Economia de água reduz conta e ajuda a preservar o planeta

Saiba como fazer economia de água em sua residência com alguns pequenos ajustes e a ajuda de eletrodomésticos modernos

Como sabemos, nosso planeta é composto majoritariamente por água. Ela é abundante nos oceanos, que cobrem cerca de 70% da Terra, mas escassa em sua apresentação potável. Afinal, apenas 0,0075% da água do mundo está disponível em rios e lagos. Portanto, é muito importante fazer economia de água e evitar o desperdício desse recurso tão precioso. E, para que todo mundo possa fazer sua parte, a taQi traz algumas dicas que facilitam essa tarefa!

 

Mais economia de água em casa

Torneira com arejador ajuda na economia de água em casaSão muitas as ações que podemos adotar em casa para evitar o desperdício de água. Revisões periódicas nos encanamentos e registros são um bom começo. Afinal, mesmo pequenos vazamentos podem significar uma quantidade enorme de água desperdiçada ao longo do tempo. Outra boa iniciativa é a instalação de equipamentos que gerem mais economia de água. Torneiras com arejador e descargas com duplo acionamento, por exemplo, ajudam a reduzir o consumo significativamente.

Já do lado de fora de casa, que tal fazer uma pequena reforma e instalar uma cisterna? Nela pode ser coletada e armazenada água da chuva, perfeita para limpar o pátio e regar as plantas. A água das cisternas, porém, não é potável. Logo, não pode ser utilizada em ambientes como cozinhas e lavanderias. Assim, para se ter economia de água na lavagem de louças e roupas, o caminho é investir em bons eletrodomésticos.

 

Lavadoras: praticidade e economia

Além de muito práticas, as máquinas lava-louças e lava-roupas são ótimas aliadas do meio ambiente. Isso porque elas conseguem fazer grande economia de água se comparadas à lavagem manual. Veja mais detalhes:

 

Máquinas lava-louças

Máquina lava-louça também é opção inteligente para economias de águaAs lava-louças são projetadas para utilizar água aquecida e detergentes mais fortes. Assim, conseguem otimizar o consumo de água. Segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), uma lava-louça gasta cerca de 15 litros de água por ciclo. Já a lavagem manual, na pia, com a torneira aberta até a metade durante 15 minutos, consome 117 litros. A diferença é muito significativa. Assim, ao optar pelo aparelho você pode obter uma redução de 10% a 17% no consumo total de água da casa.

Máquinas lava-roupas

Lavadora de roupas é aliada da economia de águaEntre as lavadoras de roupa, o consumo pode variar bastante de acordo com a capacidade do eletrodoméstico. No entanto, a economia de água está sempre garantida. Máquinas com capacidade para 10kg de roupas, por exemplo, costumam utilizar de 82 a 135 litros de água por ciclo. Segundo dados da Sabesp, lavar a mesma quantidade de roupas no tanque gasta até 560 litros (!). Além disso, há modelos de lavadoras que permitem a reutilização da água ao fim da lavagem. Assim, você pode lavar o pátio sem nem precisar abrir a torneira! 🙂

 

Acesse o site da taQi e descubra uma infinidade de produtos para garantir economia de água na sua casa! Depois, compre diretamente pelo site, que nós entregamos na sua casa!

 

Foto: iStock/Iryna Imago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *