Andar de bicicleta é alternativa sadia e gostosa para o verão

Andar de bicicleta é alternativa sadia e agradável para o verão

Duas rodas, pedais, correia e guidão. Não ficam dúvidas sobre o assunto em pauta, não é mesmo? As bicicletas estão outra vez em alta, ganhando cada vez mais adeptos. Nos últimos anos, muitas cidades brasileiras vêm investindo na infraestrutura de ciclovias e ciclofaixas. E isso, claro, estimula ainda mais as pessoas a pedalar. Assim, que tal aproveitar a chegada do Natal para presentear a criançada com bikes e incentivar um hábito extremamente saudável? Afinal, andar de bicicleta é um ótimo hobby para se curtir em família e faz bem para todo mundo.

 

Bicicleta é saúde

Andar de bicicleta: dicas para escolher sua bikePedalar é um exercício aeróbio – ou seja, que utiliza o oxigênio como fonte de energia para o corpo. Isso significa que, além de tonificar os músculos, melhora a capacidade cardiorrespiratória e auxilia na queima de gordura. Andar de bicicleta também faz bem para as articulações, pois gera menos impacto do que outras atividades, como a corrida. Além disso, é um exercício que ajuda a desestressar, especialmente se praticado em meio à natureza.

 

Andar de bicicleta: como escolher a bike ideal

Qual a bike perfeita para você?

Existem inúmeros tipos de bicicletas no mercado e, por isso, vale prestar atenção a alguns detalhes antes de comprar uma. O primeiro passo no processo de escolha é saber qual o uso que você pretende dar à bike. Passeio, corrida, trilhas ou mobilidade urbana? Veja, abaixo, alguns dos principais tipos de bicicletas existentes:

– Estrada: são bastante versáteis, permitindo o uso para treinos, competições e deslocamentos urbanos. O foco, porém, é na velocidade. Isso porque o formato do guidão faz com que o ciclista fique inclinado para frente, em posição mais aerodinâmica. Por isso, pode não ser a melhor opção para pessoas pouco flexíveis ou que sofram de dores nas costas.

– Mountain Bike (MTB): robustas e com bom amortecimento, são bicicletas projetadas para trilhas, apesar de se darem bem em qualquer tipo de superfície. Com uma MTB dá para andar de bicicleta sem problemas em terrenos irregulares com pedras, lama e raízes. Além disso, sua estrutura é pensada para facilitar as subidas, descidas e mudanças bruscas de direção. Por isso, também contam com um bom sistema de freios. É o modelo mais popular no Brasil.

– Híbrida: como o nome já indica, as híbridas apresentam características de ambos os tipos já citados. Logo, são adequadas para uma grande variedade de usos e terrenos. Possuem o guidão reto e um pouco mais alto do que as bikes de estrada. Isso permite ao ciclista ficar mais ereto e observar melhor o seu entorno.

– Urbana: são as bicicletas mais adequadas para o uso na cidade, seja para passeio ou como meio de transporte. O foco aqui é o conforto e a estabilidade, e não a velocidade, até porque não costumam possuir marchas. É uma boa opção para quem quer usar a bike para ir ao trabalho, por exemplo. Isso porque seu formato, com a barra mais baixa, favorece o uso de roupas sociais e casuais.

 

Dicas para andar de bicicleta neste verão

Além de ficar por dentro dos modelos, também é importante conhecer os componentes de uma bicicleta. Especialmente o material e o tamanho do aro das rodas. As bikes feitas de aço, por exemplo, costumam ser as mais baratas, porém são pesadas e enferrujam fácil. Em contrapartida, as de fibra de carbono são leves e resistentes, mas o alto custo praticamente as restringe a competidores. Como meio termo há o alumínio, que combina as características de leveza, robustez e preço acessível. Não à toa, é o material mais utilizado nos modelos atuais.

Andar de bicicleta: na taQi há opções para todas as idades!

Na hora de andar de bicicleta é preciso considerar ainda o tamanho do aro, especialmente nas bikes infantis. Quanto mais nova a criança, menor será o número do aro recomendando. Por exemplo: para um pitoco de três anos de idade, o mais indicado é aro 12. Já para uma criança de 6 anos, o melhor é usar aro 16. A partir dos 12 anos, a criança geralmente já consegue usar aro 26, o mesmo utilizado por adultos. Há ainda o aro 29, que oferece maior área de contato do pneu com o chão, gerando estabilidade e velocidade.

Gostou dessas dicas? Então agora é só conferir as diferentes opções de bike disponíveis na TaQi e escolher a sua! Ah! E não se esqueça do capacete!

 

Foto: iStock/Pavel1964

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *