Como tornar o hábito de ler mais prazeroso e relaxante

Ler é uma atividade altamente benéfica ao desenvolvimento intelectual, mas não deve ser encarada como uma “obrigação”. Entenda.

Apesar do crescimento demonstrado no período de 2011 a 2016, o índice de leitura ainda é considerado baixo no Brasil. Assim, mesmo que o número de leitores regulares tenha subido de 50% para 56%, ainda há muito o que melhorar. Afinal, ler é a maneira primordial para formar o pensamento crítico e promover o desenvolvimento intelectual. Além disso, estimula  a criatividade, aumenta o vocabulário e facilita as interações interpessoais. No entanto, 43% dos brasileiros têm na falta de tempo o principal obstáculo para a leitura. Os dados são do Instituto Pró-Livro (IPL) e levam em conta a população acima dos cinco anos.

De fato, ler pode não representar uma tarefa tão simples, pois se trata de uma atividade passiva e estática. Porém, com algumas dicas, é possível tornar a atividade mais dinâmica e confortável. Assim, neste Dia Nacional da Leitura (12 de outubro), saiba como incluir o bom hábito da leitura na sua rotina.

 

Criando ou reforçando o hábito de ler

Conforme o IPL, são sete as principais motivações que impulsionam os brasileiros a investir no hábito de ler regularmente. O gosto pela leitura é o que motiva 25% da população, enquanto 19% lê por uma questão de atualização cultural. Ler é, também, uma distração para 15% dos brasileiros. De outra parte, motivos religiosos foram indicados por 11% dos entrevistados. Crescimento pessoal (10%), exigência escolar (7%), atualização profissional ou exigência do trabalho (7%) completam a lista. Porém, independentemente da motivação, o mais importante é não deixar de lado o hábito de ler. Por isso, confira a seguir algumas dicas da taQi:

  1. Não faça da leitura uma obrigação

A leitura deve ser um exercício prazeroso. Assim, obrigar alguém ou sentir-se obrigado a ler algo não é a melhor saída para estabelecer um hábito. Especialmente quando se trata de uma leitura muito densa ou inadequada para determinada idade. Afinal, além de ampliar o conhecimento, ler deve proporcionar diversão, tranquilidade e até relaxamento. Por isso, a dica é começar lendo coisas pelas quais você tenha interesse e curiosidade. Então, de início vale tudo: gibi, bula de remédio, rótulo de produtos, catálogos, manuais. Aos poucos, aventure-se em obras um pouco mais extensas – como livros de contos, romance, poesia ou crônicas, entre outros. O que vale é encontrar seu tipo de leitura favorita e, assim, seguir por essa linha.

  1. Crie uma meta

A “gamificação” é uma mecânica trazida dos jogos para facilitar o engajamento e a motivação em diversas situações do cotidiano. Com a leitura não é diferente. Assim, experimente traçar uma meta diária. Por exemplo: tente ler, pelo menos, 10 minutos por dia. Se você conseguir concluir cinco páginas nesse intervalo, terá lido uma obra de 150 páginas em um mês. Ou seja, um volume bem considerável para quem está tentando estabelecer um novo hábito, certo? Além disso, com o passar do tempo você conseguirá ir ampliando suas metas até que a leitura se torne natural.

Estante BRV: livros sempre à mão para ler
Um convite a ler: estante mantém seus livros sempre à vista
  1. Não force uma leitura longa

Não gostar de leituras longas não é um problema. Ninguém é obrigado a gostar de textos compridos demais ou muito complexos. Neste caso, uma boa estratégia é investir nos contos, que em poucas páginas trazem histórias inteiras, com começo, meio e fim.

  1. Visite bibliotecas e livrarias

Seja em sua própria cidade ou em locais que esteja conhecendo a passeio ou a trabalho. Sentir o poder de um ambiente repleto de livros e conhecimentos variados pode deixá-lo mais envolvido pela leitura. Para perceber isso, faça o teste: entre numa livraria ou biblioteca e preste atenção ao seu entorno.

  1. Invista num local confortável para ler

Poltrona DublinQuem já tem o hábito, muitas vezes consegue ler em qualquer lugar e em qualquer posição. Aliás, algumas pessoas conseguem se concentrar de forma tão intensa que sequer escutam os sons ao redor. Porém, para quem está começando, um ambiente confortável é o melhor aliado para instituir um costume. Por isso, certifique-se de que você estará 100% confortável. Seja deitado no sofá ou na cama, sentado numa cadeira ou poltrona de sua preferência. Porém, quem lê deitado pode ter que enfrentar um grande concorrente: o sono.

Luminária de mesa para lerDessa forma, a dica da taQi é preparar um espaço acolhedor em sua casa. Afinal, ao sentir o corpo relaxado você conseguirá mergulhar na história e desfrutar verdadeiramente do prazer de ler. Consequentemente, uma poltrona reclinável pode ser uma excelente pedida. Já para não forçar os olhos, a iluminação também é uma variável importante. Dependendo do seu momento de leitura, abajures e luminárias de mesa ou de piso podem ajudar. Além disso, se a música auxilia na sua concentração, uma caixinha de som tende a ser boa companhia. Já quando quiser reunir suas obras favoritas ou criar um ambiente inspirador, você poderá investir numa estante ou livreiro. Ah! E não esqueça de compartilhar suas dicas de leitura com a gente! 🙂

 

Foto: iStock_gpointstudio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *