Postura correta no trabalho: como evitar a dor nas costas

Saiba como assegurar uma postura correta durante o trabalho, minimizando o risco de desenvolver as temidas dores lombares

É quase inevitável: em algum momento da vida, você provavelmente vai sofrer com dores nas costas. Afinal, a dorsalgia, como é chamada, atinge cerca de 80% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso se deve, em grande parte, à falta de postura correta – especialmente no trabalho, no qual passamos muito tempo sentados.

Contudo, a boa notícia é que, aliando bons hábitos e equipamentos, reduz-se bastante o risco de aparecimento dessas dores. Por isso, hoje a taQi traz algumas dicas para você evitar a má postura no dia a dia. Além disso, mostramos como escolher a cadeira ideal para seu escritório. Confira!

Alongamentos e postura correta

Como visto, passar longos períodos sentado com má postura é uma das maiores causas do aparecimento de dores nas costas. Logo, são duas as principais formas de evitar que isso aconteça. A primeira é criar o hábito de fazer pausas e alongamentos ao longo do dia. Dessa forma, você movimenta o corpo e distensiona a musculatura. Aliás, na hora dessa pausa, o ideal é não ficar no celular. Afinal, o uso do aparelho costuma forçar a estrutura do pescoço, mesmo que você não esteja trabalhando.       

Todavia, às vezes pausas e alongamentos não são suficientes para evitar o aparecimento de dores. Isso porque, se você mantiver a má postura durante o tempo sentado, o incômodo na lombar tende a se manter. Assim, o ideal é optar por cadeiras que ajudem a manter uma postura correta durante o trabalho. Nessas horas, é preciso entender os custos de aquisição de uma boa cadeira como um investimento em saúde. Afinal, ela é um item tão essencial quanto o próprio computador de trabalho ou uma impressora de boa qualidade. Porém, com o diferencial de promover maior bem-estar para o seu corpo.

Cadeiras ergonômicas para uma postura correta

Na hora de escolher uma cadeira para o local de trabalho, há que se prestar atenção em alguns detalhes. Portanto, verifique primeiramente se o item oferece apoio para toda a coluna, até a altura dos ombros. Da mesma forma, o encosto deve possuir uma leve curvatura na região lombar, acompanhando a forma natural do corpo. Dessa maneira, você pode apoiar as costas na cadeira e ainda manter a postura correta.

Além disso, o assento deve ser profundo, oferecendo apoio até a parte de trás dos joelhos. Aliás, se oferecer regulagem de altura, melhor ainda. Isso porque será possível ajustar a cadeira na posição realmente perfeita para você. Afinal, a altura ideal é aquela em que se consegue apoiar toda a sola dos pés no piso. Ao mesmo tempo, você deve manter os antebraços apoiados confortavelmente sobre a mesa, paralelos ao chão.

Onde encontrar a cadeira ideal?

Na taQi você encontra ampla variedade de cadeiras, das mais simples às mais sofisticadas, incluindo cadeiras gamer. Logo, você poderá manter a postura correta tanto no escritório quanto no home office ou em seus momentos de lazer. Excelente, não é mesmo? Então agora é só acessar o site da taQi ou nosso app exclusivo e escolher sua cadeira! 🙂

Foto: iStock/torwai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *