Como acabar com o cheiro de comida em casa ao cozinhar

Coifa, depurador ou exaustor? Saiba qual é o equipamento mais adequado para não deixar que o cheiro de comida fique por toda a casa

Em determinados contextos, o aroma de café passado, de pão ou de bolo quentinhos podem despertar boas memórias afetivas. Por outro lado, o cheiro de comida, especialmente de fritura, gera uma situação desagradável no dia a dia. Afinal, além de se espalhar por toda a casa, pode ficar impregnado nas suas roupas e até nos seus cabelos. Assim, mesmo após as refeições, muitas vezes o odor que emana da cozinha acaba persistindo por longos períodos. Por isso, equipamentos como depuradores, exaustores e coifas podem ser de grande utilidade para combater esse tipo de problema. No entanto, cada um deles oferece diferentes vantagens para sua casa. Quer entender melhor essas diferenças? Então descubra, a seguir, qual a melhor escolha para tornar a tarefa de cozinhar ainda mais agradável.


Para acabar com o cheiro de comida pela casa

Contra o cheiro de comida, depurador é opção discreta e econômica
DEPURADOR

Ideal para cozinhas pequenas, o depurador costuma ser a opção mais acessível em termos de investimento. Afinal, seu design é compacto e não requer chaminé. Basicamente, o aparelho cumpre a função de “reciclar” o ar, devolvendo-o mais limpo ao ambiente. Contudo, a gordura retirada da cozinha fica presa em sua grade de inox, que precisa ser limpa com certa frequência. Logo, o depurador pode não ser o equipamento mais recomendado para cozinhas grandes. Inclusive porque sua potência é também menor do que a dos exaustores e coifas.

 

EXAUSTOR

Churrasqueiras também têm vez: exaustor instalado na chaminé combate ingresso de fumaça e cheiro no ambienteO exaustor também cumpre a missão de renovar o ar dos ambientes. Dessa forma, ele troca o ar quente do espaço interno pelo ar frio que está do lado de fora. Porém, sua capacidade de limpar a gordura da cozinha é menor do que a capacidade das coifas, por exemplo. Ao mesmo tempo, destaca-se pela variedade de modelos disponíveis no mercado. Este modelo próprio para churrasqueira (foto ao lado), por exemplo, ajuda a eliminar o odor de fumaça dos seus churrascos.

 

COIFA

Mais completas e com preços bem variados, as coifas reúnem dupla função. Isto é, podem ser utilizadas tanto no modo exaustor quanto no modo depurador. Assim, também são capazes de expulsar o ar quente para fora da cozinha. Além disso, as coifas conseguem captar e filtrar a gordura, bem como devolver um ar mais limpo para o ambiente. Na taQi você encontra diversos modelos de coifa: tanto de parede, quanto de ilha. Dessa forma, é possível eliminar o cheiro de comida, independentemente do design e do estilo de sua cozinha.

Cheiro de comida? Coifa Nardelli tem design atraente

 

Então? Qual desses equipamentos é mais adequado para auxiliar no combate ao cheiro de comida na sua casa? Seja qual for a sua opção, uma coisa é certa: taQi! 🙂

 

Foto: iStock/Ridofranz

One thought on “Como acabar com o cheiro de comida em casa ao cozinhar

  1. pedro ramos disse:

    SUGGAR PARA COZINHA PEQUENA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *