Smart TV: como escolher o modelo ideal para sua casa

Na hora de comprar uma Smart TV, sempre preste atenção à resolução, ao tipo de tela e aos recursos incluídos no sistema operacional

Como são os hábitos na sua casa? Provavelmente, cada pessoa tem um hobby diferente, não é mesmo? Afinal, tem gente que gosta de sair para andar de bicicleta, outros preferem ler um livro ou experimentar novas receitas na cozinha. Agora, uma coisa é certa: em algum momento do dia, todo mundo vai para a frente da TV! Seja para ver filmes, séries e esportes ou, ainda, para jogar videogame. Por isso, o melhor é ter uma Smart TV de alta qualidade, tornando esses momentos de lazer ainda mais especiais.

Mas como escolher o aparelho ideal? Afinal, são tantos modelos e especificações diferentes que muitas vezes restam dúvidas na hora da compra. Pensando nisso, hoje a taQi vai explicar todas as características que você deve considerar na hora de adquirir o seu novo televisor. Vamos lá?

 

Elegendo a Smart TV perfeita para sua família  

Aqui no blog da taQi, já mostramos como escolher o tamanho ideal de TV para cada ambiente. Porém, além das dimensões, há outros três tópicos que merecem atenção: a resolução, o tipo de tela e os recursos. Aliás, os modelos topo de linha costumam gabaritar todos esses pontos. Contudo, o preço fica um pouco mais elevado. Então, para conseguir uma boa Smart TV com valor mais acessível, é bom entender esses detalhes e definir suas prioridades.

Smart TV 4k Philips

 

1.     Resolução

Hoje, praticamente todos os televisores têm, pelo menos, qualidade HD. Ou seja, telas com resolução de 1280×720 pixels. Isso é o suficiente para aparelhos com até 32 polegadas, destinados a ambientes pequenos. Porém, para manter uma boa imagem, as TVs maiores, de 40” a 50”, devem ser ao menos Full HD (1920x1080px). Essa resolução já é ótima para assistir à TV aberta ou a cabo, jogar videogame e ver filmes via streaming. Com essas mesmas dimensões, você também encontra modelos com resolução 4K (3840x2160px), mais avançados, mas não tão mais caros. Já entre os televisores com 55 polegadas ou mais, há opções com resolução de até 8K (7680x4320p). Esses costumam ser os modelos premium, com várias tecnologias embarcadas para tornar a imagem mais nítida e com cores mais intensas.

 

2.     Tipo de tela

Como vimos, quando se trata de resolução de Smart TV, é possível dizer que “quanto mais alta, melhor”. Porém, a qualidade da imagem também vai depender do tipo de tela. Hoje, são três as principais tecnologias disponíveis:

LED

É a tecnologia de tela mais usual atualmente, substituindo o popular LCD (já ultrapassado). Isso porque consegue aliar ótima qualidade de imagem a um preço acessível. A tela de LED tem brilho mais alto que o LCD, resultando em maior contraste e cores mais fiéis.

OLED

Mais avançada, a tela OLED possui diodos de luz que acendem e apagam individualmente. Assim, a Smart TV OLED consegue exibir o “preto real” (e não apenas tons acinzentados). Além disso, tem melhor contraste, brilho e ângulo de visão que as telas de LED. Hoje, é o tipo de tela mais avançada – e mais cara – do mercado.

QLED

A tela QLED também é uma evolução da tela LED, mas com uma tecnologia diferente. Ela não consegue ter uma qualidade de imagem tão perfeita quanto a OLED, porém é mais durável e mais barata. Assim, é uma boa opção para quem quer um televisor de alta resolução e bom custo-benefício.

 

3.     Recursos da Smart TV

Além dos fatores acima, você deve considerar os recursos embarcados no aparelho. Portanto, se informe sobre a quantidade de entradas HDMI e USB, bem como conexões wi-fi e bluetooth. Da mesma forma, procure saber se o sistema operacional do aparelho oferece compatibilidade com os aplicativos que você mais usa. Ou seja, com apps como Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay, HBO Max, Spotify, Deezer…

 

Hora da verdade

Então… Qual a Smart TV ideal? Como vimos, isso vai depender bastante do seu perfil de uso e do seu orçamento, mas há alguns parâmetros.

Smart TV é garantia de entretenimento por horas a fio em casaNuma sala de estar ampla, dificilmente se usa um aparelho com menos de 42 polegadas. Logo, é recomendada resolução mínima de 1920x1080p (Full HD). Resoluções mais altas são sempre bem-vindas, especialmente em TVs maiores. Em relação às telas, as de LED já garantem uma imagem de qualidade. Mas, se você puder investir um pouco mais, considere a tecnologia QLED ou, para máxima excelência, OLED. Por fim, os recursos seguem uma lógica simples: quanto mais possibilidades de conexão e compatibilidade com apps, melhor! 🙂

 

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, aproveite a Black Friday da taQi e escolha sua nova Smart TV!

 

Foto: iStock/haizon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *