10 dicas para renovar os ares da casa sem gastar muito

10 dicas para renovar os ares da casa sem gastar muito

Que tal repaginar a casa sem passar por toda a incomodação de uma grande reforma? Pois saiba que, com algumas poucas dicas práticas e bom gosto, isso é bem possível. Confira, então, as sugestões que a taQi preparou para você renovar seu lar de forma econômica, sem passar trabalho.

 

  1. Novas cores nas paredes

Poucas coisas fazem tanta diferença num ambiente quanto uma camada de tinta fresca. Portanto, nada melhor do que renovar uma ou mais paredes com uma cor bem viva! Afinal, matizes diferentes trazem sensações diversas. Cores quentes – como vermelho, laranja e amarelo – remetem a energia, criatividade e autoestima. Já o verde e o azul transmitem calma, serenidade e paciência. Porém, é sempre importante lembrar que tons muito escuros podem deixar pesados ambientes que não sejam bem-iluminados.

 

  1. Aberturas repaginadas

Na mesma linha, testar cores e texturas diferentes nas portas internas pode ser uma bela maneira de renovar o ambiente. É possível usar tinta ou, até mesmo, adesivos. Tons terrosos, como ocre, são tendência para aberturas. Mas atente para o fato de que paredes e portas coloridas num mesmo cômodo podem ficar chamativas demais. Logo, o ideal é destacar as aberturas em ambientes de cores neutras.

 

  1. Plantas, ervas e temperos

Seja no jardim, na sala, na cozinha ou mesmo no banheiro, folhagens são sempre uma boa pedida. Afinal, trazem frescor ao ambiente e nos mantêm conectados à natureza. Em espaços amplos, podem ser utilizadas plantas de grande porte – como a camedórea-elegante ou o ciclante. Já a cozinha é lugar para abusar dos temperinhos, claro. Em cima do balcão ou mesmo em vasinhos suspensos, é sempre útil ter à mão manjericão, hortelã, alecrim ou sálvia. No banheiro, o ideal é renovar o ambiente com folhagens bem adaptadas à sombra e à umidade. É o caso, por exemplo, do clorofito e das samambaias.

 

  1. Mais conforto na sala

PuffA sala de estar, normalmente, é o lugar mais frequentado na casa, certo? Por isso, nesse cômodo vale a pena não poupar em conforto. Além de um bom sofá, a dica aqui é investir em almofadas, muitas almofadas. Práticas e versáteis, podem ter vários tamanhos e formas. Assim, o ideal é justamente ter várias almofadas diferentes, em cores diversas. Dá também para renovar a decoração com alguns puffs, ideais para se esparramar em frente à TV.

 

  1. Estampas diferentes

Outra dica para dar aquela melhorada no ambiente é renovar as estampas dos sofás. Isso pode ser feito com uma reforma geral nos estofados – mas essa costuma ser uma opção cara e pouco prática. Logo, uma boa saída é usar mantas sobre sofás, poltronas e cadeiras. Além de dar nova cara ao espaço, ajudam a proteger os móveis e são fáceis de lavar. Estampas coloridas ou com desenhos, fotos e frases também ficam ótimas nas almofadas. Já nos tapetes, o ideal é adotar padronagens, normalmente em cores sóbrias.

 

  1. Luz para dar mais vida

Luminária pendente TaschibraUm problema muito comum em casas (e, especialmente, em apartamentos) é a falta de luz natural. Para driblar essa situação, há algumas opções eficazes. Caso haja cortinas nas janelas, uma boa alternativa é substituí-las por tecidos mais finos ou mesmo retirá-las por completo. Outra ideia é pintar as paredes e móveis com cores claras, pois estas ajudam a refletir a luz. Se, mesmo assim, o ambiente permanecer escuro, o jeito é apelar para as luminárias, disponíveis nos mais diferentes modelos.

 

  1. Ambientes mais amplos

Outra maneira de iluminar os ambientes e, de quebra, fazer os espaços parecem maiores é usar espelhos. Ficam bem em praticamente qualquer cômodo – seja na sala, no hall, no corredor ou nos quartos. Para renovar os espaços e dar essa ideia de amplitude, o ideal é usar espelhos sem molduras muito espessas. Isso porque estas podem acabar “pesando” no ambiente.

 

  1. Espaço para a criatividade

Já para dar um toque artístico à sua casa, que tal investir num painel bem criativo? Pode ser de qualquer tamanho e formato, em qualquer cômodo, e de vários materiais diferentes. Uma ideia bastante prática são murais de cortiça, perfeitos para receber fotos de família e desenhos feitos pela criançada. Se preferir, o painel pode ser daqueles de metal, com ímãs. Outra sugestão é pendurar fotografias numa espécie de varal encostado à parede. Ele pode ser feito com barbante ou até mesmo com LEDs pisca-pisca.

 

  1. Mais organização

Ao longo do tempo, é praticamente inevitável que o ambiente vá ficando bagunçado, não é mesmo? Por isso, para recuperar aquela sensação de casa nova, é essencial fazer uma bela faxina e colocar tudo no lugar. Mais do que isso, é importante renovar os métodos de organizar seus pertences. E caixas e potes são ótimos aliados nessa tarefa. Na sala, no quarto e no escritório, tire a papelada e os objetos de uso cotidiano das prateleiras. Coloque-os em caixas ou cestas, que podem ser de metal, plástico ou vime. Na cozinha, organize os mantimentos em potes bem vedados e acabe com a bagunça.

Balcão organizador
Balcão organizador: tudo em seu devido lugar

 

  1. Minimalismo na medida certa

Já teve a sensação de que a sua casa é apertada e abarrotada de coisas? Então, que tal praticar o desapego e se livrar de alguns móveis pouco utilizados? É incrível como retirar apenas uma cadeira, por exemplo, faz com que a percepção de tamanho do ambiente mude bastante. Se a ideia parecer muito radical para você, procure renovar a casa trocando os móveis de lugar. Teste várias disposições e assim, quem sabe, descobrirá quais são os móveis que não farão falta.

 

Foto: iStock/KatarzynaBialasiewicz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *