

2.     Impacto

Furadeira de impacto BoschPara saber se vale mais a pena investir numa furadeira com ou sem impacto, observe que materiais serão frequentemente perfurados. Afinal, quanto mais resistente for a superfície (tijolo, madeira, etc.), maior a intensidade necessária na hora do trabalho. Ao mesmo tempo, é possível optar por um modelo que possua ambas as funções. Por exemplo, a furadeira de impacto Bosch 650 watts, que supre as duas necessidades e vem com maleta de transporte.

3.     Reversibilidade

Furadeira parafusadeira Black+DeckerEssa peça possibilita girar a broca tanto no sentido horário quanto no sentido anti-horário. Assim, é possível utilizar a ferramenta também para parafusar e desparafusar. Contudo, a maioria dos modelos de furadeira oferece apenas o movimento horário, então é preciso atenção ao escolher. Para quem precisa de ambas as funções, uma boa opção é esta furadeira e parafusadeira Black+Decker com kit de acessórios.

4.     Tipo de mandril

O mandril é a parte da furadeira responsável por segurar a broca com firmeza. Inclusive, uma chave em forma de cruzeta geralmente é exigida para garantir essa pressão. Contudo, alguns modelos oferecem um mandril de aperto rápido, dispensando tal acessório. Dessa forma, você não perde tempo para trocar a ponteira, agilizando o trabalho. Aliás, esta furadeira e parafusadeira Dewalt industrial é um bom exemplo dessa facilidade.

Parafusadeira Dewalt industrial

 

Dicas de manejo da furadeira

Parafusadeira StanleyAgora que você aprendeu um pouco mais sobre como escolher a furadeira ideal, atente também para sua proteção! Para tanto, observe sempre as seguintes recomendações:

  • O manual de instruções é um bom aliado quando se adquire um novo produto. Então, tire tempo para lê-lo, confira as peças e garanta o melhor encaixe para manusear a ferramenta com total segurança.
  • Mesmo que já tenha utilizado uma furadeira antes, faça um teste antes de começar a perfurar o local. Caso note qualquer vibração nas laterais, refaça o processo de fixação da broca.
  • Utilize EPIs, principalmente óculos de proteção, máscara para o nariz e protetores auriculares. Usar luvas também pode ser uma boa medida para garantir mais firmeza. Aliás, modelos como a furadeira e parafusadeira de impacto Stanley trazem gatilho emborrachado, oferecendo segurança e ergonomia.

 

E aí!? Pronto(a) para comprar a sua? Então acesse o site da taQi ou vá até uma das nossas lojas e garanta a sua!

 

Foto: iStock/OlegSam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *