Cuidar bem da grama é a base para um jardim atraente

Cuidar bem da grama garante a base para um jardim atraente

Muito presentes na decoração de interiores, as plantas ajudam a tornar os ambientes mais naturais, relaxantes e acolhedores. Da mesma forma, o impacto visual gerado por um jardim ou quintal bem-cuidado costuma provocar sensações de bem-estar e harmonia. Afinal, manter contato com a natureza é também desfrutar de maior qualidade de vida. Por conseguinte, a chegada do mês de setembro convida a dedicar ainda mais atenção aos ambientes externos.

Além de deixar sua casa mais bonita, as plantas desempenham um importante papel para a saúde de sua família. De maneira especial, o gramado ajuda a absorver a radiação solar e a purificar o ar através de sua fotossíntese. Assim, torna o local mais fresquinho e proporciona uma respiração saudável. Em contrapartida, requer apenas alguns cuidados – que podem até valer como passatempo. Sem contar que, com os equipamentos corretos, o trabalho no jardim fica muito mais fácil e prático!

 

Dicas de corte

Cortador de grama elétrico GarthenExistem muitos tipos de grama – e cada um deles se aplica melhor a determinado uso. Além disso, as espécies possuem características bem particulares em relação a tempo de crescimento e resistência. Mesmo assim, alguns detalhes e cuidados são universais. Por exemplo: em períodos de chuva e umidade, o gramado tende a crescer mais rápido. Por isso, para saber o momento certo de corte, basta verificar a altura da grama. Geralmente, o período ideal ocorre quando ela atinge entre 5 e 7 centímetros.

Para começar o trabalho, retire do gramado eventuais galhos, folhas, pedras e outros detritos. Dessa forma, evitam-se acidentes ou danos a ferramentas e estruturas. Antes de usar o cortador de grama, ajuste a altura do equipamento de acordo com a necessidade. Lembre-se ainda de verificar se a lâmina do aparelho está limpa e afiada. Outra dica importante (e que ajuda a evitar falhas no gramado) é o sentido do corte. Para obter o melhor resultado, faça listras inteiras, indo e voltando com o cortador por toda a extensão do terreno. Ao encerrar, sempre limpe os equipamentos de jardinagem antes de guardá-los.

 

Aparador elétrico Garthen para jardimUtensílios para otimizar o trabalho no jardim

Um item essencial para quem gosta de praticidade é o cortador de grama, que pode ser elétrico ou a gasolina. Além disso, os modelos com caixa de coleta ajudam a poupar tempo, já que dispensam o trabalho de juntar a grama aparada. Nesses casos, fique atento à capacidade do recolhedor, que deve ser compatível com a extensão do gramado. O mesmo vale para sopradores e aspiradores de folhas, que também são utensílios interessantes para fazer a limpeza do jardim. Ainda com base no tamanho do quintal, é possível decidir a largura ideal para a plataforma de corte. Já para finalizar os cantos e realizar acabamentos mais detalhados, a dica é contar com um aparador.

 

Soprador e aspirador de folhas para jardim

 

Mangueira flex para jardim

Outras ferramentas de jardinagem podem ser úteis para fazer retoques ou cuidar manualmente de detalhes mais específicos. Na taQi você também encontra mangueiras e acessórios para manter a irrigação correta do seu gramado.

E aí? Tudo pronto para deixar incríveis a grama e o jardim de sua casa?

 

 

Foto: iStock/schulzie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *