Quando a obra ou reforma chega na importante etapa dos acabamentos, muitas dúvidas podem surgir. Afinal, esse é o momento em que se começa a definir o tom da decoração do seu imóvel. Por isso, é importante tomar uma série de cuidados, incluindo a escolha correta dos materiais. Nesse sentido, optar adequadamente por porcelanato ou cerâmica requer conhecimento sobre os prós e os contras de cada um.
Porcelanato ou cerâmica: qual o melhor para a sua obra?
Vinílico, laminado, porcelanato, cerâmica – esses são alguns exemplos de acabamentos que você pode escolher na taQi! Optando pelo chamado “piso frio”, os revestimentos vinílico e laminado saem de cena, restando cerâmica e porcelanato para considerar. A seguir, saiba mais sobre ambos e entenda qual atende melhor às necessidades do seu projeto.
Leia também: Porcelanato ou vinílico: vantagens e desvantagens de cada piso
Principais diferenças entre os dois materiais
Ao escolher porcelanato ou cerâmica para sua obra, é preciso entender que as diferenças começam na composição de cada um. Afinal, o piso comum (cerâmico) contém 70% de argila como matéria-prima, enquanto o porcelanato leva 70% de material rochoso. Assim, a capacidade de absorção da umidade é diferente entre eles. Em média, o índice do porcelanato geralmente fica abaixo de 0,5% do volume de líquido. Porém, na hora de escolher entre porcelanato e cerâmica, os pontos a considerar não param por aí.
Outro item que diferencia os dois produtos é o acabamento. O porcelanato costuma ter acabamento retificado, enquanto os pisos cerâmicos geralmente possuem bordas mais arredondadas. Com isso, há uma diferença visual na hora de aplicá-lo, já que em pisos de porcelanato o rejunte tende a ser mais discreto entre as peças.
Leia também: Pisos e rejuntes: dicas de mestre para realizar sua obra
Durabilidade, preço e limpeza
O piso de porcelanato tende a durar mais que o piso de cerâmica, pois é submetido a uma temperatura de queima mais alta e oferece densidade superior à do piso comum.
Além disso, dois fatores são decisivos na hora de escolher um piso de porcelanato ou cerâmica: preço e limpabilidade. Isso porque, em função do seu processo de fabricação, o porcelanato tem um valor elevado em comparação ao piso cerâmico. Em contrapartida, ele é muito mais fácil de limpar do que o piso tradicional.
Como vimos, os dois materiais têm prós e contras, com reflexos no orçamento e no design do seu projeto.
Cerâmica: vantagens e opções
A cerâmica é mais em conta do que o porcelanato, além de muito resistente ao tráfego e manchas. Vale ressaltar que, em áreas molhadas (como banheiros, cozinhas e lavanderias), as paredes e pisos podem receber cerâmica esmaltada. Aliás, na taQi você encontra diferentes acabamentos, podendo escolher entre os tipos polido, acetinado ou natural. Por exemplo, uma excelente opção para quem busca sofisticação e durabilidade é o piso Cejatel marmorizado. Muito resistente, o modelo vai bem até em quartos, salas e cozinhas.
Porcelanato: o queridinho das construções
Apesar de ter um valor mais elevado, o porcelanato também oferece muitas vantagens. Elegante, esse acabamento tem mais resistência e pode aparecer em três variações, como acetinado, polido ou natural. Na taQi, você encontra uma grande variedade, como o porcelanato polido retificado da Modaza, que imprime personalidade e singularidade ao ambiente. Por falar nisso, o porcelanato escuro é outra tendência que traz mais modernidade e arrojo ao seu projeto.
Leia também: Piso click: sua obra mais prática, rápida e sem sujeira
Clube da Obra taQi: imprescindível para quem constrói
Independentemente da sua escolha, a taQi está sempre ao seu lado, especialmente no momento de construir ou reformar. Tanto que, para descomplicar sua rotina, lançamos o Clube da Obra taQi! Aliás, as vantagens para membros abrangem desde dicas e descontos até atendimento exclusivo e bônus para novas compras! Ficou interessado(a)? Então se cadastre agora mesmo e aproveite todos os benefícios!