Cimento: como escolher o tipo certo para cada necessidade

Vai construir ou reformar? Conheça os tipos de cimento, suas diferenças e descubra qual é o ideal para cada situação ou etapa da sua obra

O cimento é um dos materiais mais importantes da construção civil. Afinal, marca presença das fundações ao acabamento, sendo o principal responsável pela resistência e durabilidade das estruturas. Basicamente, trata-se de um pó fino e aglomerante que, misturado a água, endurece até virar uma espécie de “pedra artificial”. Por isso, os profissionais usam esse composto na produção de concretos e argamassas. Sua composição básica leva calcário, argila e gesso.

Mas você sabia que existem diferentes tipos de cimento – e que cada um é indicado para determinada etapa ou necessidade específica da obra? Então, continue a leitura e descubra qual é o ideal para o seu projeto!

 

Quais são os tipos de cimento mais comuns?

Cada tipo de cimento tem uma função específica e propriedades que o tornam mais adequado a determinadas aplicações. Por exemplo, o ARI é bastante utilizado em obras com cronogramas apertados. Já o CP IV ajuda a melhorar a impermeabilidade. Mas, além desses, existem vários outros.

A seguir, confira as principais apresentações desse produto:

 


 

cp-iCimento CP I

O CP I é o tipo mais básico de cimento. Com fórmula simples, destina-se a obras que não tenham grandes especificidades em sua execução. Assim, ele leva apenas gesso como aditivo, o que retarda a rigidez e permite mais tempo de aplicação.

 


 

Cimento CP II

hidracalJá o cimento composto, como é chamado o CP II, tem em sua formulação adições de materiais que permitem mais resistência à umidade. Logo, sua aplicação é ideal para fundações, estruturas de concreto armado e obras em ambientes mais difíceis de construir.

Além disso, a indústria desenvolveu modelos como o Hidracal para atender projetos que exigem precisão estética. Afinal, sua coloração branca faz toda diferença para deixar o ambiente moderno.

 


 

Cimento CP IV

cae-cpivPor sua vez, o cimento Portland Pozolânico, conhecido como CP IV, tem adição de pozolana em sua composição. Dessa forma, ele melhora a impermeabilidade e a durabilidade do concreto. Por isso, é ideal para ambientes úmidos ou expostos a produtos químicos. Como, por exemplo, obras que tenham contato com a água (barragens, galerias, subterrâneas e de saneamento). Outra grande vantagem é a durabilidade em obras de infraestrutura.

Por ter resistência acima do especificado na norma ABNT, engenheiros recomendam o cimento Cauê para grandes obras de engenharia. Mas, se você procura cimento para fazer rejuntes — que inclusive pode ser tingido — o modelo ideal é o Hidracal.

 


 

Cimento CP V-ARI

cae-cp-vChamado de ARI ou estrutural, o cimento Portland de Alta Resistência Inicial, é um composto pensado para obter altas resistências desde os seus primeiros dias de cura. Assim, os profissionais o indicam para obras atrasadas ou com cronogramas bem apertados, uma vez que ele ajuda a reduzir o tempo de execução.

Além disso, esse tipo de cimento também pode ser desenformado, então pode, por exemplo, funcionar para pré-moldados. Nesse sentido, muitos construtores confiam no cimento estrutural Cauê de 50kg para lajes, vigas e colunas.

 


 

Tudo o que você precisa para sua construção… taQi!

Na taQi, você encontra todos os itens necessários para a sua construçãoda fundação aos acabamentos, bem como artigos de decoração, com opções para todos os estilos. Além disso, você pode fazer parte do Clube da Obra, acessando um mundo de vantagens exclusivas para quem está construindo ou reformando.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *