Ar-condicionado split versus climatizador: qual escolher?

Conhecendo bem as diferenças entre ar-condicionado split e climatizador, é possível identificar a melhor relação custo-benefício para cada caso.

Com o início da temporada de verão, intensifica-se a busca por aparelhos que ajudem a diminuir o calor. Entre os mais procurados estão o ar-condicionado split e o climatizador de ar. Inclusive, é fundamental conhecer as características de ambos para acertar na hora da compra.

No intuito de facilitar suas escolhas, a taQi mostra hoje algumas das diferenças entre os dois aparelhos. Além disso, trazemos à tona outros aspectos importantes que você deve levar em consideração antes de “bater o martelo”.

 

Diferenças entre ar-condicionado split e climatizador

A principal diferença entre ar-condicionado split e climatizador está no modo de funcionamento de cada um. Isso porque o primeiro emprega gás refrigerante para diminuir a temperatura, enquanto o outro utiliza água. Inclusive, esta pode ser uma boa opção para os alérgicos, uma vez que a água ajuda a umidificar o ambiente.

Porém, em termos de eficiência, o ar-condicionado split possui desempenho superior. Afinal, graças ao seu processo de funcionamento, ele diminui ou aumenta a temperatura de forma mais intensa. Bom exemplo é o ar-condicionado split Gree Eco Garden Quente e Frio 12.000 BTUs. Capaz tanto de aquecer quanto resfriar um ambiente, é indicado para quem não quer enfrentar nenhum extremo em casa.

Em termos de eficiência, o ar-condicionado split possui desempenho superior ao do climatizado de ar

Já o climatizador, por usar somente água, refresca o cômodo, mas pode não ser suficiente contra temperaturas muito elevadas. Ainda assim, dependendo do calor do dia (ou da noite), pode-se adicionar gelo ao reservatório de água. Assim, dá para alcançar uma sensação de maior frescor no ambiente – mas ainda distante da capacidade de um split, claro.

 

De olho no custo-benefício

Quando se fala em preço, geralmente os valores mudam conforme a potência de cada aparelho. Entretanto, por sua eficiência (e por suportar espaços maiores), o investimento num ar-condicionado split é maior do que num climatizador. Isso tanto no valor da compra em si quanto no que se refere a consumo de eletricidade.

Contudo, modelos como o ar-condicionado split LG Dual Inverter Voice (foto acima) ajudam a economizar luz. Isso porque equipamentos assim contam com a tecnologia Inverter, capaz de regular o fluxo de energia do sistema. Dessa forma, o compressor trabalha em diferentes velocidades, reduzindo o consumo quando a sala precisa de menos refrigeração ou aquecimento.

Outra opção para economizar energia é buscar por aparelhos que possuam o Selo Procel. Por exemplo, o ar-condicionado split Springer Midea Airvolution Frio 9.000 BTUs (foto abaixo) tem classificação “A”. Assim, oferece a mesma capacidade de trabalho, mas gastando o mínimo de energia possível.

Ar-condicionado split Springer Midea Airvolution tem selo Procel com classificação “A”

 

Versatilidade e economia

Para aliar versatilidade e economia, o ar-condicionado split Samsung Digital Inverter Quente e Frio é outra excelente opção. Modelos como este, além de econômicos, também são perfeitos tanto para quem busca escapar do calor quanto do frio.

Ar-condicionado split Samsung Digital Inverter Quente e Frio: opção para refrescar e aquecer

Antes da compra, considere ainda qual o espaço físico disponível (e se é permitida a instalação no local). Alguns prédios, por exemplo, não permitem perfurações nas suas estruturas.

A escolha entre um aparelho e outro dependerá, ainda, da área que precisa ser atendida. Lembre-se que o ar-condicionado split tem maior alcance, que varia conforme seu número de BTUs. O climatizador, por sua vez, é adequado somente para cômodos pequenos. Portanto, solicitar uma visita técnica antes da compra ou instalação pode ser ótimo para evitar erros e contratempos.

 

Agora que você já conhece as principais diferenças entre os dois aparelhos, é hora de fugir do calor! Então visite uma das lojas taQi ou acesse nosso site para adquirir o equipamento ideal para você. 🙂

 

Foto: iStock/fizkes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *