Ceia de Natal: um “checklist” para receber seus convidados

Veja as dicas da taQi para preparar uma ceia de Natal completa, com tudo o que você precisa para surpreender seus amigos e familiares

Assim como se costuma fazer no guarda-roupas, os armários da cozinha também merecem uma repaginada de tempos em tempos. Ainda mais neste momento em que tantas pessoas estão celebrando os reencontros. Portanto, antes de receber convidados para a ceia de Natal, uma boa ideia é revisar todos os seus utensílios domésticos. Sobretudo para se certificar das condições de uso (e da quantidade disponível) de cada item. Aliás, para simplificar suas tarefas e garantir que não fique nada em falta, a taQi preparou um “checklist” completinho!

 

Tudo que você precisa para a ceia de Natal… taQi!

Conjunto de sobremesa para a ceia de NatalCertamente, as receitas da ceia de Natal estão entre as principais atrações de qualquer programação. Por isso, sua organização geral deve partir da definição do cardápio. Seja ele mais elaborado e sofisticado ou, no outro extremo, prático e surpreendente. Afinal, com criatividade e um pouquinho de adaptação dos ingredientes, é possível destacar as cores e os sabores à mesa. Aliás, principalmente neste momento de alta nos preços das grandes aves.

Verifique seu forno antes de preparar a ceia de NatalMesmo que a ceia de Natal seja um momento tradicional, não há problema em inovar na sua programação. Assim, peru e chester podem ser facilmente substituídos por frango – que é vendido a preços bem mais em conta. Então, para fazer bonito à mesa, basta recheá-lo com farofa e decorá-lo com fios de ovos ou fatias de abacaxi. Tal qual se faz com as aves tipicamente natalinas. Só não se esqueça de verificar o seu forno antes de arregaçar as mangas, hein?!

Aliás, essa é apenas uma ideia para quem deseja reduzir custos ou simplificar o tempo e o preparo do jantar. Sendo ou não o seu caso, os próximos tópicos serão extremamente úteis para organizar a recepção dos convidados.

 

DrinkDos pratos aos drinks

Depois de definir o cardápio, faça uma lista para se certificar de quantos serão os convidados. A seguir, compare o número de pessoas com sua quantidade de pratos, talheres, copos e taças. Além de serem úteis ao jantar, esses itens também ajudam a dar o tom da decoração para a mesa. Aliás, se você tem animais de estimação, veja esta dica de como evitar que eles derrubem sua árvore de Natal.

Cervejeira é boa opção para gelar bebidas na ceia de NatalAinda em relação ao cardápio, verifique se suas panelas serão suficientes, bem como as mais indicadas para cada preparo. Afinal, uma ceia de Natal completa envolve aperitivos, pratos principais e sobremesa. Outra questão que às vezes gera dúvidas diz respeito às bebidas. Porém, conhecer e considerar certos parâmetros ajuda a tornar essa escolha mais fácil. Por exemplo: no caso do refrigerante, você pode calcular pouco mais de 500 ml por pessoa. Enquanto isso, uma garrafa de vinho ou espumante costuma servir até quatro pessoas. Seja qual for a sua escolha, lembre-se: adegas climatizadas e cervejeiras são perfeitas para garantir a temperatura ideal das bebidas! Por fim, sucos e águas saborizadas ajudam a complementar o menu de drinks.

Caso deseje, também é bacana preparar bolachinhas de Natal para presentear seus convidados. Dessa forma, eles podem levar para casa um mimo para saborear no dia seguinte em algum passeio ou trajeto posterior.

 

Agora que você já sabe o que precisa conferir antes de preparar sua ceia de Natal, passe na taQi! Além de renovar seus utensílios domésticos, você pode garantir as melhores opções de presentes para quem você ama!

 

Foto: iStock/klebercordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *