O piso vinílico tem conquistado cada vez mais popularidade, constituindo uma opção versátil e prática para revestir ambientes internos de casas, escritórios ou espaços comerciais. Isso porque, composto por materiais sintéticos, ele oferece benefícios que o tornam uma escolha atraente para muitos consumidores. Além disso, seu processo de instalação costuma ser bastante simples. Logo, pode ser perfeitamente aplicado em projetos de faça você mesmo.
Pensando nisso, a taQi preparou um guia prático com 8 passos para ajudar você a renovar seus espaços.
Vantagens do piso vinílico
O piso vinílico é uma solução que combina estilo e praticidade. Aliás, uma das suas vantagens é a resistência, sendo ideal para áreas internas com médio e alto tráfego de pessoas. Além disso, é possível optar entre cores, texturas e padrões. Consequentemente, dá para criar ambientes personalizados sem abrir mão da funcionalidade nem facilidade de instalação.
Características e diferenciais
- Durabilidade e resistência
- Fácil manutenção e limpeza
- Baixo nível de ruído
- Instalação rápida e prática
- Conforto térmico e acústico
- Versatilidade de aplicação
Como escolher o piso vinílico certo para cada ambiente?
O piso vinílico pode ser utilizado em áreas internas residenciais e corporativas. No entanto, existem cuidados que devem ser tomados para garantir um resultado excelente. O piso vinílico residencial, por exemplo, deve abranger funcionalidade e beleza, combinando com o estilo da decoração. A boa notícia é que existem diferentes cores e texturas para esse material. Com aparência similar à madeira, o piso vinílico amadeirado Bello Piso é uma excelente escolha para um visual aconchegante.
Já o piso vinílico Tarkett Injoy Liso é uma alternativa para ambientes que precisam de conforto térmico e acústico. Afinal, esse material não emite sons de “toc-toc” ao caminhar, o que o faz ideal para dormitórios. Aliás, vale ressaltar que os modelos de piso vinílico Tarkett são referência em durabilidade e alta qualidade. Também indicado para ambientes íntimos, o piso vinílico Tarkett Decorflex Residence na cor Swan Dark Beige tem um acabamento requintado para uma base neutra na composição. O mesmo piso pode ser encontrado na cor French Oak Grey Beige.
Como instalar piso vinílico?
Agora que você já conhece as vantagens, deve estar se perguntando como instalar piso vinílico residencial ou em ambientes corporativos, certo? Então, veja as dicas a seguir:
1. Compre a quantidade ideal
O primeiro passo é comprar a quantidade ideal de material. Para isso, meça o local e procure adquirir uma quantidade um pouco maior do que o necessário, devido aos cortes e ajustes que devem ser feitos.
2. Defina o piso certo
A escolha da linha adequada de piso é muito importante. Dessa forma, opte por um modelo que atenda às necessidades de uso do ambiente. Para locais com incidência solar, a dica é optar por um material com camada de proteção contra os raios UV, a fim de evitar seu desbotamento.
3. Prepare a superfície
Certifique-se de que a superfície do piso esteja limpa e livre de irregularidades antes da aplicação. Remova qualquer revestimento de piso anterior e verifique se o local está seco.
4. Medição e corte do piso
Tire medidas precisas do ambiente onde o piso será instalado. Lembre-se de deixar uma margem de expansão ao redor das paredes. Use as medidas para cortar as placas ou réguas do material de acordo com o layout desejado.
5. Preparação do material
Caso utilize um piso vinílico click, como o Tarkett Essence Tech, verifique se as peças estão devidamente encaixadas entre si. Se o piso for autoadesivo, remova a película protetora.
6. Hora da instalação
Comece a instalação a partir de um canto do ambiente, trabalhando de forma progressiva. Se estiver usando um piso vinílico click, encaixe as peças para garantir que fiquem niveladas e sem espaço entre elas. Caso seja um piso autoadesivo, pressione as placas contra a superfície, garantindo uma aderência adequada.
7. Corte e ajustes
Durante a aplicação, pode ser necessário fazer ajustes nas peças para encaixá-las em cantos ou ao redor de móveis fixos e pilares. Para cortar o piso vinílico com precisão, utilize uma régua e um estilete afiado.
8. De olho no acabamento
Após a instalação de todas as peças, coloque os rodapés ao redor das paredes. Isso vai garantir um acabamento estético e cobrir as margens de expansão.
Lembre-se de seguir as instruções do fabricante, pois cada produto pode ter suas particularidades e variações no método de instalação. Caso não tenha segurança ou experiência na instalação de pisos, contrate um profissional para garantir o melhor resultado.
Agora é só visitar o site ou a loja da taQi mais perto de você e escolher seu novo piso vinílico!