Qual panela usar? Veja opções para cada ocasião e cardápio

Para além de preço e beleza, a escolha de qual panela comprar para equipar sua cozinha passa por questões de praticidade e até saúde

Cozinhar já foi considerado um segredo que envolvia tradição familiar repassada de geração em geração em caderninhos de receitas. Mas, atualmente, quase tudo nessa área pode ser aprendido a partir de sites e aplicativos dedicados à culinária. Ainda assim, saber qual panela utilizar em cada situação é um diferencial para o dia a dia na cozinha. Afinal, cada formato e material exerce influência sobre o tempo de preparo e impacta até o sabor da refeição. Ao mesmo tempo, determinadas características dos produtos podem favorecer ou prejudicar sua saúde. Logo, ao avaliar os diferentes tipos de panela existentes no mercado, é importante ver além do preço e da estética. Mas não se preocupe: com as dicas da taQi, você conseguirá unir estilo e boas escolhas para o seu lar!

 

Descubra em qual panela investir:

 

Com qual panela? Antiaderente é boa opção para uso geral

Panela de Teflon

As panelas de Teflon costumam ter preço acessível e são ideais para preparos com pouco ou nenhum óleo. Afinal, são antiaderentes e muito populares. Porém, é importante preservar ao máximo sua superfície, evitando que comece a descascar. Nesse sentido, a dica é utilizá-las apenas com utensílios de silicone, pois eles são agridem a superfície das panelas. Por outro lado, se sua panela já descascou ou começa a apresentar arranhões, recomenda-se substituí-la de imediato. Isso porque as partículas desprendidas do material podem contaminar os alimentos que serão consumidos, prejudicando sua saúde. Outra sugestão para preservar a vida útil da panela é usá-la sempre em fogo baixo. Dessa forma, evita-se que esses resíduos se soltem. Aliás, na taQi você encontra opções como o jogo de panelas Brinox Onion, com revestimento interno Pro-Flon de cinco camadas. Ou seja: é mais durabilidade e praticidade ao seu dia a dia.

 

Não há dúvida sobre qual panela é a mais tradicional na cozinha do brasileiro: a de alumínio, claro!

Panela de alumínio

Outro tipo de panela com preço acessível é a de alumínio. Além de fácil manuseio, ela oferece aquecimento rápido. Aliás, o material pode ser utilizado sem grandes riscos de prejuízo à saúde. Isso porque, segundo estudos, a dissolução do mineral (e consequente transferência ao alimento) é inferior a 3% do limite admissível. No entanto, se recomenda evitar o preparo de comidas ácidas, como molhos e vinagrete, em utensílios desse material. Portanto, panelas de alumínio são boas opções para o dia a dia, mas o ideal também é substituí-las periodicamente.

 

Panela de inox também já virou um clássico

Panela de inox

Além de não enferrujar, a panela de inox apresenta boa distribuição de calor. Porém, devido ao risco de liberar pequenas quantidades de níquel, não é indicada para determinados preparos. Assim, evite cozinhar alimentos ricos em enxofre, como brócolis, couve-flor, repolho e cebola, pois podem intensificar a migração do níquel. Da mesma forma, panelas de inox não são indicadas para fazer frituras por imersão. Afinal, por esquentarem muito rápido, podem queimar tanto o óleo quanto o próprio alimento a ser preparado com esse processo.

 

Está se perguntando qual panela usar em cozimentos longos? Cerâmica é a resposta que você procura!

Panela de cerâmica

Antiaderentes e muito fáceis de limpar, as panelas de cerâmica costumam ser atóxicas e conservam bem o calor. Logo, são indicadas especialmente para cozimentos longos. Além disso, há produtos que são 100% cerâmica, com revestimento antiaderente, ou apenas com revestimento cerâmico. De qualquer forma, o mais importante na hora da compra é verificar se a panela tem certificado de atoxidade. Afinal, é isso que comprova que ela não vai liberar substâncias tóxicas. Aliás, jogos de panelas como os da Ceraflame Joy Premiere são 100% resistentes a choques térmicos. Assim, podem ser colocadas direto ao fogo, em fogão e forno, e utilizadas até mesmo em micro-ondas e geladeiras.

 

Panela de ferro

Panela de ferro fundidoAs panelas de ferro são as mais indicadas para o preparo de alimentos destinados a pessoas vegetarianas ou com anemia. Afinal, são conhecidas por liberar o mineral durante o processo de cozimento. Assim, além de favorecerem a saúde (exceto em casos de excesso de ferro no organismo), outra vantagem é sua durabilidade. Apesar disso, seu peso normalmente representa uma desvantagem no manuseio. De qualquer forma, as panelas de ferro são charmosas e exigem poucos cuidados. Entre eles, recomenda-se não lavar com materiais abrasivos e utilizar apenas esponjas macias para não arranhar sua superfície.

 

Qual panela escolher para cada cardápio?

Além do material, o formato de cada panela pode facilitar seu dia a dia na cozinha. Dessa forma, é importante saber qual panela usar em cada receita. Afinal, há muitas opções disponíveis no mercado. Confira!

Feijão, carnes e molhos

Para cozinhar feijão, carnes e molhos, a dica é escolher as panelas de ferro. Principalmente quando for desejável “turbinar” a proporção de ferro na dieta da sua família. Além disso, ela ajuda a conservar por mais tempo a temperatura dos seus alimentos.

Caldos e sopas

Por sua vez, as panelas de cerâmica são as mais recomendadas para o preparo de caldos e sopas. Afinal, elas também conservam bem o calor – e ainda podem ser levadas à mesa.

Arroz e acompanhamentos

As panelas de alumínio são ótimas opções para o preparo de arroz e acompanhamentos. Desde que não se utilize alimentos ácidos, é claro.

Legumes e verduras

Para legumes e verduras, prefira panelas com opção de cozimento a vapor. Com isso, é possível manter todas as capacidades nutritivas dos alimentos, deixando as refeições muito mais saudáveis!

Grelhados e frituras

Além das panelas de ferro, as antiaderentes são boas indicações para o preparo de grelhados e frituras. Especialmente, é claro, por minimizarem ou até dispensarem a necessidade de usar óleo. Porém, é importante que suas panelas estejam bem conservadas e sem arranhões, a fim de garantir a segurança alimentar.

 

Agora que você já sabe qual panela usar em cada ocasião, dê uma olhadinha nas opções da taQi! Além das tradicionais, você encontra até panelas de pressão e elétricas para facilitar ainda mais sua vida na cozinha. Então boas escolhas e bom apetite!

 

Foto: iStock/Marcela Vieira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *