Tanto o calor extremo quanto as baixas temperaturas podem causar incômodos e até mesmo problemas de saúde. Entre os mais comuns estão pressão baixa, tontura, dor de cabeça e questões respiratórias, por exemplo. Por isso, garantir conforto climático para sua família ou para seus colaboradores se torna cada vez mais necessário. Contudo, qual sistema de climatização você deve escolher?
No mercado, é possível encontrar diversos tipos de equipamentos dedicados a melhorar a sensação térmica dos ambientes. Como aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e climatizadores. Para saber qual é o ideal para o seu tipo de uso, siga a leitura com a taQi!
Climatização: como escolher o modelo adequado
Ao definir qual é a climatização ideal para sua casa ou empresa, muito fatores devem ser levados em consideração. Por exemplo, você deve pensar se o imóvel fica em uma região úmida, o quanto deseja investir e até mesmo a viabilidade da instalação. Então, a seguir, veja alguns dos principais fatores que vão contribuir com a sua decisão:
- Preço: o quanto você deseja investir é muito importante para a definição de qual produto de climatização deseja comprar. Por exemplo, os ventiladores, em geral, custam bem menos do que os aparelhos de ar-condicionado. Enquanto isso, o climatizador tem um preço intermediário.
- Instalação: em geral, ventiladores (exceto de parede e teto, por exemplo) e climatizadores não necessitam de mão de obra especializada, como o ar-condicionado exige.
- Umidificação: em lugares muito secos, o ideal é optar por um produto de climatização que também umidifique o ar. Sendo assim, o climatizador é mais indicado.
- Resfriamento: já quando falamos de resfriamento, a melhor escolha é o ar-condicionado. Esse aparelho é o que realmente gela o ar, diferente dos outros dois, que circulam o ar ambiente.
- Ventilação: se você precisa que o ambiente ventile, a melhor escolha é o ventilador. Pois sua capacidade de ventilação é alta. Já o climatizador tem capacidade média e o ar-condicionado oferece baixa ventilação.
Ventilador: um velho conhecido da família brasileira
Por seu preço reduzido e sua versatilidade, o ventilador é, entre todos os produtos de climatização, o mais popular. Para funcionar, o ventilador tem uma lógica muito simples. O aparelho utiliza o ar em movimento para manter o ambiente fresco. Desse modo, o ventilador cria eletronicamente uma brisa.
Nesse caso, o que gera, então, é uma sensação térmica mais baixa e não um ar mais frio. Na prática, o ventilador promove a transferência de calor. Por isso, em dias quentes e úmidos, você percebe que a sensação térmica cai e o ambiente fica um pouco mais seco.
Modelos de ventilador
Para definir qual é o melhor ventilador para o seu espaço, é preciso avaliar qual o modelo mais adequado. Então, conheça as quatro opções mais encontradas no mercado.
- Ventilador de mesa: o modelo mais popular. Prático, pode ser levado para qualquer lugar e seu valor é o mais atrativo entre todos os produtos de climatização.
- Ventilador de coluna: apesar de parecido com o ventilador de mesa, o modelo de coluna possui ainda mais vantagens. Afinal, ele já vem com uma base alta e estável, dispensando qualquer tipo de apoio ou elevação. Logo é uma excelente opção para ventilar locais amplos. Também costuma ser mais potente e seguro para ambientes com crianças e pets.
- Ventilador de teto: ideal para salas e quartos, por exemplo, o ventilador de teto consegue espalhar o vento pelo ambiente de maneira uniforme. Ele costuma ser mais silencioso e não ocupa espaço nos cômodos. Leia outras vantagens sobre o ventilador de teto nesse artigo do nosso blog.
- Ventilador de parede: ideal para comércios ou locais com tetos mais baixos, os ventiladores de parede se tornam ótimas alternativas.
Climatizador: amenizando a temperatura do ambiente
Por sua vez, o climatizador se torna uma opção intermediária entre o ar-condicionado e o ventilador. Seu funcionamento se dá com o efeito de resfriamento evaporativo. Logo, esse produto é excelente em locais em que não é possível passar a infraestrutura para fazer a instalação do ar-condicionado, por exemplo.
Como funções principais do climatizador de ar estão ajudar a refrescar, umidificar os ambientes e purificar o ar com um investimento mais baixo que o ar-condicionado exige. O equipamento trabalha amenizando a temperatura do local em que está em funcionamento. Apesar de sua ventilação não ser tão potente quanto a do ventilador, ela é mais efetiva.
O grande diferencial está em estabelecer um processo de vaporização da água que ocorre em seu interior. O que cria o mecanismo de ventilação é a combinação da bomba, reservatório, filtro de papel especial e ventilador. Dessa forma, o aparelho recebe o ar mais quente e seco do exterior e filtra nas células do papel especial que são constantemente molhados pela água fria que circula através das bombas. Quando essa água evapora, o ar umidificado volta ao ambiente insuflado pelo ventilador.
Ar-condicionado: ideal para o conforto climático
Mesmo com valor mais elevado e necessidade de mão de obra qualificada para instalação, o ar-condicionado é, entre os três produtos desse comparativo, o único capaz de oferecer maior controle e precisão do conforto climático. Com ele, você pode escolher exatamente qual a temperatura que deseja no seu ambiente, com controle total de temperatura.
Além disso, ele é o aparelho com mais opções e tecnologias diferentes. Ou seja, o momento de adquirir esse produto pode ser um desafio. Para isso, em primeiro lugar, você deve saber qual é o tamanho do seu ambiente e realizar o cálculo de BTUs necessários. Além disso, nesses cálculos, você deve levar em conta a quantidade de insolação, de pessoas e de aparelhos, como fonte de calor, que o local recebe.
Para entender como fazer uma escolha mais inteligente na hora de adquirir seu ar-condicionado, leia esse artigo completo em nosso blog.
Ventilador ou climatizador: qual é o ideal?
Para responder essa pergunta, é importante levar em consideração que o ventilador e o climatizador são aparelhos com tecnologias completamente diferentes. Por exemplo, quando falamos em umidade e qualidade do ar, você precisa pensar na região em que vive. Se sua casa ou escritório são localizados em regiões muito úmidas, o ventilador se torna a melhor escolha. Contudo, se o ar for seco, opte pelo ventilador.
Para entender melhor quais as diferenças, vantagens e desvantagens de cada um, acesse esse artigo em nosso blog.
Ar-condicionado x climatizador: quais as diferenças?
Já no comparativo de ar-condicionado e climatizador, é preciso pensar na utilidade de cada um. Afinal, um modelo utiliza o gás refrigerante para diminuir a temperatura enquanto o outro utiliza água.
Em um comparativo, o climatizador consegue diminuir a temperatura em cerca de 2 a 5 graus no ambiente, já o ar-condicionado permite que você deixe na temperatura que desejar.
Em nosso blog, temos um artigo com o comparativo desses dois produtos de climatização.
O produto de climatização ideal… taQi!
Depois de avaliar as características de seus ambientes e entender suas principais necessidades, fica mais fácil fazer suas escolhas. Aliás, na taQi, você encontra diversos modelos de ar-condicionado, climatizador e ventilador. Então, acesse nosso site, vá até alguma de nossas lojas ou faça suas compras pelo WhatsApp.