Cozinha prática: 5 receitas para forno de micro-ondas

Versátil ao extremo, o forno de micro-ondas pode ser utilizado para preparar petiscos, lanches ou refeições inteiras

Compacto, eficiente e com uma enorme variedade de usos, o forno de micro-ondas virou item essencial nas cozinhas modernas. Afinal, com ele dá para aquecer pratos prontos, descongelar alimentos rapidamente e preparar uma infinidade de receitas. Aliás, não somente aquelas mais simples, como também pratos mais sofisticados. Isso mesmo: o uso do micro-ondas pode ir muito além do preparo da pipoca! Juntamente à fritadeira sem óleo, é um dos eletrodomésticos mais versáteis para se ter na cozinha.

 

Cozinhando com forno de micro-ondas

Para exemplificar todas essas possibilidades de uso do “micro”, a taQi traz hoje cinco pratos e lanches preparados no aparelho. São receitas fáceis e rápidas, que certamente vão trazer muito mais sabor e praticidade ao seu dia a dia. Confira!

 

Strogonoff de carne

Ingredientes:
– ½ kg de filé mignon cortado em cubos
– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
– 1 dente de alho picado
– 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
– ½ xícara (chá) de cebola picada
– 1 ½ xícara (chá) de champignon cortado em fatias
– ½ xícara (chá) de água
– 4 colheres (sopa) de ketchup
– 3 colheres (sopa) de mostarda
– 1 ½ xícara (chá) de creme de leite
– ½ xícara (chá) de salsinha picada

– Sal a gosto

Modo de preparo:
Numa tigela, misture a carne picada, a farinha de trigo, o alho e o sal. Reserve. Num refratário, coloque o azeite de oliva e a cebola picada, levando ao forno de micro-ondas por 1 minuto na potência alta. Acrescente a carne, misture bem e retorne ao micro-ondas por 6 minutos na potência alta. Adicione então a água, o ketchup e a mostarda, cozinhando por mais 5 minutos. Por fim, despeje o creme de leite e a salsinha. Misture e aqueça por 2 minutos na potência alta. Sirva com batata palha e arroz.

 

Torta de frango

Ingredientes:
– 2 xícaras de frango desfiado temperado
– 2 ovos

– 1 copo de leite
– 6 colheres (sopa) de azeite
– 1 tomate sem pele e sem semente
– 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
– 1 colher (sopa) de queijo ralado
– ½ colher (sopa) de orégano
– 1 colher (chá) de fermento em pó
– ½ xícara de azeitona
– Salsinha picada

 

Modo de preparo:
Num recipiente refratário, coloque o azeite, o tomate, as azeitonas, o frango desfiado e uma colher de farinha. Leve ao forno de micro-ondas por 4 minutos e reserve. Noutro recipiente, bata os ovos e o leite, logo em seguida acrescentando a farinha restante. Adicione também o queijo ralado, a salsinha, o orégano e o fermento. Despeje essa massa sobre o recheio que estava reservado e misture muito bem. Leve ao micro-ondas na potência alta por 10 minutos ou até a torta ficar sequinha e dourada.

 

Pudim de caneca

Ingredientes:
– 1 ovo
– ½ xícara de leite
– ½ xícara de leite condensado
– ½ colher (chá) de essência de baunilha
– 1 colher (sopa) de açúcar
– 1 colher (sopa) de água

Modo de preparo:
Numa caneca, misture o açúcar e a água, levando ao forno de micro-ondas por 1 minuto em potência alta. Depois, vá aquecendo aos poucos, parando para mexer de 30 em 30 segundos, até que a calda caramelize. Distribua essa calda em três canecas e reserve. Numa tigela, bata o ovo, o leite, o leite condensado e a essência de baunilha. Despeje a massa até a metade das canecas já caramelizadas. Leve-as ao micro-ondas em potência máxima por 1 minuto. Se o pudim continuar muito líquido, acrescente mais 30 segundos. Retire as canecas do aparelho e deixe-as repousando, tampada, por 5 minutos. Leve à geladeira e desenforme os pudins quando estiverem frios.

 

Chips de batata-doce

Ingredientes:
– 1 batata-doce média
– Sal e pimenta a gosto
– Um fio de azeite

Modo de preparo:
Corte a batata-doce em fatias bem fininhas. Um multiprocessador de alimentos pode ajudar nessa tarefa. Depois, passe as batatas para um recipiente refratário forrado com papel absorvente. Regue com um fio de azeite e leve ao forno de micro-ondas em potência máxima por 3 minutos. Vire as fatias de batata e aqueça por mais 2 minutos. Depois, tempere os chips com sal e pimenta e sirva em seguida, ainda quentinhos.

 

Pão de queijo de caneca

Ingredientes:
– 1 ovo pequeno
– 4 colheres (sopa) de leite
– 3 colheres (sopa) de óleo
– 1 pitada de sal
– 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
– 4 colheres (sopa) de polvilho azedo
– 1 colher (café) de fermento em pó
– Margarina para untar

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e unte a caneca com margarina. Então, despeje a mistura até a metade da altura da caneca. Leve ao forno de micro-ondas por 3 minutos em potência média e, depois, desenforme o pãozinho de queijo. Sugestão: sirva acompanhado de um café quentinho passado na hora!

 

Forno de micro-ondas é na taQi!Gostou de nossas dicas práticas e rápidas de receitas para serem preparadas no forno de micro-ondas? Então confira todos os modelos disponíveis na taQi, escolha o seu e dê um upgrade na sua cozinha!

 

Foto: iStock/Richard Villalon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *