Trabalhar em casa: como criar seu espaço de home office

Veja algumas dicas de como manter o escritório organizado para trabalhar em casa com mais foco, concentração e produtividade

O home office já vinha se apresentando, há tempos, como uma tendência no mundo corporativo. Contudo, com a experiência massiva e histórica induzida pela quarentena durante a pandemia de Covid-19, isso ficou ainda mais evidente. Afinal, a prática vem desmistificando o assunto, sobretudo ao demonstrar que é possível manter e até melhorar a produtividade remotamente. Entre outras coisas, trabalhar em casa garante menos trânsito e insegurança, além de mais flexibilidade e proximidade com a família. Mas, para que tudo funcione da melhor forma, é fundamental manter um espaço organizado e um ambiente tranquilo.

Para tanto, você pode usar uma escrivaninha no cantinho da sala ou montar um escritório completo em sua casa. Aliás, com algumas dicas e uma rápida avaliação, é fácil descobrir qual o melhor formato para você trabalhar em casa. Confira!

Escrivaninha Jaeli Versatile

 

Avalie suas principais necessidades para trabalhar em casa

Antes de colocar a mão na massa, analise as principais características de sua ocupação profissional. Afinal, a partir disso é que será possível definir o melhor local para desempenhar as respectivas atividades.

Em primeiro lugar, avalie se você precisa de um espaço mais amplo ou se um cantinho já é suficiente. Além disso, considere se precisa de um ambiente mais calmo e reservado ou se interferências do ambiente não irão atrapalhar. Aliás, sua estrutura familiar certamente também deve influenciar a decisão.

 

Estante ajuda a organizar seu espaço para trabalhar em casaOrganize seus materiais de trabalho

Uma boa dica para favorecer a produtividade é deixar todos os seus materiais bem organizados. Assim, separe seus itens de escritório por categorias e guarde-os em gavetas, caixas, pastas ou organizadores. Além disso, invista na identificação, adotando etiquetas. Depois, a cada final de expediente, dedique um momento para devolver cada coisa ao seu lugar. Não deixe a esmo papéis, caneta, livros, pendrives, dispositivos eletrônicos e afins. Dessa forma, será possível iniciar um novo dia de trabalho sem perder tempo procurando suas coisas. Nesse contexto, armários e estantes podem servir de apoio para seu trabalho em casa.

 

Evite trabalhar no quarto

Num cenário ideal, o melhor é que seu escritório e seu quarto sejam ambientes separados. Dessa forma, você consegue delimitar espaços entre o pessoal e o profissional. Afinal, é importante que o dormitório possa manter sua finalidade original. Ou seja: a de relaxar, descansar e recuperar o corpo e a mente para os desafios do dia seguinte.

 

Invista em móveis confortáveis

Luminária de mesa: para não faltar luz na hora de trabalhar em casaMesmo estando em casa, lembre-se de que você passará a maior parte do dia trabalhando. Logo, dispor de mesa e cadeira adequadas é essencial para cumprir suas funções de maneira saudável. Afinal, você pode até tentar aproveitar os móveis da sala ou da cozinha para trabalhar em casa por alguns instantes. Porém, com o passar do tempo, sentirá no corpo o principal prejuízo do improviso. Assim, lembre-se da importância da ergonomia – tanto para a saúde física e mental quanto para garantir produtividade no trabalho. Nesse aspecto, inclusive, a iluminação é outro fator importante. Por isso, para além da luz natural do dia e da lâmpada do seu cômodo, considere investir numa luminária de mesa. Outro detalhe que pode fazer bastante diferença é incluir um toque de natureza no home office. Afinal, uma planta é capaz de tornar seu ambiente mais alegre, aconchegante e intimista.

 

Priorize a divisão de sua vida pessoal da profissional

Muitas vezes, ao trabalhar em casa, pode-se acabar perdendo a noção do tempo. Aliás, é importante ficar atento a duas situações: baixa produtividade e horário de expediente excessivo. Afinal, ambos trarão prejuízos para as esferas profissional e pessoal. Portanto, considere criar algumas “barreiras” para trabalhar em casa de maneira eficiente e saudável. Por exemplo: estabeleça horários de atividade e de intervalo iguais ou próximos aos que vinham sendo cumpridos presencialmente. Além disso, reserve momentos do dia para tarefas livres de dispositivos móveis e equipamentos eletrônicos. Aliás, caso precise de qualquer coisa para tornar seu trabalho em casa melhor, a taQi já reabriu muitas de suas lojas. Mas, se você faz parte do grupo de risco ou não se sente seguro para sair, siga comprando online. Afinal, tanto pelo site quanto pelo aplicativo, seus pedidos são entregues em casa! 🙂

 

Foto: iStock/gpointstudio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *