Dia das Crianças: 5 dicas para um piquenique em família

Cada vez mais em alta, o piquenique é uma ótima opção de lazer ao ar livre. Veja como planejar seu programa para o Dia das Crianças

Durante a pandemia, programações ao ar livre ganharam ainda mais atenção e popularidade. Afinal, além de prazerosas, atividades como jardinagem, caminhadas, trilhas, passeios de bicicleta, acampamentos e piqueniques trazem diversos benefícios. Isso porque ampliam o convívio e as experiências sociais, ajudando também a reduzir o estresse e as preocupações cotidianas. Aliás, com a chegada da primavera, os parques e destinos naturais ficam ainda mais convidativos. Por isso, que tal aproveitar o Dia das Crianças para realizar uma programação familiar com muito lazer e diversão?

 

Planeje seu piquenique para o Dia das Crianças

Sem exigir habilidades específicas, o piquenique é uma opção de entretenimento bem democrática. Inclusive, pode ser realizado praticamente em qualquer lugar (até no pátio de casa!) e com orçamento flexível. Afinal, você pode tanto preparar o cardápio pessoalmente quanto adquirir aquelas delícias de seus restaurantes e confeitarias favoritos!

 

1. Escolha o melhor local para o piquenique

Guarda-solSeja num parque, praia, sítio ou quintal, o lugar perfeito para seu piquenique é aquele que sua família mais aprecia. Aliás, o simples fato de sair da rotina e fazer algo diferente já conta para viver bons momentos no feriado. Sem falar que o Dia das Crianças é mais uma oportunidade de exercitar a imaginação e a criatividade, né? Por isso, escolha um local em que as crianças possam brincar à vontade sem preocupações. Nesse sentido, lembre-se que a segurança de todos é fundamental. Logo, prefira ambientes menos movimentados, se possível numa área bem arborizada – até para prevenir queimaduras solares. Aliás, se sua escolha for uma praia, leve junto um bom guarda-sol!

 

2. Leve brinquedos para garantir horas de diversão

Seu piquenique de Dia das Crianças fica melhor com brinquedos diversosAlém de comida deliciosa, um bom piquenique precisa ter muita diversão! Portanto, invista numa boa seleção de brinquedos, já que nem sempre dá para levar a coleção inteira. Assim, a dica é priorizar aquelas opções que as crianças mais usam – e que combinem com o destino escolhido. Além disso, procure levar brinquedos que envolvam a participação de todos, possibilitando que a família inteira renove as energias. Por exemplo: bola, corda, bicicleta, tricilo, peteca… Vale até improvisar brincadeiras com o que você tiver à disposição.

 

3. Priorize roupas confortáveis no piquenique

Para todo mundo se sentir bem livre e à vontade, separe as roupas mais confortáveis e fáceis de lavar. Aliás, isso vale principalmente para as crianças, que tendem a suar e se sujar. Assim, todos poderão brincar muito sem se preocupar com nada!

 

4. Dê preferência a refeições simples

Simples e saborosos, sanduíches e pedaços de frango assado são sempre ótimas opções de refeição para o piquenique. Afinal, a praticidade e aquele clima descontraído são essenciais na hora do lanche. Por isso, comer com as mãos é uma ideia mais do que bem-vinda! No Dia das Crianças, a ordem é relaxar ser feliz, livre de preocupações. Mas, caso você prefira um cardápio mais sofisticado, tudo bem, também! Muitas vezes, o carinho e a atenção se fazem notar justamente nos detalhes. Além disso, uma cesta de piquenique e uma toalha bem charmosa podem render fotos incríveis. Contudo, não há nada mais autêntico e fundamental do que a simplicidade e os sorrisos espontâneos para destacar seus registros.

 

5. Lembre-se: cada um é responsável pelo seu lixo

Mesmo que a ordem do dia seja descontrair, a educação cidadã não tira férias. Ao contrário: é possível transformar qualquer situação em momentos de aprendizado e bons exemplos. Até mesmo durante um piquenique. Para isso, leve sempre sacolas para recolher o lixo produzido durante sua programação, engajando as crianças na tarefa também. Afinal, para aproveitar a natureza, é preciso cuidar dela primeiro!

 

Por fim, se você procura uma seleção de ideias para presentear no Dia das Crianças… taQi!

 

Foto: iStock/nd3000

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *