Sofá 3 lugares: saiba como escolher um para sua sala

Para acertar na escolha de um sofá 3 lugares, você deve considerar questões como material, tamanho e modelo. Confira as dicas da taQi!

Sem dúvidas, o sofá é um dos móveis mais importantes da casa. Afinal, se trata de um item que favorece o conforto e o descanso, sobretudo em momentos de lazer e entretenimento. Além disso, constitui peça fundamental na decoração de sua sala de estar. Inclusive, um bom sofá 3 lugares costuma virar o principal destaque do ambiente. Por isso, sua escolha precisa ser feita da melhor maneira possível, levando em conta modelo, tamanho e características específicas.

 

Dicas para eleger o seu melhor sofá 3 lugares

A taQi preparou algumas dicas que irão lhe ajudar a não errar na hora da compra! Aliás, esta é uma daquelas aquisições que, quanto mais duráveis, melhor! Então vamos lá:

 

Tamanho

Sofá 3 lugares HervalEm primeiro lugar, considere que o tamanho da sala é o parâmetro fundamental para definir as dimensões do seu sofá. Isso porque a recomendação é sempre reservar no mínimo 70 cm de espaço para circulação ao redor do móvel. Assim, caso o ambiente seja pequeno, é melhor investir numa peça de 2 lugares e apostar em pufes como complemento. Aliás, estes também podem funcionar como mesa de centro ou apoio para os pés!

Já para cômodos um pouco maiores, o sofá 3 lugares costuma ser a estrela principal. Para completar, dependendo da amplitude da sua sala, é possível incluir pufes, poltronas ou até conjuntos de sofás.

 

Sofá 3 lugares Herval Village Camurça Animale Marrom

Finalidade e decoração

Além do tamanho, outro detalhe que fará bastante diferença na hora da escolha do sofá é sua finalidade. Afinal, o modelo mais indicado para a sala de TV é aquele com espuma mais macia, para proporcionar conforto extra. Principalmente para quem costuma passar longos períodos vendo filmes, séries e programas de entretenimento. Além disso, os modelos retráteis e reclináveis garantem dose extra de comodidade e aconchego. Por exemplo, o sofá 3 lugares Herval Village, nas versões Veludo Molhado Marrom Escuro e Camurça Animale Marrom (foto acima).

Sofá 3 lugares Herval Marine Linho Chumbo

Já para a sala de estar, o sofá pode ter uma espuma com densidade mais alta. Além disso, um design moderno, que alie elegância, sofisticação e conforto, costuma ser boa pedida para este ambiente. Nesse sentido, o sofá 3 lugares Herval Marine Linho Chumbo (foto acima) é uma ótima opção. Aliás, outro que casa bem com esse estilo é o sofá 3 lugares Herval Wood Veludo Bege (foto abaixo).

Sofá 3 lugares Herval Wood Veludo Bege

Mais do que acomodar você, sua família e as visitas, um sofá ainda pode cumprir a função de dividir ambientes. Para tanto, a dica de muitos arquitetos e decoradores é dispor um aparador logo atrás do estofado. Ainda mais quando se trata de um modelo contemporâneo, como o do sofá 3 lugares Herval Veron Suede Marrom Claro:

Sofá 3 lugares Herval Veron Suede Marrom Claro

Não se esqueça, ainda, de avaliar o aspecto visual do modelo em relação aos demais itens de decoração do ambiente. Por exemplo: sofá escuro pede um tapete claro e tons igualmente mais suaves para cortinas, mantas e almofadas. Além disso, diferentemente dos estampados, que demandam acessórios neutros, os modelos lisos abrem mais possibilidades e variações. Inclusive, vale lembrar que os acessórios são os grandes responsáveis por renovar a decoração da casa de forma econômica.

Nesse sentido, tons de bege estão sempre em evidência nas linhas de sofás. Além disso, as tendências atuais abrangem tonalidades de cinza e de azul como alternativa. Contudo, em casas com crianças e animais de estimação, cores escuras são mais indicadas, pois disfarçam melhor possíveis sujidades.

 

Tecido

Assim como a espuma, o tecido que reveste o sofá pode fazer toda a diferença para sua escolha. Afinal, é ele que vai dar aquele charme especial à peça, além de orientar o estilo da decoração do ambiente.

Entre os tecidos mais utilizados está o suede, que é macio ao toque e não fica arranhado facilmente. Logo, é ideal para casas com crianças e pets. Por sua vez, tecidos como veludo, camurça e linho conferem aparência sofisticada ao sofá. Aliás, o tecido linho sintético tem ainda outra vantagem: ele pode ser impermeabilizado, ajudando a contornar possíveis acidentes com líquidos.

 

Gostou das nossas dicas? Então, agora que você sabe como escolher um sofá 3 lugares, acesse nosso site ou visite a taQi mais próxima!

 

Foto: iStock/opolija

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *