Serra elétrica: conheça o tipo ideal para cada finalidade

A serra elétrica é uma ferramenta muito útil para cortar e moldar madeira, mármore, ferro e outros materiais. Saiba como escolher a sua

Você costuma realizar pequenos consertos domésticos ou mesmo se aventurar na marcenaria? Então o texto de hoje é para você! Isso porque, com as ferramentas certas, é possível transformar as necessidades de reparos e reformas do lar num verdadeiro hobby. Aliás, é fundamental observar algumas dicas para não errar nos materiais e equipamentos. Então confira, a seguir, um pequeno guia sobre a escolha da melhor serra elétrica para cada finalidade.

 

Tipos de serra elétrica e suas principais diferenças

A serra elétrica acelera o trabalho manual, otimizando a execução de suas tarefas. Além disso, essa ferramenta oferece cortes precisos para facilitar atividades de marcenaria, serralheria e carpintaria, por exemplo. Então conheça, abaixo, cinco modelos para ter em sua casa.

 

Serra elétrica circular

Serra circular

Apesar do nome contraintuitivo, a serra circular é ideal para cortes retos e rápidos em diferentes materiais. Por exemplo, pode ser usada em madeira, mármore, metal, telhas e cerâmicas. Tudo vai depender da lâmina que você usar. Aliás, a palavra “circular” faz referência justamente ao disco de corte da ferramenta. Com ela, é possível fazer cortes na profundidade que você quiser – e ainda inclinar a base em até 45 graus. Logo, é um dos modelos mais versáteis que se pode ter.

 

Serra mármore

Serra mármore

A serra mármore possui discos menores e diamantados. Por isso, são mais resistentes e práticos para cortar pisos, azulejos, pedras, paredes e tijolos. Outra vantagem do modelo é o fato de seu motor ficar à frente da lâmina. Dessa forma, torna-se mais fácil enxergar onde está sendo feito o corte. Além disso, a serra mármore pode ser utilizada sem problemas no corte de madeiras. Para tanto, basta trocar o disco por um adequado a essa finalidade.

 

Tico-tico

Serra tico-tico

Por sua vez, a serra tico-tico é uma ferramenta elétrica que possui pequenas serras e trabalha em movimentos de vaivém. Desse modo, proporciona condições de realizar cortes detalhados e em curva. Além disso, esse tipo de serra faz cortes em até 45 graus em linha reta ou curva, inclinadas ou perpendiculares. Logo, serve para cortar materiais diversos como madeira, plástico, metais, pisos, azulejos cerâmicos entre outros. Aliás, a profundidade de corte varia de acordo com a função e comprimento das lâminas.

 

Serra esquadria

Serra esquadria

Já a serra esquadria é a ferramenta certa para trabalhar com montagem de janelas, portas e afins. Diferentemente de outros modelos, ela permite cortes com maior precisão e opções de ângulo, tanto na horizontal quanto na vertical. Dessa forma, é a serra elétrica ideal para quando você precisa fazer encaixes.

 

Serra elétrica de mesa

Serra de mesa ou bancada

Para quem busca maior estabilidade na hora de fazer cortes, os modelos mais indicados são as serras de mesa ou bancada. Afinal, são versões mais robustas e completas quando comparadas à serra circular de mão. Principalmente por não oscilar com tanta frequência e intensidade em seus cortes retos e transversais. Aliás, algumas máquinas já vêm com guias de corte acopladas para facilitar a realização do trabalho. Mesmo de tamanho maior, em geral elas podem ser facilmente transportadas para qualquer lugar.

 

Agora que você já conhece os principais tipos de serra elétrica, acesse o site da taQi e garanta a sua! 🙂

 

Foto: iStock/photovs

One thought on “Serra elétrica: conheça o tipo ideal para cada finalidade

  1. Valdir Maciel disse:

    Agora sim! muito boa iniciativa de postar sugestões ao invés de apenas comerciais. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *