Em casa: como fazer pequenos reparos por conta própria

Descubra várias dicas muito úteis na hora de fazer reparos, pinturas e limpezas nas paredes da sua casa.

Habitar uma casa recém-construída ou reformada é uma delícia. Tudo é novinho e funciona perfeitamente. Com o tempo, porém, é normal que comecem a aparecer alguns pequenos problemas, como manchas e imperfeições nas paredes. Afinal, manter um imóvel nas melhores condições exige manutenção frequente.

A boa notícia é que a maioria desses reparos domésticos podem ser feitos por você mesmo, sem a necessidade de um profissional. Basta ter um bom conjunto de ferramentas, com os equipamentos certos para cada tipo de atividade. Aliás, fazer consertos em casa pode ficar ainda mais fácil e prático com as dicas que a taQi preparou para você. Confira nossas sugestões e, assim, deixe sua casa perfeita novamente!

 

Como fazer reparos no reboco

É muito comum que, ao longo dos anos, um imóvel habitado acumule marcas e buraquinhos nas paredes. Podem ser decorrentes de quadros ou prateleiras suspensas que foram trocados de lugar ou, ainda, de batidas e pequenos acidentes. Consertar essas imperfeições é muito fácil. Você precisa apenas de uma espátula e massa reparadora para paredes. Aplique a massa na área afetada e nivele com a espátula. Já em buracos com mais de 5mm de profundidade, deixe secar e aplique uma nova camada. Depois de seca, a massa já pode ser lixada e receber pintura para dar o acabamento.

 

Dicas para a hora da pintura

De tempos em tempos é sempre bom renovar a pintura das paredes. Quem sabe até aproveitando a necessidade de reparos para também inovar nas cores?!

Escolha da tinta é crucial para o sucesso dos reparos na pinturaA primeira coisa a ser feita é escolher a tinta apropriada de acordo com a área, interna ou externa. Depois, remova a camada atual de tinta com lixa 100 e limpe o pó com um pano úmido. Proteja os rodapés com fita crepe – e o chão, com folhas de jornal ou lona. Então, com o auxílio de uma bandeja de pintura e um rolo, aplique as demãos de tinta indicadas pela fabricante. Nos cantinhos, utilize um pincel. Para facilitar a limpeza, a dica é cobrir a bandeja com um saco plástico. Assim, basta jogar o saco no lixo ao fim do trabalho. Além disso, se for utilizar os rolos e pincéis por mais de um dia, guarde-os na geladeira, embrulhados em filme plástico. Dessa forma, os utensílios não ficam ressecados, mantendo-se em condições adequadas para a sequência do trabalho.

 

Limpeza de manchas e mofo

Muitas vezes, as paredes apresentam marcas que podem ser retiradas com uma limpeza, não necessitando de reparos ou pintura. Nesses casos, utilize uma mistura de detergente neutro e água morna. Afinal, o sabão consegue eliminar tanto a sujeira comum quanto as marcas de mãos, que contêm gordura. Aplique a mistura com um pano de microfibra ou esponja macia. Aliás, é importante não usar força excessiva, sob pena de danificar a camada de tinta. Quando as manchas forem provocadas por mofo, utilize uma solução de vinagre e água em partes iguais. Então espere agir e enxágue com um pano molhado. Já em manchas de mofo mais impregnadas, a dica é substituir o vinagre por água sanitária.

 

Pendurando objetos nas paredes

Instalar quadros e espelhos pode ser uma ótima forma de deixar a casa mais bonita. Porém, antes de fazer qualquer furo, certifique-se da posição de canos d’água e tubos de fiação elétrica, evitando-os. Se tiver dúvidas, consulte a planta do imóvel.

Passada essa etapa, é hora de definir como fazer o furo. Objetos leves podem ser pendurados em um prego comum, fixado na parede com o auxílio de um martelo. Para tanto, marque a posição do furo e cole um pedaço de fita crepe ali. Isso evitará que o reboco da área rache na hora da batida e que sejam necessários reparos na parede. Para objetos maiores e mais pesados, será preciso utilizar furadeira, bucha, parafuso e chave de fenda. Nesses casos, a dica é fazer uma pequena marca com um prego antes da perfuração. Assim, a broca da furadeira não escapará da posição marcada.

 

Foto: iStock/tommaso79

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *