Eletros industriais: dicas para profissionalizar sua cozinha

Aprenda a montar uma cozinha profissional com este guia da taQi e turbine seu empreendimento com os melhores eletros industriais

O ramo alimentício vem chamando a atenção de quem pretende investir no seu próprio negócio. Não apenas por ser uma eterna atividade essencial, independentemente de crise, como também pela expansão dos aplicativos de delivery. Contudo, antes de investir nos eletros industriais, é necessário organizar um planejamento eficiente para o seu projeto de cozinha. Além disso, é crucial preparar toda a documentação de autorização e segurança.

A fim de esclarecer essas etapas, a taQi preparou um guia para ajudar você a montar sua primeira cozinha industrial. Confira!

 

Planejamento

Uma cozinha industrial, mesmo que pequena, precisa de um bom planejamento. Portanto, recomenda-se contar com o auxílio de um arquiteto. Principalmente para tratar características como dimensão, iluminação e ventilação. Além disso, definir um cardápio padrão também já entra nesta etapa. Afinal, dependendo do tipo de alimento que será preparado, as configurações do espaço se modificam. Então, com o adequado planejamento, você garante o melhor lugar para cada equipamento, facilita a circulação e otimiza sua cozinha.

Cheiro de comida? Coifa Nardelli tem design atraenteQuanto à iluminação, indica-se o uso de lâmpadas que não alteram a temperatura ambiente, protegendo tanto alimentos quanto sua equipe. Ao mesmo tempo, a ventilação é outra grande aliada. Portanto, vale investir em condicionadores de ar e coifas de exaustão resistentes para circulação de ar e absorção de gordura.

Além disso, um profissional poderá ajudar nas escolhas dos revestimentos. Aliás, a prioridade nesse aspecto recai sobre materiais como azulejos, inox e antiderrapantes. Itens de madeira nem podem ser utilizados em cozinhas profissionais, visto que facilitam a proliferação de bactérias.

 

Escolhendo os equipamentos e eletros industriais

 

Freezer horizontalRefrigeração

Para a adequada conservação dos alimentos, você precisará de uma geladeira, freezer e/ou balcão refrigerado. Além disso, em estabelecimentos de grande porte deve haver uma câmara fria.

 

Cocção

Forno assador a gás é um dos melhores eletros industriais para cozinhas pequenasOs eletros industriais para o coração da cozinha dependerão muito do cardápio. Mas, para menus que demandam eficiência ao assar, gratinar e aquecer, as opções são vastas. Por exemplo, é possível utilizar o forno assador a gás Progás Style G2 PRP-400. Ou, ainda, o forno refratário elétrico Progás Little Chef PRPE-200.

Fritadeira industrial: indispensável na hora de preparar pastéis e outros salgadosPara preparar lanches salgados, a fritadeira industrial Progás PR70 EL é um equipamento extremamente útil. Aliás, assim como a sanduicheira Progás com chapa e prensa PR-700. Já se a aposta for nos doces, o misturador Progás MogiMix a gás PRMOG-07 é perfeito.

 

Preparo e armazenamento

Para lavar, cortar e preparar alimentos, é fundamental investir em estações de trabalho, mesas e bancadas com cuba de inox. Considere, ainda, estantes e armários para alimentos perecíveis e não perecíveis, bem como alimentos secos, utensílios e outros itens menores.

 

Limpeza e segurança

Mantenha as estações para limpar utensílios e louças separadas das estações para higiene e sanitização de toalhas, aventais e panos. Além disso, as lixeiras devem ter pedais, e o gás precisa ser abrigado externamente. Sem esquecer, é claro, dos alarmes de incêndio, extintores e sprinklers.

 

Documentação

Por fim, em se tratando de segurança e higienização, algumas documentações específicas são exigidas pelos órgãos reguladores e fiscalizadores. As principais licenças do ramo alimentício são da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Corpo de Bombeiros. Aliás, mesmo que você já tenha procurado a Vigilância Sanitária da sua região, é preciso contatar a Anvisa. Sempre lembrando que é indispensável consultar a prefeitura para tomar pé das normas vigentes na sua cidade. Assim, você evita problemas com a fiscalização e possíveis multas ou mesmo cassação de licença.

E aí?! Preparado(a) para montar uma cozinha profissional para o seu empreendimento? Então já sabe: na taQi você encontra os melhores equipamentos e eletros industriais para o seu negócio! 🙂

 

Foto: JackF/stock.adobe.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *