Ferramentas para marcenaria: as melhores estão na taQi!

Contar com modelos recentes de ferramentas para marcenaria facilita seu trabalho, garantindo mais segurança, qualidade e precisão.

Construir objetos de madeira, seja ela maciça ou não, sempre exige o uso das melhores ferramentas para marcenaria. E quem atua profissionalmente na área sabe a diferença que faz ter uma oficina bem-equipada. Afinal, é muito mais fácil e rápido produzir móveis de qualidade quando se tem equipamentos modernos à disposição. Além disso, é bem mais seguro, já que modelos recentes costumam oferecer mais dispositivos de proteção. Por tais razões, é recomendável que os profissionais da área mantenham suas oficinas atualizadas, com máquinas sempre em bom estado.

Pensando nisso, a taQi relembra as ferramentas para marcenaria que devem estar sempre em dia na sua oficina. Confira:

Ferramentas para marcenaria: serra circular

Serras

São muitos os modelos de serras que integram uma oficina profissional. A serra de bancada, por exemplo, é essencial para dividir pedaços grandes de madeira em tábuas menores. Já para criar ângulos, sejam horizontais ou verticais, a serra esquadria faz o serviço com perfeição. Por sua vez, a serra circular torna os cortes transversais mais fáceis graças à sua mobilidade. Todos esses modelos possuem lâminas em disco, que devem estar sempre afiadas para a obtenção do melhor desempenho. Para recortes, o ideal é usar a serra tico-tico, que pode ser encontrada em versões portáteis ou de bancada.

 

Lixadeiras, plainas e tupias

Ferramentas para marcenaria: tupia BoschAs lixadeiras, as plainas e as tupias são ferramentas para marcenaria indispensáveis na etapa de acabamento de trabalhos em madeira. Disponíveis em modelos orbitais ou de cinta, as lixadeiras elétricas conseguem suavizar a textura de superfícies rapidamente. Assim, poupam muito tempo e esforço manual. Aliás, o mesmo pode ser dito das plainas, que tornam lisas e niveladas tábuas antes disformes. Já as tupias facilitam a tarefa de criar entalhes e outros ornamentos na madeira.

 

Ferramentas para marcenaria: furadeira e parafusadeiraFuradeiras e parafusadeiras

Chegando à etapa de montagem dos móveis, essas duas ferramentas para marcenaria facilitam muito o trabalho. Aliás, hoje em dia, ambas as funções são encontradas no mesmo aparelho. A maioria dos modelos vem em versão sem fio, com bateria, o que torna tudo ainda mais prático. Porém, vale lembrar que é necessário adquirir também um bom jogo de brocas. Assim, você garante que sempre terá a configuração ideal para qualquer trabalho, seja na oficina de marcenaria ou realizando consertos domésticos.

 

Foto: iStock/Frank Myrland

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *