Roupas de cama: acerte na escolha para os meses frios

Saiba como usar roupas de cama e acessórios para criar um visual convidativo e ter noites de sono quentinhas e aconchegantes no inverno

Dificuldades para dormir (ou mesmo a ausência total de sono) são fatores que impactam diretamente a qualidade de vida. Afinal, descansar à noite é fundamental para a função cerebral, o reparo muscular e o funcionamento adequado do metabolismo. Inclusive, é durante o sono que o sistema imunológico entra em ação para restaurar as defesas do organismo. Assim, é essencial dedicar um tempo ao seu corpo para “baixar a frequência” e relaxar antes de dormir. Nesse sentido, a decoração e a organização do quarto também servem como aliadas para criar uma atmosfera de tranquilidade. Ainda mais em épocas de temperaturas mais frias, que favorecem o aconchego. Então, após higienizar as roupas de cama, que tal arrumar o quarto para aproveitar melhor suas noites de sono?

Mantas de microfibra complementam o conjunto de roupas de cama com um toque de aconchegoAliás, certamente é possível aproveitar a grande maioria das peças e acessórios que você já tem. Com exceção daqueles que precisam ser substituídos ao longo do tempo, como os travesseiros, por exemplo. Ao mesmo tempo, é sempre válido selecionar algumas peças para doar e, assim, também abrir espaço para itens novos. Afinal, renovar é outra boa maneira de investir em conforto e bem-estar. Inclusive, isso vale tanto para roupas de cama mais leves, como os jogos de lençol, quanto mantas, cobertores e edredons. Então veja, a seguir, alguns truques que podem tornar suas noites de sono muito melhores!

 

Como selecionar suas roupas de cama

Além das roupas de cama propriamente ditas, um pillow-top é excelente opção para adicionar confortoSe o seu colchão é daqueles mais firmes, que tal agregar uma camada de conforto com um pillow top? Além de oferecer maciez e resistência adequada para sua coluna, ele ajuda a aumentar a vida útil do colchão. Por sua vez, o lençol é responsável por garantir aquele toque macio ao envolver o corpo na cama. Contudo, há vários tipos de tecido que acrescentam outras características às suas peças. Por exemplo: o algodão é o material mais macio e durável, sobretudo quando responde por 100% da composição do item. Aliás, ele não esquenta no calor, é fácil de lavar e não provoca alergias. Por sua vez, o lençol de malha também é feito com 100% de algodão e não amassa. Porém, a principal diferença está na trama, que apresenta fios mais longos e penteados.

Outro tipo que se destaca pela durabilidade é o lençol de poliéster, que proporciona bom isolamento térmico e seca com facilidade. Enquanto isso, há modelos que combinam as duas coisas. Ou seja: a maciez imbatível do algodão e a durabilidade do poliéster. Aliás, o tecido misto gera maior sensação de calor do que o de algodão puro. Logo, pode cumprir melhor função em estações mais frias. Outra questão interessante de se levar em conta para outono e inverno é a gramatura dos tecidos. Afinal, quanto maior ela for, melhor será a sensação de aconchego.

Edredom: o queridinho do inverno

Ampliando o conforto

Roupas de cama para inverno: edredom é um item que não pode faltarDepois de escolher o pillow top e os lençóis ideais para você, chega a hora de investir no conforto térmico. Ou seja, nas roupas de cama mais pesadas – como edredons, mantas e cobertores. Tanto o edredom quanto o cobertor podem ser colocados sobre o lençol de cobrir. Enquanto isso, o arremate da arrumação fica por conta da manta macia dobrada na parte inferior da cama. Dessa forma, o quarto fica ainda mais charmoso! Além disso, ter vários travesseiros é uma boa dica para deixar a cama com aquele visual convidativo. Outro detalhe que faz a diferença é tomar o cuidado de adquirir peças que combinem bem entre si. Nesse sentido, os jogos de cama lisos agregam versatilidade à decoração. Ao mesmo tempo, os estampados conseguem trazer novos elementos à composição.

Mesmo que a cama seja a estrela do quarto, outros detalhes ajudam a transmitir conforto e aconchego. Portanto, apostar em tapetes é uma opção legal, especialmente pensando naqueles com tecido macio e quentinho. Então, que tal começar a preparar o seu principal espaço de descanso e relaxamento para desfrutar de noites mais agradáveis? E, se precisar renovar suas peças de cama, mesa e banho, conte com a taQi! 🙂

 

Foto: iStock/Boris Jovanovic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *