Já pensou que o que você joga fora pode ganhar uma nova vida e ainda transformar sua horta ou jardim? Por exemplo: cascas de frutas e verduras, erva-mate e café podem ser o segredo para plantas mais saudáveis e exuberantes. Afinal, usar fertilizante natural não só nutre sua horta e jardim com riqueza de nutrientes, mas também ajuda o meio ambiente ao reduzir seu lixo. Então, a seguir, veja como deixar sua horta mais vistosa ou seu jardim mais florido de modo econômico e sustentável.
Resíduos orgânicos: 9 opções de fertilizante natural
Além de café, casca de ovo e erva-mate, até cinzas da churrasqueira, por exemplo, podem ser colocadas diretamente no solo. Com isso, dá para tornar seu espaço verde ainda mais bonito, de forma natural e sem custos extras. Aliás, você pode envolver a sua família inteira na montagem e manutenção do jardim. Para isso, veja todos os itens que podem ser mais bem-aproveitados em seu dia a dia com a taQi:
1. Pó de café
Cada vez que você passa café, obtém um pó úmido que representa um fertilizante natural valioso. Afinal, como está moído, ele se degrada rapidamente ao ser misturado ao solo em torno das plantas. Aliás, pode ser usado em canteiros e vasos que estão sendo preparados para o plantio nos próximos dias. Dessa forma, a terra fica muito mais fértil, já que o café é rico em nitrogênio, fósforo e potássio.
2. Erva-mate
Outro excelente fertilizante natural para o jardim é a erva-mate. No Rio Grande do Sul, bem como em outras regiões em que se têm o hábito de tomar chimarrão, não é raro ver o pessoal dispensando a ‘erva lavada’ diretamente nos arbustos do jardim. Com propriedades semelhantes ao pó de café, a erva-mate também funciona como um poderoso condicionador de solo. Contudo, aqui há que termos o cuidado de compostá-la um pouco antes de usar, pois é comum crescerem mofos sobre sua superfície, o que pode ser prejudicial às plantas. Aliás, uma maneira bem simples de fazê-lo é juntar a erva em um vaso grande e acrescentar um pouquinho de terra de jardim a cada vez. Misture tudo a cada adição. Depois de cheio o vaso, é só usar no seu jardim ou horta.
3. Cascas de ovos
Um dos melhores calcários naturais! Afinal, as cascas dos ovos de galinha são riquíssimas em cálcio, fósforo e magnésio. Desse modo, contribuem para a fertilidade do solo em duas frentes. A primeira, por pura e simplesmente fornecer cálcio para as plantas. Já a segunda, por neutralizar o pH do solo, tornando os nutrientes muito mais disponíveis. E quanto mais quebradas estas cascas forem, melhor, pois terão um efeito ainda mais rápido e efetivo no solo.
Porém, se não as utilizar em seguida, vale dar uma lavadinha antes de guardá-las para evitar o mau cheiro. Além disso, caso o seu jardim precise de um auxílio rápido, bata as cascas de ovos no liquidificador e a transforme em farinha. Assim, fica mais fácil de penetrar no solo.
4. Cinzas
Se você usa lareira ou fogão a lenha com frequência, não jogue as cinzas fora! Afinal, elas tornam-se um fertilizante natural valiosíssimo. Com altos teores de potássio, elemento capaz de fortalecer e estimular o enraizamento, a floração e frutificação das plantas, as cinzas podem ser usadas diretamente sobre o solo, ou incorporadas a ele. Ou seja, não precisa compostar! Além disso, as cinzas também fornecem cálcio, magnésio, fósforo e micronutrientes.
Todavia, há que se ter o cuidado de não utilizar cinzas com sal, daquelas provenientes de churrasqueiras. Afinal, o sal não é um elemento bom para o solo e para as plantas, embora algumas espécies possam tolerá-lo. Nesse caso, é melhor descartar do que utilizar. Mas, se você for salgar a carne somente após o preparo, pode usar as cinzas sem problemas.
5. Cascas de crustáceos e moluscos
Você é fã de camarões, lagostas, caranguejos, mexilhões, mariscos? Saiba que as cascas destes frutos do mar também contêm consideráveis proporções de cálcio e fósforo, além de outros minerais interessantes para as plantas. Então, quebre-as o máximo que você conseguir e espalhe nos seus canteiros. Se as cascas estiverem sequinhas, nem será preciso compostar.
6. Saquinhos de chá
Você ainda pode aproveitar os saquinhos de chá usados. Eles também são muito ricos em diferentes nutrientes para as plantas. E vale para qualquer tipo de chá, basta abrir o conteúdo do saquinho e incorporar à terra.
7. Cascas de banana
A banana é uma das frutas mais populares no país, e como se não bastasse, o brasileiro ainda inventa mil maneiras de adicionar a fruta na sua rica culinária. E depois de tanta comida? Temos um monte de cascas. Cascas preciosas! Pique-as ou utilize inteira mesmo. As cascas, ricas em fibras, auxiliam na retenção de umidade do solo, alimentam a microbiota natural, e funcionam como um fertilizante de liberação lenta, com altos níveis de fósforo e potássio, além de outros nutrientes.
8. Cascas de amêndoas
Tanto amendoim quanto castanha-do-pará, amêndoas doces, pistaches e até pinhão, por exemplo. Essas casquinhas são uma excelente cobertura morta para o solo, protegendo da desidratação, favorecendo a aeração e formando uma barreira contra o aparecimento de ervas daninhas. Contudo, só não pode usar casca de nozes, já que elas contêm um componente tóxico para as plantas.
9. Cascas de batata
A batata é um alimento constante no prato dos brasileiros. E suas cascas se tornam um excelente aliado do jardim. A casca de batata é um bom fertilizante natural porque conta com uma concentração significativa de potássio e fósforo, minerais que auxiliam, por exemplo, no amadurecimento dos frutos. Além disso, o amido contido nas cascas estimula o crescimento das plantas e age no controle de pragas.
Então, agora, você viu que não tem mais desculpa para sair jogando tanta riqueza no lixo. Aproveite esses materiais tão abundantes no nosso dia a dia e fertilize o seu jardim protegendo a natureza. E não esqueça: ferramentas para jardinagem é na taQi. Acesse nosso site e confira!