Inox e Evox: como diferenciar os dois tipos de acabamento

Inox e Evox: como diferenciar os dois tipos de acabamento
Não tem como negar: a cozinha é o coração da casa. Afinal, é de lá que costumam sair as delícias para reunir a família e os amigos em volta da mesa. Assim, quando bem escolhidos e cuidados, muitos eletrodomésticos acabam virando parte da sua história. Simplesmente porque passam a figurar em diferentes épocas e etapas de sua vida. Por isso, entre os queridinhos dos consumidores está o Inox, acabamento que protege os produtos da ferrugem e da corrosão. Além disso, ele mantém o aspecto de novo dos produtos e ainda ajuda a garantir muito estilo à decoração. Seja para uma proposta sofisticada ou mais despojada. Afinal, o tom platinado do Inox ajuda a compor um ambiente moderno e harmonioso. Especialmente quando ele é utilizado como padrão para todos os eletrodomésticos.

Esteticamente parecido com o Inox, o Evox é uma evolução desse acabamento e ajuda a preservar ainda mais os produtos. Além da proteção contra ferrugem e corrosão, conta com uma camada de zinco e uma película impermeabilizante sobre o aço. Dessa forma, o Evox consegue garantir durabilidade ainda maior aos eletrodomésticos. No entanto, por mais resistentes que sejam, os produtos não são completamente imunes ao desgaste e às condições de uso. Assim, algumas dicas são fundamentais para prolongar ainda mais a vida útil de seus eletrodomésticos.  Elas também são ideais para prevenir manchas, riscos e arranhões.

 

Refrigeradores de inox e evox
Inox e Evox são apostas de fabricantes como Brastemp, Samsung e Consul

 

Como limpar seus eletros de Inox e Evox

O básico e mais importante a saber é que acabamentos de Inox e Evox são sensíveis a determinados produtos químicos. Assim, especialmente abrasivos e removedores fazem parte da lista do que não utilizar para fazer a limpeza de seus eletrodomésticos. Incluem-se aí materiais como cloro, alvejante, água sanitária, amoníacos, saponáceos, desengordurantes, solventes e álcool. Assim, o mais recomendado é limpar seus eletros de Inox e Evox apenas com um pano macio e água. Muito simples, não é mesmo?

Para o fogão, uma boa forma de retirar aquela gordura insistente é utilizar um pano com um pouco de azeite. Para retirar o azeite, utilize outro pano com detergente neutro. Seja de Inox ou Evox, outro eletrodoméstico que pode requerer um pouquinho mais de atenção é a geladeira. Afinal, além de mantê-la sempre como nova, a higienização correta ajuda a conservar melhor os alimentos e o próprio aparelho. Sem contar que a atitude é fundamental para evitar contaminação e problemas de saúde. Dessa forma, a periodicidade mais recomendada para cada limpeza é uma vez ao mês. Veja, neste passo a passo, com é simples:

 

Para manter sua geladeira em ordem

Para fazer a higienização externa de sua geladeira, use pano ou esponja macios e água morna. O mesmo material pode ser utilizado na higienização interna, para cumprir os seguintes passos:

  1. Deligue a geladeira da tomada.
  2. Retire todos os alimentos de todos os compartimentos. Dica: aproveite para verificar se há algum item vencido ou próximo do prazo de validade.
  3. Remova as prateleiras e peças destacáveis da geladeira. Lave-as em água corrente com uma esponja macia e sabão ou detergente neutro.
  4. No interior da geladeira, você pode passar a esponja umedecida com água morna e detergente neutro.
  5. Enxágue com um pano úmido até tirar todo o sabão e, em seguida, seque com um pano seco e limpo.

Pronto. Agora basta plugar sua geladeira de volta na tomada e reabastecê-la com os alimentos. 🙂

Já para combater maus odores, considere incluir internamente um pequeno recipiente com pó de café ou carvão vegetal. Marcas como a Consul, por exemplo, possuem seus próprios filtros desodorizadores e antibactericidas. Assim, além de prevenir o mau cheiro, eles ajudam a reduzir a proliferação de bactérias no interior da geladeira. Bem pensado, né?

 

Fotos: 1. iStock/cyano66 | 2/3/4. Divulgação Brastemp/Samsung/Consul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *