Serra de bancada: aplicações e vantagens de cada modelo

Dos modelos que facilitam o dia a dia até os de uso profissional e industrial, conheça as aplicações e vantagens da serra de bancada

Versátil, a serra de bancada está entre as ferramentas mais completas e úteis ao dia a dia. Afinal, ela facilita imensamente as atividades de marcenaria e construção civil. Sobretudo porque se aplica a um número quase ilimitado de tarefas que envolvem o recorte de madeira. Por isso, é um ótimo investimento para quem gosta de fazer ou atua profissionalmente em reformas de todos os tamanhos. Porém, com tantos modelos disponíveis, saber escolher a ferramenta mais adequada para suas necessidades é primordial. Então, antes de comprar, veja as dicas que a taQi preparou!

 

Conheça os principais modelos de serra de bancada

Serra tico-tico: ideal para trabalhos mais artesanaisComo você já deve saber, a principal função da serra circular de bancada é dar o tamanho desejado à madeira. Logo, conhecer os principais modelos do mercado ajudará a definir a ferramenta ideal para suas necessidades. Seja para ripar placas de madeira na largura ideal, cortar chapas de compensado ou realizar trabalhados com chanfros e bisel.

Basicamente, há dois modelos: os portáteis e os fixos (que ficam parafusados ao chão). Apesar de cumprirem funções parecidas, algumas especificidades costumam fazer grande diferença na hora da sua decisão. Tanto em relação à proposta da atividade quanto ao material a ser trabalhado. De qualquer forma, a serra de bancada pode perfeitamente elevar o nível do seu kit de ferramentas elétricas de casa.

Serra circular

 

Parceiras para o dia a dia

Por facilitar a realização de cortes retos, a serra circular é a mais adequada para atividades de carpintaria e marcenaria. Mas também é muito utilizada em atividades da construção civil. Enquanto isso, a serra tico-tico serve a trabalhos mais artesanais, com materiais mais finos e delicados – por exemplo, chapas de compensado. Por sua vez, a serra de esquadria faz cortes em linha reta ou curva, inclinadas ou perpendiculares. Além disso, pode ser utilizada para cortar materiais diversos como madeira, plástico, metais, pisos, azulejos cerâmicos entre outros. Logo, essas serras podem ser ótimas parceiras do seu dia a dia.

Serra de esquadria

 

Ferramentas completas e de uso profissional

Ainda mais completa, a serra de bancada ou de mesa oferece estabilidade e nível profissional às tarefas. Afinal, apresenta recursos como guias e regulagens para realizar cortes em diferentes ângulos. Dessa forma, é capaz de fornecer grande precisão e maior capacidade de trabalho. Nesse sentido, os modelos da marca Dewalt se destacam entre os principais produtos do mercado.

Serra circular

Disponível nas versões de 110 e 220 volts, a Serra de Mesa DeWalt DWE7470 é utilizada nas mais diversas tarefas. Tanto em marcenarias, carpintarias e fábricas de móveis quanto em tapeçarias, instalações, departamentos de manutenção e construção civil. Afinal, essa ferramenta de uso profissional possui potência de 1800 Watts e capacidade de corte de 406 mm. Também conta com lâmina de serra de 10” e mesa de corte espaçosa. Ao mesmo tempo, é ideal para ser transportada para qualquer lugar. Além disso, possui interruptor com chave de segurança contra acionamento acidental e proteção contra sobrecarga. Logo, agrega muito mais segurança e qualidade em sua base de metal.

Já para um trabalho ainda mais eficiente, há também a Serra de Mesa DeWalt DWE7492 Industrial, 10″, 2000 Watts. Sobretudo porque oferece capacidade de corte de 560mm e guia telescópica de 825mm. Além de madeira, ela também permite cortar plásticos. Assim, além de ótima potência e desempenho, garante praticidade e agilidade para suas mais diversas funções, de iniciantes a profissionais. No entanto, atuar com qualquer modelo de serra de bancada exige boa iluminação e muita atenção para evitar distrações.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre diferenças e aplicações, escolha suas ferramentas na taQi! 😉

 

Foto: iStock/Vitalij Sova

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *