Ferramentas indispensáveis para os consertos domésticos

Ferramentas indispensáveis para os consertos domésticos

É tempo de confraternizar com a família e os amigos. De mudar o astral e renovar o lar para receber o novo ano. Aliás, é justamente neste período que muitas pessoas se sentem motivadas a providenciar pequenos consertos em casa. Aliás, com as ferramentas certas, você mesmo pode realizar, pelo menos, os reparos mais simples.

Antes de começar, invista numa inspeção básica para analisar o que, na sua opinião, precisa ser feito em sua casa. Observe cada detalhe e faça fotos de todos os cômodos. Assim, através das imagens, você terá uma melhor percepção do que está faltando ou fora do lugar. Então, a partir dos seus apontamentos, determine as prioridades e prepare-se para os consertos mais viáveis para você. Definidos os planos, chega o momento de separar as ferramentas e materiais que serão úteis ao desenvolvimento do trabalho. Vale lembrar que, para além desta ocasião, muitos destes instrumentos poderão ser úteis em outras situações do dia a dia.

 

Consertos que você pode fazer sozinho

Jogo de chaves Philips - TramontinaTrocar tomadas

Essenciais em tempos de revolução digital, tomadas funcionais são indispensáveis em qualquer ambiente. Em caso de defeito, a troca pode ser realizada de forma simples e rápida. Para isso, utilize uma chave teste para verificar a chegada de energia elétrica àquele ponto. Depois, desligue o disjuntor correspondente ou a chave-geral e repita a verificação para garantir que a tomada não está energizada. Para substituí-la, use uma chave Philips, fita isolante e, claro, a tomada nova.

Trocar a resistência do chuveiro elétrico

Tudo bem, no verão é mais tranquilo. Mas, de toda a forma, ninguém está livre de entrar no banho e perceber que a resistência do chuveiro elétrico queimou. Sendo assim, a dica é ter sempre uma resistência sobressalente em casa. Para trocá-la, basta contar com a ajuda de uma chave de fenda e um alicate para refazer a ligação. Sempre se certificando de desligar o disjuntor correspondente ou chave-geral da casa antes de mexer na fiação, certo?!

Trocar torneira de parede

Trocar uma torneira de parede é uma tarefa mais simples do que se pensa. Afinal, basta contar com uma chave de cano para substituir a antiga pela nova. Além disso, utilize a fita veda rosca para impermeabilizar a passagem de água. Lembre-se, apenas, de desligar o abastecimento d’água antes de remover a torneira usada. Para tanto, feche o registro correspondente e depois abra a torneira para escoar a água retida no encanamento.

Consertar fechaduras

Alicate de bico meia cana StanleyEmbora sejam essenciais para manter a segurança e a privacidade, as fechaduras costumam receber atenção apenas em situações de problema. Ainda assim, produtos e ferramentas simples podem ser muito úteis para “salvar o dia” em determinadas situações. É o caso dos desengripantes – anticorrosivos que ajudam a eliminar a ferrugem que, muitas vezes, limita o funcionamento da fechadura. Já para contornar casos em que a chave quebra em seu interior, um alicate, arame ou pinça podem ser úteis. Especialmente se o fragmento quebrado tiver ficado à mostra. Assim, com um alicate de bico, tente segurar o pedaço quebrado e puxá-lo para fora do miolo da fechadura. Por ser ainda mais fina, a pinça é a alternativa direta ao alicate. Se ainda assim não for possível, um arame longo e rígido pode ajudar a “pescar” a chave para fora. E, se for preciso investir numa fechadura nova, você mesmo pode fazer a troca usando chaves de fenda e Philips.

Tapar buracos na parede

Sabe aqueles buraquinhos na parede por onde entram formigas, aranhas e outros pequenos animais? Com lixa, massa corrida e uma espátula pequena você consegue acabar com eles num instante.

Vedar janelas

Por falar em bichos, é possível eliminar fendas das janelas com o auxílio de uma trena e do veda frestas. Assim, você também livra seus ambientes de vazamentos de água da chuva, da entrada de vento e correntes de ar.

