Fritadeira sem óleo: como funciona e dicas para aproveitá-la

Saiba como funciona e como utilizar a fritadeira sem óleo, equipamento cada vez mais popular nas cozinhas brasileiras.

Verdadeiro fenômeno de vendas nos últimos anos, a fritadeira sem óleo está se tornando um dos eletrodomésticos mais populares do Brasil. E não é à toa. Afinal, o aparelho une o útil ao agradável ao conseguir fazer frituras com pouca ou quase nenhuma gordura. Assim, alimentos que normalmente são muito oleosos, como anéis de cebola, ganham uma versão bem mais saudável. E o melhor: sem perder o sabor e a crocância!

Quer conhecer mais sobre a fritadeira sem óleo? Então acompanhe este guia que a taQi preparou para você!

 

Como funciona?

Fritadeira sem óleo Cadence Super Light FryerAs fritadeiras sem óleo, também chamadas de fritadeiras elétricas, utilizam ar quente em alta velocidade para cozinhar os alimentos. O princípio de funcionamento é relativamente simples. Primeiro, uma resistência no interior da fritadeira aquece o aparelho, num processo semelhante ao dos fornos elétricos. Em seguida, uma espécie de hélice passa a movimentar o ar quente de forma muito rápida. Essa combinação de fatores faz com que o alimento seja cozido e fique com aspecto e sabor de fritura.

 

O que pode ser preparado na fritadeira sem óleo?

Bolos, carnes, petiscos, pães, doces… Praticamente tudo que seria feito no forno ou numa panela com óleo pode ser preparado na fritadeira. Logo, as possibilidades são infinitas! Aliás, um bom lugar para ficar por dentro de receitas é o site Fritadeira Sem Óleo. Lá, o blogueiro e youtuber Maurício Rodrigues publica muitas sugestões de pratos que podem ser preparados no aparelho. São inúmeras receitas supergostosas, como filé à parmegiana, batata recheada e bolo de chocolate.

Fritadeira sem oleo Midea Liva Fra 42

Algumas dicas importantes

Assim como outros eletrodomésticos, a fritadeira sem óleo possui alguns macetes para ser mais bem utilizada. Confira:

  1. Tome cuidado para não colocar muitos alimentos na fritadeira ao mesmo tempo. Isso prejudica o cozimento e, principalmente, a crocância, já que o ar quente não atinge toda a comida por igual;
  2. Ao preparar carnes, sempre aqueça a fritadeira primeiro. Isso ajuda a selar a carne e, consequentemente, a manter sua suculência;
  3. É possível utilizar formas e refratários dentro da fritadeira. Claro, desde que caibam no espaço disponível dentro do aparelho. Assim, o eletrodoméstico fica menos sujo ao final do uso;
  4. Unte ou use spray culinário antiaderente no cesto interno da fritadeira antes de utilizá-la. Isso também facilitará bastante a limpeza.

 

Conheça os diferentes modelos

Fritadeira Multilaser GourmetNas lojas e no site da taQi você encontra diversos modelos de fritadeiras sem óleo. Todos são de ótima qualidade e possuem o mesmo processo de funcionamento descrito acima. O que muda, então, de um modelo para o outro? As diferenças costumam ficar restritas ao tamanho do aparelho, à capacidade interna e a alguns recursos extras. A Air Fryer Gourmet CE14 (Multilaser), por exemplo, tem capacidade de até 2,5 litros e oferece cinco níveis de temperatura. Já a Super Light Fryer (Cadence) é maior, com 3,2 litros de capacidade, e possui sete níveis de temperatura.

E aí… Já escolheu a sua? Na dúvida, confira todos os modelos disponíveis na taQi! 🙂

 

Foto: iStock/Tetiana Chudovska

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *