Vai renovar a casa? Saiba qual a melhor tinta para parede

Vai renovar a casa? Saiba qual a melhor tinta para parede

Mudar ou incluir um pouquinho mais de cor é uma ótima maneira de renovar o visual de seus ambientes. Afinal, a pintura é responsável por agregar ainda mais estilo e personalidade aos cômodos. Porém, além de definir a cor, é importante conhecer as diferenças básicas das diversas variedades de tinta para parede. De modo geral, tudo vai depender do tipo de superfície a ser pintada e da sua localização – interna ou externa.

 

Tinta para parede interna e externa

Tinta para parede: látexEm se tratando de tinta para parede, as opções látex e acrílica são as mais indicadas. À base d’água, ambas possuem baixo odor e secagem rápida, mas se diferenciam pela composição. Enquanto a tinta látex aplica-se a ambientes internos, a acrílica, por ser mais resistente à água, é ideal também para ambientes externos. Outro detalhe a ser observado é a categoria do produto, que influencia no poder de cobertura e na lavabilidade. Nesse caso, a categoria econômica é indicada para ambientes internos. Por sua vez, a standard e a premium podem ser usadas em ambos os espaços, internos e externos. Todos esses produtos você encontra na taQi.

Outro detalhe da tinta acrílica é que ela possui três tipos de acabamento: fosco, acetinado e semibrilho. Apesar dessa escolha ser totalmente pessoal, uma dica pode simplificar sua tomada de decisão. É que o tipo fosco ajuda a tornar as imperfeições das paredes mais sutis. Por isso, é o preferido de quem precisa pintar superfícies mais rugosas. Já para paredes lisas, os tipos mais escolhidos costumam ser o acetinado e o semibrilho.

 

Faça você mesmo

Bandeja e rolo de pinturaContratar um pintor para realizar o serviço costuma garantir praticidade e um resultado mais profissional. No entanto, caso queira se aventurar, você mesmo pode pintar as paredes dos seus ambientes. Afinal, trata-se de um processo simples, que pode ser resolvido em três passos: preparação da superfície, nivelamento e acabamento. Porém, para que tudo saia perfeito, é essencial seguir as recomendações dos fabricantes de cada produto. Especialmente ao que se refere à diluição e tempo de secagem.

Antes de tudo, observe o estado atual da parede, que deve estar firme, limpa, livre de infiltração, umidade, pó, gordura e mofo. Caso necessário, consulte um pintor experiente para avaliar e corrigir a situação. Já em termos de materiais, basicamente serão necessários rolo, bandeja, pincel, lixas médias e finas, espátula e/ou desempenadeira, fita crepe e lona.

Massa corrida SuvinilAlém da tinta para parede, vale investir em selador e fundo preparador. Afinal, normalmente há buracos de pregos, trincas e rachaduras para se corrigir. Então, para ambientes externos e superfícies com imperfeições de até 3 milímetros, pode-se utilizar massa corrida ou acrílica. Já para ambientes internos, a dica é investir em massa PVA ou argamassa.

Para começar o trabalho, aplique a fita crepe para isolar detalhes que não devem receber tinta. Por exemplo: tomadas, rodapés e marcos de portas e janelas. A lona também será útil para proteger o chão. Feito isso, lixe as paredes e corrija as imperfeições, preenchendo-as com massa corrida. Depois, aplique uma ou duas demãos de selador. Caso deseje um resultado mais rústico, utilize diretamente a tinta para parede. Já para um acabamento superior, antes de pintar, aplique a massa corrida ou acrílica. Após, lixe e limpe a parede com um pano úmido para retirar o pó. Isso porque a poeira e partículas soltas são as principais responsáveis pelo descascamento de tinta.

 

Tinda para parede Coral Chega de MofoDicas adicionais

Prefira pintar em horários de bastante luz natural e em dias de temperatura amena e com pouca umidade. Para obter uma boa cobertura de tinta, faça movimentos em W. Além disso, para os locais mais difíceis de pintar com o rolo, como os cantos, por exemplo, use uma trincha. Já no caso de paredes com mofo, a dica é escolher a tinta acrílica Chega de Mofo, da Coral. Com tecnologia fungicida, é indicada para paredes internas e externas.

 

Foto: iStock/warrengoldswain

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *