Olhar para as paredes e ver uma pintura impecável não tem preço. Porém, é comum que, com o tempo, a tinta vá perdendo seu brilho ou mesmo a coloração. Por isso, separamos quatro dicas infalíveis para fazer a pintura da sua casa, empresa ou escritório durar mais. Confira!
1. Prepare o local antes de pintar
O primeiro passo para fazer a tinta durar mais na superfície é preparar o local antes de começar a pintura. Afinal, sair pintando uma parede com buracos e relevos certamente não irá funcionar bem! Por isso, o recomendado é assegurar que as superfícies estejam limpas e bem lixadas antes de aplicar a cor escolhida.
2. Escolha uma tinta de qualidade
Outros fatores que tornam a tinta mais resistente são sua qualidade e certas especificidades. No entanto, não estamos falando de marca, mas da escolha dos componentes que a tinta deve ter. Por exemplo: o ideal é que ela seja lavável, além de resistente a água e outras condições climáticas. Assim, especialmente para superfícies externas, é importante investir em produtos com proteção solar. Além disso, para materiais como madeira, o verniz (foto ao lado) também é um ótimo aliado contra chuva, maresia e água.
De modo geral, se você procura durabilidade, as tintas acrílicas costumam passar no teste. Além de ter manutenção simples, algumas possuem tecnologia fungicida (foto à esquerda) para evitar o mofo. Outras podem apresentar acabamento semibrilhoso, por exemplo, que é ideal para quem busca um toque sutil de vivacidade.
Para além das paredes, o cuidado pode e deve ser estendido a portas, janelas e portões. Assim, o tipo de tinta conhecido como esmalte sintético (foto à direita) é perfeito para estender a durabilidade da pintura e a melhor aparência das aberturas.
3. Faça a limpeza e a manutenção constantemente
Para evitar manchas nas paredes, a regra é clara: sujou, limpou! Afinal, essa é uma das medidas mais eficientes para fazer a tinta – seja externa ou interna – durar mais. Para isso, principalmente em tintas acrílicas ou com verniz, procure passar um pano úmido na superfície imediatamente após qualquer sujeira, completando a limpeza com um pano seco. Já se a tinta tiver manchas de gordura, use uma esponja com detergente neutro, limpando bem o local, e finalize com pano seco.
Importante: no caso das tintas à base d’água, é importante esperar o tempo de cura (mínimo 30 dias) para fazer a limpeza da superfície. Afinal, enquanto o endurecimento da película da tinta não estiver 100% curado, qualquer tipo de limpeza poderá estragar a pintura.
4. Evite usar produtos químicos na tinta
Por último, não empregue produtos químicos na limpeza da tinta das paredes. Isso porque, além de danificar a pintura, a interação das substâncias pode representar riscos à sua saúde. Assim, prefira sempre um pano úmido – com detergente neutro quando aplicável – e, caso a sujeira ou mancha persista, consulte um especialista.
Agora que você já sabe como fazer a pintura durar mais, é só passar na taQi e garantir suas tintas novas. Se preferir, você também pode fazer suas compras pelo WhatsApp!