5 dicas para prevenir o câncer de próstata

O Novembro Azul tem como objetivo conscientizar o público masculino sobre o câncer de próstata e a importância do seu diagnóstico precoce. Não existe uma fórmula para garantir que a doença não se manifeste, porém, estudos indicam que certas medidas podem ajudar na sua prevenção. Separamos algumas dicas que vão deixar a sua saúde em dia. Confira!

Não fume.
Todos sabemos: o cigarro não faz bem a ninguém! O tabagismo pode contribuir para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas, entre elas o câncer de próstata. Parar de fumar não é fácil, mas a sua vida e a vida das pessoas que você ama agradecem muito. Procure grupos de apoio, eles podem ajudar na mudança de hábitos.

Tenha uma alimentação saudável.
Manter o peso adequado ajudam na prevenção de diversas doenças, inclusive o câncer. Evite excesso de carne vermelha e gordura animal. Segundo estudos, uma substância que pode prevenir o câncer de próstata é o licopeno, presente em alimentos vermelhos, como o tomate.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
O excesso de bebidas alcoólicas está cada vez mais associado ao surgimento de diversos tipos de cânceres. Uma redução no consumo dessas bebidas diminuiu (e muito) a incidência dessa doença, além de trazer outros ganhos à saúde.

4. Pratique atividades físicas.
Não é novidade que os exercícios físicos são um grande aliado para a nossa saúde. Escolha um esporte que você goste e dedique-se a ele!

5. Realize exames de rotina.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens com mais de 45 anos façam o exame anualmente. Todos podem sofrer de câncer de próstata, mas alguns fatores aumentam a possibilidade de vir a sofrer da doença, sobretudo a idade avançada e o histórico familiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *