Mesmo que ainda seja uma área predominantemente masculina, a presença das mulheres na construção civil cresce anualmente no Brasil. Afinal, o público feminino está cada vez mais decidido a enfrentar e superar questões como desigualdade, preconceito, violência e assédio. Aliás, é justamente nessas frentes que atua a ONG Mulher em Construção, que capacita e empodera mulheres nesse ramo profissional. Isso tanto para promover sua independência econômica quanto para resgatar seus direitos e valores perante a sociedade.
Nesse sentido, o mês de março de 2022 representa outro importante marco na história de lutas e conquistas femininas. Especialmente para a taQi, que recentemente recebeu o “Selo Rosa” da ONG Mulher em Construção. Outra novidade a ser comemorada é a ampliação da parceria, com realização de um novo projeto, intitulado “Divas na Construção”.
Mulher em Construção e taQi: parceria que empodera
Há aproximadamente cinco anos, as lojas taQi recebem e apoiam a realização de oficinas sobre construção civil ministradas pela ONG. Agora, por meio do projeto Divas na Construção, a ideia é capacitar, qualificar e partir para a ação em equipe. Afinal, uma aluna da turma poderá ter sua casa reformada com a ajuda das colegas! Com isso, as mulheres aprendem e, ao mesmo tempo, aplicam o conhecimento com a orientação da ONG e suas parceiras.
Selo Rosa
Conforme a ONG Mulher em Construção, o Selo Rosa é concedido a empresas mantenedoras que apoiam a missão da organização. No entanto, a certificação vai além da contribuição financeira anual. Isso porque é preciso se comprometer com a evolução na política de gênero da empresa, mediante assinatura de uma carta-compromisso. Com isso, a taQi agora faz parte de um círculo de empresas alinhadas ao princípio da retificação da desigualdade social e da discriminação de gênero no trabalho.
Divas na Construção
Ainda neste mês de março, o projeto Divas em Construção terá seu programa-piloto iniciado na cidade de Novo Hamburgo/RS. Por meio dele, uma mulher em situação de vulnerabilidade social, aluna das oficinas da ONG, terá a casa reformada pelas colegas. Então, depois de receber a qualificação necessária, o grupo de 20 mulheres realizará a reforma dividida em etapas.
Antes de partir para a prática, as alunas já atuaram no planejamento da obra. Dessa forma, aprenderam a avaliar necessidades, fazer levantamento de materiais e custos, elaborar orçamentos e diversas outras tarefas. Agora, chega o momento de colocar a mão na massa, fazendo alicerce, paredes, telhado, pintura e instalação elétrica.
Com isso, o projeto não apenas reforça a qualificação e a aprendizagem para facilitar o ingresso no mercado de trabalho. Mas, principalmente, fortalece os laços de união e apoio entre as mulheres participantes.
Live no Dia da Mulher
Diante de todas essas novidades, a taQi e a ONG Mulher em Construção querem celebrar muito com todas as mulheres. Por isso, em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, teremos uma live especial às 19h30min no Instagram das taQi. Não perca!
A mulher não pode… A mulher DEVE fazer o que quiser.
Baita iniciativa !!!