Eliminar as trincas das paredes

Assim como fechar os buracos das paredes, é possível acabar com aqueles trincados desagradáveis. Para isso, use massa corrida ou acrílica com o auxílio de uma espátula em formato “V”. Em seguida, basta lixar para dar acabamento.

Acabar com rachaduras e goteiras em telhas de fibrocimento

Você já ouviu falar da fita asfáltica adesiva? Prática, simples e de rápida instalação, ela é a solução ideal para vedar telhas, calhas e rufos.

Disfarçar o piso de madeira arranhado

Sempre em alta, os pisos amadeirados podem sofrer riscos com o passar do tempo. Porém, é possível disfarçá-los usando verniz ou cera. Antes disso, utilize uma lixa para preparar a superfície e deixá-la com aparência de nova.

Renovar os rejuntes do piso

Você sabia que o simples fato de renovar os rejuntes do piso ajuda a realçar todo o ambiente? Para isso, invista num rejunte específico para o seu tipo de piso, espátula metálica e colher de pedreiro.

 

O que não pode ficar de fora de sua nova caixa de ferramentas

Na cidade ou na casa de praia, não é preciso ter um kit profissional para providenciar aqueles consertos eventuais. Para tanto, basta montar uma caixa de ferramentas básica com os principais itens exigidos nas demandas domésticas mais comuns. Confira:

Alicate: ajuda a remover pregos e cortar fios. Também é uma ferramenta útil para trabalhar com arames, azulejos e ladrilhos.

Chave de fenda: utilizada para fixação ou remoção de parafusos de inúmeros objetos. Aliás, são vários os modelos e tamanhos disponíveis. Sendo assim, é sempre útil ter mais de uma em casa.

Chave Philips: indispensável na sua caixa de ferramentas, ela também exerce a função de apertar ou afrouxar parafusos. No entanto, caracteriza-se por ter uma ponta mais fina e em formato de “X”.

Chave de cano Gedore RobustChave de cano: é uma ferramenta regulável usada para apertar ou afrouxar peças, porcas, canos, entre outros materiais. Ela também é chamada de chave de grifo, chave de tubos e chave Stillson.

Martelo: geralmente empregado em trabalhos mais pesados, serve principalmente para pregar coisas. Logo, aplica-se a desde pequenos reparos até grandes reformas.

Arco de serra: ferramenta ideal para serrar cano, sifão de pia ou outros objetos de madeira, plástico e metal.

Furadeira e parafusadeira: elas são as estrelas dos consertos e pequenos reparos. Afinal, facilitam muito qualquer tarefa relacionada ao assunto. Seja para instalar prateleiras, quadros e nichos nas paredes ou reformar móveis, são indispensáveis.

Furadeira e parafusadeira Dewalt
Furadeira e parafusadeira Dewalt
Acessórios

Além das ferramentas básicas, recomenda-se ter sempre boas quantidades de acessórios como pregos, parafusos e buchas de diversos tamanhos. Cola de madeira é outro item muito útil, assim como os seguintes:

Estilete: ideal para cortar superfícies como a do papelão e auxiliar em trabalhos mais artesanais.

Fita isolante: como o próprio nome sugere, é ideal para isolar materiais. Especialmente no caso de emendas elétricas.

Fita veda rosca: sua missão é evitar vazamentos. Por isso, é aplicada em volta da rosca dos canos de torneiras, chuveiros e afins.

Trena: útil sempre que se precisa medir algum móvel, abertura ou ambiente. Invista numa trena com pelo menos três metros de comprimento.

Caixa de ferramentas StanleyComo visto, é sempre bom ter uma caixa de ferramentas por perto. Melhor ainda é encontrar tudo o que você precisa no mesmo lugar. Por isso, conte com a taQi para adquirir chaves de diversos modelos e funções a preços especiais.

Ah! Antes ou depois dos reparos, também dá para aproveitar e fazer aquele “ritual” de renovação. Assim, jogue fora o que está quebrado, doe o que não usa mais, dê nova função ao que estava esquecido. E deixe a casa pronta para as festas de final de ano!

 

Foto: iStock/AndreyPopov

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *