Possivelmente, você já ouviu falar em anywhere office. Se ainda não, aqui vai um resumo: trata-se de um termo em inglês para denominar o trabalho “em qualquer lugar”. Ou seja, um formato que permite realizar suas atividades profissionais não apenas em casa (home office) ou no escritório corporativo. Mas também em cafés, pubs, espaços compartilhados, hotéis, pousadas e diversos outros locais. Aliás, esse modelo já está entre as principais tendências relacionadas ao futuro do trabalho em todo o mundo. Isso porque as possibilidades da internet e o aprimoramento das ferramentas estão eliminando fronteiras para impulsionar os negócios.
Diante disso, muitos brasileiros têm investido na expansão da carreira ou na diversificação de sua área de atuação. Sobretudo aqueles que tiveram uma experiência positiva com o trabalho remoto ou híbrido durante a pandemia. Afinal, trabalhar em qualquer lugar pode ser sinônimo de liberdade e flexibilidade. Porém, ao mesmo tempo, requer muita disciplina, foco e organização. Então, a seguir, veja algumas dicas da taQi para viabilizar e estruturar o seu anywhere office.
O futuro do trabalho já chegou
Antes de optar pelo anywhere office, é importante conseguir manter a rotina profissional em qualquer lugar. Afinal, isso deixa sua adaptação muito mais fácil e produtiva. Em seguida, é preciso avaliar se você deseja manter sua função atual, mudar de emprego ou até empreender. Para tanto, é fundamental descobrir em qual perfil você se encaixa mais. Logo, é importante também avaliar benefícios, salários, regulamentação, requisitos e habilidades profissionais do seu trabalho do futuro. Aliás, isso vale tanto para quem pretende atuar no Brasil como para quem ventila uma mudança para outro país. Nesse sentido, outra questão relevante é investir em capacitação e atualização para o mercado. Ou seja: aprender outros idiomas e estar atualizado com as novidades do ambiente digital, por exemplo.
Mesmo dentro do modelo anywhere office, é primordial contar com um espaço de trabalho adequado em sua casa. Afinal, essa será sua base para o trabalho remoto. Além disso, os equipamentos também possuem grande relevância e devem ser planejados de acordo com as necessidades de cada atividade. Por exemplo: você precisará de uma impressora? Ou até mesmo escolher um notebook de maior desempenho? Talvez seja interessante ponderar entre usar um notebook ou um tablet – ou investir em ambos os dispositivos, não é mesmo? Afinal, mobilidade e praticidade serão o foco do trabalho do futuro. Para completar, os fones de ouvido são ótimos companheiros para turbinar sua concentração e produtividade em qualquer lugar.
Por fim, não se esqueça de investir em capas e mochilas para transportar seus dispositivos e acessórios com mais segurança. Sobretudo se a ideia é alternar períodos de trabalho em lugares diferentes.
Saiba adaptar seu currículo
Especialistas de Recursos Humanos destacam a importância de sinalizar em seu currículo a disponibilidade para trabalho remoto. Além disso, se você pretende buscar oportunidades em outros países, dominar o inglês ou outro idioma é crucial.
Ao mesmo tempo, ampliar sua bagagem cultural é indispensável para melhorar o relacionamento profissional. Por exemplo: na Alemanha, empresas aceitam contratar pessoas que não falem alemão, mas que sejam fluentes em inglês. Enquanto isso, a França costuma ser mais restrita e aceita com mais facilidade profissionais estrangeiros que efetivamente dominem o francês.
Mesmo assim, brasileiros que só falem português ainda podem tentar vagas em países como Portugal, Angola e Moçambique. No entanto, especialmente ao buscar vagas em outros destinos, é fundamental adaptar seu currículo de acordo com o idioma local. Sobretudo para que os recrutadores consigam avaliar de maneira precisa suas experiências e habilidades.
Aliás, nesse cenário de anywhere office, ter atuado como freelancer virou uma vantagem competitiva. Isso porque isso reforça sua capacidade de organização e planejamento para o trabalho a distância. Além disso, a presença online é cada vez mais valiosa. Consequentemente, interessados em ter sucesso no trabalho do futuro devem fazer parte do Linkedin, uma rede social com foco profissional.
7 profissões que permitem implementar esse estilo de trabalho
A seguir, inspire-se com algumas áreas que se adaptam ao trabalho remoto e podem ser praticadas em qualquer lugar:
1. Consultor
Ao atuar como consultor, é possível praticar tanto o trabalho remoto quanto o híbrido. Afinal, é possível usar um escritório fixo para receber clientes ou visitá-los em seus locais de trabalho. Ao mesmo tempo, é possível fazer reuniões e atendimentos online de qualquer lugar.
2. Vendedor
O poder de persuasão é o que mais importa na área de vendas, seja de modo presencial, por telefone ou pela internet. Aliás, muitas empresas estão focando atualmente suas vendas em canais online e redes sociais como WhatsApp e Instagram. Dessa forma, os vendedores são “deslocados” do atendimento presencial para o remoto, podendo atuar de qualquer lugar.
3. Assistente administrativo
Muitas das atividades desempenhadas por um assistente administrativo não requerem a presença física do profissional no escritório tradicional. Seja para marcar reuniões, agendar clientes, anotar recados, pesquisar preços ou desempenhar inúmeras outras tarefas. Afinal, com a internet e as incontáveis ferramentas digitais à disposição, é possível fazer isso de qualquer lugar.
4. Profissional de TI (Tecnologia da Informação)
Certamente os profissionais de TI estão entre os que encontram mais facilidade para trabalhar de qualquer lugar. Afinal, dependem basicamente de seus dispositivos e da internet para planejar e executar seus projetos e atividades. Sem contar que, pensando no trabalho do futuro, atividades de programação e análise de sistemas estão entre as mais requisitadas.
5. Designer
Um profissional do design atua na criação de peças e artes visuais para diversos tipos de clientes. Assim, precisa basicamente de um computador ou tablet, conexão de internet e softwares próprios para essas tarefas. Afinal, todo o contato com clientes e colegas pode ser facilmente realizado online. Dessa forma, todo o processo de criação, envio, avaliação, aprovação e possíveis pedidos de alteração de arquivos ocorre digitalmente.
6. Produtor de conteúdo
Uma das profissões que se destacam no ambiente digital é a de produtor de conteúdo. Logo, jornalistas, publicitários, influenciadores digitais e outros profissionais de comunicação podem atuar de maneira remota. Além disso, por meio de ferramentas digitais, conseguem trabalhar de maneira colaborativa em projetos e campanhas. Inclusive, atuar em diferentes ambientes é uma valiosa maneira de garantir inspiração e criatividade – dois itens essenciais nessa área.
7. Trabalhos manuais e artesanais
De modo geral, artesãos e profissionais de diferentes áreas do trabalho manual também conseguem desempenhar suas atividades pelo anywhere office. Principalmente com a ampla oferta de plataformas e canais de vendas pela internet que viabilizam entregas em todos os lugares. Assim, você pode tanto produzir vasos de cimento quanto investir na venda de biscoitos, por exemplo.
Independentemente de área de atuação ou planos pessoais e profissionais, preparar-se para o trabalho do futuro é indispensável. Por isso, saiba que você sempre pode contar com a taQi. Seja para acompanhar dicas de como preparar seus ambientes ou para saber escolher os equipamentos ideais para sua rotina. Afinal, no site e nas lojas físicas você encontra móveis para equipar seu escritório, assim como notebooks, tablets e smartphones. Sem falar em nossa vasta linha de produtos de tecnologia! 😉